Resumo: dado não disponível. -- Observações: manuscrito.
Instituto Histórico e Grográfico de São Paulo (IHGSP)Manuscrito
32819 Descrição arquivística resultados para Manuscrito
Resumo: Conteúdo reservado. -- Observações: manuscrito.
Instituto Histórico e Grográfico de São Paulo (IHGSP)Resumo: Dado não disponível.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER do Conselho da Fazenda sobre os requerimentos de Cristóvão Freire, Marcos Ferreira e Sebastião Coelho, solicitando a propriedade do ofício de escrivão do Almoxarifado e da Alfândega do Rio de Janeiro, em remuneração de seus serviços. -- Anexo(s): informações de serviços, requerimento e docs. comprovativos de Sebastião Coelho. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do [Conselho da Fazenda] sobre o requerimento do proprietário dos ofícios de escrivão dos Órfãos e dos Defuntos e Ausentes, e tabelião do Público Judicial e Notas da cidade do Rio de Janeiro, António de Andrade, em que pede, por ser muito velho, confirmação da propriedade dos seus ofícios; e sobre os serviços de João Pinto da Cunha, serventuário dos mesmos ofícios por provimento do vice-rei, conde de Atouguia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho da Fazenda ao rei [D. Filipe II] sobre o requerimento do governador e capitão-mor nomeado para o Rio de Janeiro, Rui Vaz Pinto, solicitando adiantamento do ordenado do seu cargo, visto a sua mercê referir apenas embarcação e mantimento. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Pub. Boletim do Arquivo Histórico Colonial, vol. I, 1950, p. 403, doc. nº 92.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [escrivão da Fazenda Real], Diogo Soares, ao [ex-governador do Estado do Brasil], D. Diogo de Meneses [e Sequeira] para informar sobre a carta de Martim de Sá acerca da ordem para partir para o Brasil, fazer descer o gentio ao litoral de Cabo Frio, fundar aldeias e defender a costa das capitanias do Rio de Janeiro, Santos e São Paulo dos navios estrangeiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Inserida a informação. Ver carta em: AHU_CU_017-01, D. 7.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do contratador António Fernandes de Elvas ao rei [D. Filipe II] solicitando que a cobrança dos direitos dos escravos que se despacham em Angola seja feita no destino, na Índia e no Brasil, e que não assistam ao despacho dos navios mais oficiais que os costumados, na forma do contrato anterior e dos regimentos reais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do contratador António Fernandes de Elvas, por sua procuradora Helena Rodrigues, ao rei [D. Filipe II] solicitando provisão para Luís de Figueiredo servir no Rio de Janeiro o cargo de feitor dos direitos dos contratos de Angola, Cabo Verde e Guiné. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: tem inserido requerimento e despachos sobre o cargo de feitor e olheiro. Pub. Boletim do Arquivo Histórico Colonial, vol. I, 1950, p. 404, doc. nº 93.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do fidalgo Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] solicitando a capitania da Paraíba e Rio Grande, provisão para vencer 100.000 réis além de seu ordenado, e aumento deste em outros 100.000 réis pelo trabalho, risco e despesa, em troca pela mercê de governador e capitão do Rio de Janeiro, com superintendência e obrigação de defender o desembarque de inimigos e a carregação de pau-brasil nas costas das capitanias de Cabo Frio, Rio de Janeiro e São Vicente, sem lhe nomear ordenado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do [fidalgo] Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] solicitando mercê em dinheiro para ajuda da sua embarcação, visto ter esgotado a sua fazenda e estar encarregado da defesa da costa das capitanias de São Vicente, Rio de Janeiro, e Cabo Frio e impedir o desembarque de navios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do [fidalgo] Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] solicitando navio para embarque de soldados e munição, com o objetivo de expulsar inimigos da costa das capitanias do Rio de Janeiro, São Vicente e Cabo Frio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do [fidalgo] Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] solicitando que a fazenda que se tomar aos navios inimigos que vão desembarcar nas capitanias do Rio de Janeiro, São Vicente e Cabo Frio a carregarem pau-brasil, seja logo distribuída aos soldados e a si, a que pertencer à Fazenda Real se remeta ao Reino, e que os oficiais da Fazenda Real daquelas capitanias não tomem os navios à sua ordem. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (capítulo) do rei [D. Filipe II] ao [presidente do Conselho da Fazenda], conde D. Estevão de Faro, ordenando que se faça com toda a brevidade o regimento das minas de São Vicente e Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Pub. Boletim do Arquivo Histórico Colonial, vol. I, 1950, p. 405, doc. nº 94.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (capítulo) do rei [D. Filipe II] ao Conselho da Fazenda ordenando que se consulte sobre a consulta do Desembargo do Paço acerca do requerimento de Aleixo Manuel, morador no Rio de Janeiro, em que solicita confirmação da carta de aforamento dada pelos oficiais da Câmara da mesma cidade para, como juiz do peso, construir à sua custa uma casa de peso e balança, e recolhimento dos açúcares e fazendas dos mercadores e passageiros; tendo em conta a informação do ex-governador do Estado do Brasil Gaspar de Sousa e do que se costuma fazer nas outras capitanias, ouvindo o provedor da Alfândega de Lisboa e os carregadores do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: consulta e cópia de carta de aforamento; m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. Filipe II] sobre o cumprimento das ordens que Martim de Sá lhes apresentou acerca de estar encarregado da superintendência das coisas de guerra na costa do sul, da fortificação de Cabo Frio, da defesa do pau-brasil e dos navios inimigos; e as diligências referentes à jornada do Rio Grande a tratar pazes com o gentio, verificar a existência de minas de cobre e estabelecer aldeias para defesa da costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-mor do Rio de Janeiro], Rui Vaz Pinto, ao rei [D. Filipe II] sobre a jornada ao Cabo Frio em que fez levantar duas naus inimigas que estavam a carregar pau-brasil, onde deixou em serviço homens e canoas, e patachos que enviou à capitania do Espírito Santo para buscar índios para a povoação de Cabo Frio, tendo feito essa despesa à conta da sua fazenda. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: inserida certidão; m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [fidalgo] Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] sobre os acontecimentos ocorridos com uma nau holandesa que apresara uma galizabra portuguesa, de que era capitão Miguel de Sequeira Sanhudo; de 20 holandeses que iam à água a Cabo Frio sendo 16 mortos pelos índios em cilada; que ia à fortaleza da Mina; que de volta ao Rio de Janeiro soube, por um barco vindo da capitania do Espírito Santo, que ao cabo de São Tomé acorreram naus inimigas pelo que partiu de novo com sua gente e índios para impedir o desembarque, onde teve notícia de que o padre João Lobato da Companhia de Jesus foi a uma missão fazer as pazes entre o gentio goitacás, por ordem do governador-geral do Estado do Brasil, D. Luís de Sousa; que em companhia do capitão de Cabo Frio afastaram os inimigos junto à ilha de Santa Ana que iam buscar pau-brasil; informando que não pôde ajudar seu pai na busca das minas, que teve conhecimento das minas de cobre, que fez descer o gentio, fundou aldeias e tratou das pazes, enviando amostras de murão e cobre do Rio Grande que o gentio usa para armas; solicitando regimento e ordens sobre o que fazer com os impedimentos impostos pelo governador e capitão-mor do Rio de Janeiro, Rui Vaz Pinto, no cumprimento do seu cargo de superintendente das coisas de guerra na costa do sul. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. Filipe II] sobre os bons serviços e abonação do governador e capitão-mor do Rio de Janeiro, Rui Vaz Pinto, dada a sua pobreza, mulher e filhos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro], Diogo Lopes de Bulhão, ao rei [D. Filipe II] sobre o procedimento do governador e capitão-mor, Rui Vaz Pinto, a sua intromissão nas matérias da Fazenda, prejudicando a ele e ao exercício de seu cargo, à Fazenda Real, à navegação e às fortalezas da capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: traslado de auto e certidões; m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria