Resumo: LISTAS de requerimentos diversos para serem informados e de ofícios vagos. REQUERIMENTO (fragmento) de Roberto Mascarenhas de Vasconcelos e do capitão José Rodrigues Durão. AVISO e cartas particulares do Cardeal da Mota [1730 – 1739] CARTA (minuta) do rei [D. João V] à [rainha da Espanha, Isabel] CARTAS [1725 – 1799]. LEMBRETE sobre a cópia das cartas escritas pelo governador da Minas Gerais, visconde de Barbacena. LEMBRETES de requerimentos diversos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a minuta da carta do rei D. João V a rainha da Espanha é escrita pelo Cardeal da Mota, D. João da Mota e Silva, um dos secretários particulares do rei.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVIII
11867 Descrição arquivística resultados para Século XVIII
Resumo: RELAÇÃO das contas, que com sua Majestade, tem Felisberto Caldeira Brant, como caixa da 3ª companhia do contrato dos diamantes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: requerimento inserido. [post. 1752 – ant. 1769], datas em que o Felisberto é caixa do contrato dos diamantes.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos homens de negócio, comerciantes de fazendas em grosso e por miúdo, da Vila do Príncipe, relativamente a nova lei promulgada sobre os diamantes, segundo a qual tinham que declarar as entradas e as saídas do que circulasse dentro de cinco léguas ao redor das terras diamantina, o que lhes acarretava os prejuízos que expõem, solicitam providências para esta situação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Possivelmente da 1ª metade do século XVIII pela forma de tratamento dispendida, representação dirigida a “Vossa Mercê” possivelmente ao governador de Minas Gerais.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER sobre a defeituosa cobrança dos quintos em Minas Gerais, principalmente depois da descoberta das novas minas, espalhadas em partes muito diferentes (Jacobina, Rio das Contas, Cuiabá, e Goiases) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Possivelmente da 1ª metade do século XVIII, por conta da letra, da marca d’água e do tipo de papel.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: MEMÓRIA escrita por José Leitão sobre as “direções para a lei premeditada, ordenadas a conseguir-se que nenhuma pessoa possa descaminhar ouro sem ser descoberta”. -- Anexo(s): memória. -- Observações: aparentemente do período de D. José [1750-1777].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: MEMÓRIA declarando que serviu dezessete anos nas minas, explicando o estado da capitania de Minas Gerais, os defeitos com que é governada, e propondo várias reformas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [post. 1755].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de signatário não identificado, ao rei [D. João V] solicitando que não seja considerado um requerimento feito por Francisco Pedro Duarte queixando-se do ouvidor de Ouro Preto, relativamente ao serviço de distribuidor na Ouvidoria Geral e no Juizo Geral, e dando parecer sobre os ofícios de inquiridor e contador. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Possivelmente da 1ª metade do século XVIII, por conta da marca d’água, da letra e tipo de papel.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA ao rei [D. João V] acerca da arrecadação dos diamantes novamente descobertos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a partir de 1730 surgem informaçõs sobre descobertas de diamantes. O documento cita “D. João IV, avô de Vossa Majestade”.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO não assinada, sobre os motivos que o seu autor possui para permanecer na Corte: promover os interesses da Coroa, lembrar providências a respeito do país das minas, informa ainda a descoberta da Gameleira, Três Irmãs e Chapada Alta e o estabelecimento de Companhias. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Possivelmente da 2ª metade do século XVIII.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: LEMBRETE sobre o que está lançado nos fólios 138 e 141, do contrato das passagens do Rio das Mortes e do Rio Grande, e das passagens antigas de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Possivelmente da 1ª metade do século XVIII, ver AHU-Minas Gerais, cx. 19, doc. 6 -AHU_CU_011, Cx. 19, D. 1492 -Nº de inventário no catálogo: 1481.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de André Correia Lima, morador em São Caetano, termo da cidade de Mariana, Comarca de Vila Rica, natural do Arcebispado de Braga, provido ao posto de tenente da Companhia de Ordenança da dita freguesia, pedindo para que, autuados os seus requerimentos e justificada a sua identidade, se concluam os autos a fim de serem axaminados e sentenciados com a assistência do Governo daquela capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [ca. 1765]. Ver assento em AHU-Minas Gerais, cx. 85, doc. 43 -AHU_CU_011, Cx. 85, D. 6949 -Nº de inventário no catálogo: 6855.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Francisco Gonçalves Solheira Belém, alferes da Companhia de Ordenança do distrito de Macaúbas, do termo da Vila do Sabará, ao príncipe regente [D. João] solicitando confirmação no dito posto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [1799-1816] período da regência oficial de D. João, o documento refere o príncipe regente D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Henrique Carlos de Sousa, tenente de Dragões de Minas Gerais, solicitando ao rei [D. José] a mercê de o nomear no posto de capitão de uma das Companhias do Regimento de Dragões do Rio Grande de São Pedro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver requerimento de Angélica Teresa de Morais Sarmento, viúva do tenente, em 1777, Abril -AHU-Minas Gerais, cx. 111, doc. 25 -AHU_CU_011, Cx. 111, D. 8790, Nº de inventário no catálogo: 8592.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROJETO (cópia) respeitante a administração das minas de ouro e meios para que o Estado e a Coroa possam delas tirar maior rendimento. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver o doc. 36 desta caixa.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Antônio Francisco da Costa, alferes, morador na Barra do Caeté, Comarca do Sabará, solicitando ao príncipe regente [D. João] a mercê de o prover em um dos cargos de escrivão da Casa de Fundição de Vila Rica. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [1799-1816] período da regência oficial de D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Faustino da Fonseca Freire e Melo, bacharel formado pela Universidade de Coimbra, solicitando ao Rei a mercê de o prover no cargo de provedor da Fazenda Real de Minas Gerais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [ca. 1747] ver AHU_CU_003, Cx. 10, D. 926.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO dos moradores da Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Monte do Carmo das Minas Gerais do Ouro, solicitando ao rei [D. João V] a mercê de nomear juiz de fora letrado para a referida Vila. -- Anexo(s): relatório. -- Observações: [ant. 1731, Fevereiro, 20], ver AHU-Minas Gerais, cx. 18, doc. 12 -AHU_CU_011, Cx. 18, D. 1438 -Nº de inventário no catálogo: 1483.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO dos padres da Comarca do Sabará que se achavam presos ou culpados por crimes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [post. 1776], ver AHU-Minas Gerais, cx. 109, doc. 48 -AHU_CU_011, Cx. 109, D. 8694 -Nº de inventário no catálogo: 8502.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO (cópia) de Ana Maria de Jesus, orfã de Antônio de Azevedo Dias, moradora na Vila de Pitangui, ao rei [D. João V] solicitando que seja passada provisão dirigida ao provedor da Comarca do Rio das Velhas, para que lhe sejam dados 14.000 cruzados, que ficaram por morte de seu pai. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: possivelmente da 1ª metade do século XVIII, por conta da marca d’água, letra e tamanho do papel.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO em que se pede que o Rei desobrigue os requerentes da capitação por não trabalharem em terras minerais e por venderem os seus frutos a dinheiro e não a ouro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. imcompleto.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria