Fundo BR-SPAPESP_UH - Última Hora

Zona de identificação

Código de referência

BR-SPAPESP_UH

Título

Última Hora

Data(s)

  • 1951-1972 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

BIBLIOGRÁFICO: (1) 275 volume(s) [jornal] : papel , impresso , predomina color. , original ; dimensões n/d. (2) 88 rolo(s) [jornal] : filme fotográfico , microfilme (diazo) , p&b , dado n/d / 35 mm ; dimensões n/d. -- ICONOGRÁFICO: (1) 166.000 documento(s) [ampliação , contato] : papel emulsionado , fotografia , p&b e color. , original ; predomina 10 x 15 cm. (2) 500.000 documento(s) [negativo] : filme fotográfico , fotografia , predomina p&b , original ; dimensões n/d. (3) 2.223 documento(s) [ilustração] : papel , técnica n/d , p&b e color. , original ; dimensões n/d. -- TEXTUAL: (1) 51 documento(s) [relatório , relação] : papel , datilografado , p&b , original ; dimensões n/d.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

A documentação pertencente a Última Hora foi acumulada pelo setor de Arquivo Técnico do jornal (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico), cuja atividade-fim era auxiliar a redação, provendo o corpo redatorial de fotos, negativos, informes, datas, entre outros, valendo-se, para isso, de armazenamento e acúmulo da documentação produzida pela própria redação para publicação do jornal. Esse setor executava serviços relacionados à guarda de fotos, de clichês, de negativos, da biblioteca e da coleção de jornais e microfilmes - os negativos foram incorporados ao armazenamento após 1962, até então estavam sob os cuidados do Departamento Fotográfico. Era constituído por um serviço de Arquivo Remissivo de Assuntos, o qual elaborava um índice de fichas remissivas para localização da documentação por assunto ou nome, e por um Serviço de Documentação, que era responsável pelos recortes. Em 1989, a Secretaria de Estado da Cultura comprou o acervo, por meio de verba liberada pelo Decreto nº 29.877, de Deborah Leão Wainer de Oliveira, filha do titular do conjunto. O acervo era composto por documentação pertencente ao diário "Última Hora" (RJ) e ao semanário "Aqui São Paulo" (SP).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação produzida e acumulada entre as décadas de 1950 e 1970, sendo composta por: dossiês (constituídos por fotografias, contatos, recortes de jornais e revistas, reproduções, folhetos, panfletos, biografias etc.) que abrangem o período de 1951 a 1972; ilustrações produzidas e/ou acumuladas entre 1951 e 1973; microfilmes que datam de 1951 a 1969; jornais encadernados de edições do Última Hora dos estados do Rio de Janeiro (1953 a 1970) - já microfilmado pelo APESP e com alguns exemplares disponibilizados em formato digital a partir de 2008 -, de São Paulo (1952 a 1979) e outras localidades. Um pequeno número de documentos textuais, 51 ao todo, completa o fundo. São relatórios gerenciais, relações de coleções de jornais e relações de microfilmes, entre outros, produzidos entre 1963 e 1968 pelos chefes do Arquivo Fotográfico - depois denominado Arquivo Técnico - do jornal.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Da restrição de acesso: De modo geral o acervo não possui restrição de acesso à informação conforme a legislação vigente: a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso à informação (LAI); o Decreto n° 68.155, de 09 de dezembro de 2023, que regulamenta a LAI em âmbito estadual; e a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Da identificação da necessidade de restrição: Durante o tratamento técnico ou mesmo durante a consulta, pode ser identificada a necessidade de restrição de acesso legal envolvendo o respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais e demais casos previstos na legislação vigente. Neste caso a equipe técnica tomará as medidas restritivas necessárias.

Condiçoes de reprodução

Reprodução de documentos sem restrição de acesso: é permitida a reprodução fotográfica em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis e preenchimento de Termo de Responsabilidade, por meio do qual o pesquisador se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação de dados e informações presentes nos documentos consultados/acessados ou reproduzidos. Serviço de digitalização: solicitações de digitalização devem ser feitas ao setor detentor do acervo consultado, são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso o documento já esteja reproduzido em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente reproduzida a partir da matriz digital. Do direito autoral: Em caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização das reproduções é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610, de 16 de fevereiro de 1998). Cabe ao interessado buscar a autorização junto ao detentor dos direitos.

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Do estado de conservação: A maior parte da documentação está em bom estado de conservação, mas a documentação física será disponibilizada somente em caso de inexistência de cópia digital ou microfilme e mediante avaliação do estado de conservação. Algumas ampliações fotográficas estão em estado avançado de deterioração devido à ação de agentes biológicos (fungos). Parte dos negativos em acetato de celulose estão em estado avançado de deterioração (síndrome do vinagre). Dos documentos fora de circulação: Quando os documentos solicitados estiverem sendo submetidos às atividades de tratamento técnico ou for constatado que o seu manuseio possa comprometer a integridade do documento ou a saúde humana, os documentos podem ser retirados de circulação pela equipe técnica. O pesquisador deverá verificar em nosso sítio a divulgação e as atualizações referentes aos documentos ou conjuntos documentais retirados de circulação. Ver item “Fora de circulação”.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Arquivo Público do Estado de São Paulo

    Existência e localização de cópias

    Conjunto parcialmente digitalizado. Informações sobre matrizes e derivadas disponíveis na descrição dos itens.

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Geral: Objetos digitais e dados de descrição legados foram processados no 2o semestre de 2023. Documentação técnica referente ao processamento encontra-se disponível em repositório. Tratamento contemplou esforço de estabilização de dados produzidos aparentemente desde fins dos anos 1990, e consolidados de diferentes formas, mas com divergências. Uma vez estabilizados, os dados encontram-se agora sujeitos à revisão, a partir do acervo físico. Para todos os efeitos, considere-se este como o conjunto mais consistente de dados para o acervo em questão.

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Regras de descrição: ISAD(G). -- Formato de dados: em grande parte conforme a fonte de dados e pontualmente conforme padrão complementar em desenvolvimento no APESP, em especial para "Título", "Dimensão e suporte" e "Existência e localização de cópias". -- Nomenclatura de objetos digitais: conforme padrão em desenvolvimento no APESP.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Parcial

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Este acervo contém documentos e informações, como nos títulos por exemplo, que foram preservados em sua forma original. Consequentemente, alguns termos, expressões e opiniões podem ser considerados ofensivos, inapropriados ou sensíveis nos dias de hoje. Desejamos enfatizar que a presença desses termos e opiniões não reflete, de forma alguma, as visões e valores da instituição que mantém este acervo.

        Área de ingresso