Unidad documental simple BR_SPAPESP_PRESGATE_G017_S000_D000015_TXT_MAN - CARTA do [fidalgo] Martim de... Rio de Janeiro, 07 abr. 1619.

Área de identidad

Código de referencia

BR_SPAPESP_PRESGATE_G017_S000_D000015_TXT_MAN

Título

CARTA do [fidalgo] Martim de... Rio de Janeiro, 07 abr. 1619.

Fecha(s)

  • Rio de Janeiro, 07 abr. 1619 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual: 1 maço(s), manuscrito, digital.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Resumo: CARTA do [fidalgo] Martim de Sá ao rei [D. Filipe II] sobre os acontecimentos ocorridos com uma nau holandesa que apresara uma galizabra portuguesa, de que era capitão Miguel de Sequeira Sanhudo; de 20 holandeses que iam à água a Cabo Frio sendo 16 mortos pelos índios em cilada; que ia à fortaleza da Mina; que de volta ao Rio de Janeiro soube, por um barco vindo da capitania do Espírito Santo, que ao cabo de São Tomé acorreram naus inimigas pelo que partiu de novo com sua gente e índios para impedir o desembarque, onde teve notícia de que o padre João Lobato da Companhia de Jesus foi a uma missão fazer as pazes entre o gentio goitacás, por ordem do governador-geral do Estado do Brasil, D. Luís de Sousa; que em companhia do capitão de Cabo Frio afastaram os inimigos junto à ilha de Santa Ana que iam buscar pau-brasil; informando que não pôde ajudar seu pai na busca das minas, que teve conhecimento das minas de cobre, que fez descer o gentio, fundou aldeias e tratou das pazes, enviando amostras de murão e cobre do Rio Grande que o gentio usa para armas; solicitando regimento e ordens sobre o que fazer com os impedimentos impostos pelo governador e capitão-mor do Rio de Janeiro, Rui Vaz Pinto, no cumprimento do seu cargo de superintendente das coisas de guerra na costa do sul. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU)

    Existencia y localización de copias

    São Paulo (estado). Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP): digital (tif, pdf).

    Unidades de descripción relacionadas

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Código de processamento (APESP)

    ID Geral: 095019

    Número de catálogo eletrônico (AHU)

    AHU_CU_017_00 15

    Código remissivo [1] (AHU)

    [Dado não disponível]

    Código remissivo [2] (AHU)

    AHU-Rio de Janeiro, cx. 1, doc. 12.

    Código definitivo (AHU)

    AHU_CU_017, Cx. 1, D. 15

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Detalhado

    Fechas de creación revisión eliminación

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Área de Ingreso