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Descrição arquivística
BR_SPAPESP_PRESGATE · Fundo · 1428-1900 / s.d.

Reúne documentação produzida pelo Conselho Ultramarino, órgão do Império Português responsável pela administração de seus territórios coloniais ao redor do mundo, incluindo-se o Brasil. O tratamento do conjunto documental, hoje sob guarda do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) em Portual, resulta do Projeto Resgate -- iniciativa que contemplou parceria bilateral entre Portugal e Brasil, contando com a participação de diversas instituições brasileiras, dentre elas o APESP. A parceria bilateral teve por objetivo identificar, catalogar e microfilmar a documentação colonial sobre o Brasil abrigada no AHU. O acervo inclui documentação textual manuscrita, ilustrações e material cartográfico acumulado pela Secretaria do Conselho Ultramarino na relação com as Capitanias localizadas na região da América do Sul que hoje corresponde ao Brasil. O acervo contempla cerca de 183 mil maços de documentos, totalizando cerca de 1,2 milhão de páginas, produzidas entre os séculos XV e XIX. O presente catálogo eletrônico reúne a maior parte deste acervo relativo ao Brasil (no caso, cerca de 151 mil maços de documentos), acompanhada de arquivos eletrônicos (quando disponíveis no APESP), tendo sido a digitalização realizada a partir de cópias em microfilme. Documentos relativos a São Paulo podem também ser acessados no APESP em microfilme. Outros acervos, sob guarda do APESP, e acumulados pela administração de São Paulo à época de sua existência como Capitania e Provínicia, são complementares a este conjunto e encontram-se disponíveis para pesquisa -- para maiores detalhes a esse respeito, consulte as equipes técnicas do APESP.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
Secretaria de Governo
BR_SPAPESP_GSPSEGOV · Fundo · 1998-2010

Dado não disponível.

São Paulo (estado). Secretaria de Governo. Secretaria Especial de Comunicação
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
BR_SPAPESP_TRIBJUSP · Fundo · Dado não disponível

Dado não disponível.

São Paulo (estado). Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
TV Tupi [Fundo]
BR_SPAPESP_TEVETUPI · Fundo · 1950-1980

Dado não disponível.

TV Tupi [emissora]
Última Hora
BR-SPAPESP_UH · Fundo · 1951-1972

Documentação produzida e acumulada entre as décadas de 1950 e 1970, sendo composta por: dossiês (constituídos por fotografias, contatos, recortes de jornais e revistas, reproduções, folhetos, panfletos, biografias etc.) que abrangem o período de 1951 a 1972; ilustrações produzidas e/ou acumuladas entre 1951 e 1973; microfilmes que datam de 1951 a 1969; jornais encadernados de edições do Última Hora dos estados do Rio de Janeiro (1953 a 1970) - já microfilmado pelo APESP e com alguns exemplares disponibilizados em formato digital a partir de 2008 -, de São Paulo (1952 a 1979) e outras localidades. Um pequeno número de documentos textuais, 51 ao todo, completa o fundo. São relatórios gerenciais, relações de coleções de jornais e relações de microfilmes, entre outros, produzidos entre 1963 e 1968 pelos chefes do Arquivo Fotográfico - depois denominado Arquivo Técnico - do jornal.

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