Resumo: Dado não disponível.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVIII
11867 Descrição arquivística resultados para Século XVIII
Resumo: REGIMENTO (cópia) para a direção e governo da gente que trabalha nas minas que há nos sertões do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: cópia da 2ª metade do séc. XVIII feita pelo [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (cópia) do rei [D. Pedro II], permitindo a José Vaz Pinto a nomeação de guardas substitutos e escrivães para as Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do superintendente das Minas do Sul, José Vaz Pinto, ao rei [D. Pedro II], receando a rejeição pelos mineiros do pagamento dos ordenados ao guarda-mor e mais oficiais daquela Superintendência. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Publicado no Boletim do Arquivo Histórico Colonial, vol. I, 1950, pág. 409, nº 95.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do superintendente das Minas do Sul, José Vaz Pinto, ao rei [D. Pedro II], informando que acudiu ao pagamento dos ordenados dos oficiais daquela Superintendência com a quantia que arrecadou dos quintos, datas e tomadias de duvidosa cor branca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do superintendente das Minas do Sul, José Vaz Pinto, ao rei [D. Pedro II], dando a notícia da descoberta de três minas: duas no rio dos Galachos, por João de Gois Serrano, e uma no rio Paraopeba, pelo padre João de Faria Fialho. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do guarda-mor das Minas Gerais, Domingos da Silva Bueno, ao rei [D. Pedro II], informando os descaminhos que costumam ter os reais quintos, solicitando uma lei que seja inviolavelmente executada pelos ministros, a fim de proibir as escravas o uso de ouro ou seda. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II, sobre o que escreve José Vaz Pinto, superintendente das Minas do Sul, relacionado com o que se deve obrar nas ditas Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROCESSO dos serviços prestados por Nicolau da Silva de Bragança, sargento-mor da Cavalaria de Ordenança da Vila do Ribeirão do Carmo e seu termo [até 1749]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do presbítero secular de Condeixa-a-Nova, João Antônio Fernandes, ao rei [D. Pedro II], solicitando a ocupação da vaga na Igreja de São João de Del Rei, denominada Nossa Senhora do Pilar na América. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a data correta é 1806, o documento é dirigido ao príncipe regente D João, a marca d’agua é do período da regência.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER (minuta) do conselheiro do Conselho Ultramarino, Antônio Rodrigues da Costa sobre a arrematação dos contratos dos Caminhos da Bahia e do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): parecer (minuta). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos ministros das minas do Rio das Velhas ao rei [D. João V], informando da falta de cumprimento das ordens régias por parte dos padres e solicitando a expulsão dos religiosos, entre eles o frei Francisco de Menezes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA (cópia) sobre os papéis que se oferecerão de arbítrios acerca das Minas, para com eles se segurar os interesses da Fazenda Real e se por em melhor forma o governo daquelas terras. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RESOLUÇÃO (cópia) do rei [D. João V] sobre uma consulta do Conselho Ultramarino de 17 de Julho de 1709 referente ao estabelecimento do governo das Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER do Conselho Ultramarino sobre o vencimento de Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER do Conselho Ultramarino sobre a carta de 3 de Junho do governador das Minas, D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastre, relativa aos levantamentos rebeldes daquela capitania. -- Anexo(s): avisos, parecer. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre o papel enviado por frei Francisco de Menezes, como procurador dos moradores das Minas Gerais, do nascente e poente rio das Velhas, onde expõe a causa que tiveram para pegarem em armas contra os paulistas. -- Anexo(s): parecer, consulta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de João de Morais Sarmento, Manuel de Évora Heitor e Manuel da Costa Amorim, providos como ouvidores-gerais, ao rei [D. João V], solicitando nomeação de oficiais e auxiliares judiciários a quem possam atribuir funções e serviços, e solicitando pagamento de vencimento de ordenados e declaração do valor deste e dos emolumentos. -- Anexo(s): parecer. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de João de Morais Sarmento, Manuel de Évora Heitor e Manuel da Costa Amorim, ouvidores-gerais do Rio das Velhas, do Rio das Mortes e do Ouro Preto, respectivamente, ao rei [D. João V], solicitando que lhes seja concedido um ordenado de 3500 cruzados anuais, conforme concessão a José Vaz Pinto, ouvidor do Rio de Janeiro e superintendente das Minas Gerais. -- Anexo(s): decreto (cópia) , certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador das Minas, Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho, ao rei [D. João V], sobre a falta de cumprimento da ordem para não irem para as ditas Minas, eclesiásticos sem emprego ou préstimo de missionários, e sobre o mau procedimento de muitos frades e clérigos que ali se encontram. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria