Resumo: ORDENS E AVISOS (minutas) enviadas pela Secretaria de estado da Marinha e Ultramar aos governadores do Estado do Brasil e ao tenente general Francisco José de Vasconcelos, datadas entre Março e Dezembro, sobre as expedições das frotas e instruções relativas à guerra declarada pelas cortes de Madri e Paris a Portugal. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_Ordens e Avisos para a Bahia, cód. 603, fls. 149 –150, fls. 155-161, fls. 164.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVIII
215 Descrição arquivística resultados para Século XVIII
Resumo: ORDENS e AVISOS (minutas) enviados pela Secretaria de estado da Marinha e Ultramar ao conde de Bobadela [governador do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade], aos governadores do Estado do Brasil, [governador das Minas Gerais], Luís Diogo Lobo da Silva, e ao tenente general Francisco José de Vasconcelos, sobre o tratado de paz entre a Coroa de Portugal e as de Castela, França e Inglaterra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_Ordens e Avisos para a Bahia, cód. 603, fls. 171v –172v. Inseridos avisos ao conde de Bobadela sobre a corveta Nossa Senhora da Conceição e Senhor Jesus da Pedra, de que é mestre Manuel Rodrigues Chaves.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDENS da [Secretaria de estado da Marinha e Ultramar], ao [vice-rei do Estado do Brasil], conde da Cunha, [D. Antônio Álvares da Cunha], ao comandante Luís Caetano de Castro e ao presidente e deputados da Mesa da Inspeção do Rio de Janeiro, datadas entre Junho e Outubro, sobre o custeamento da nau de guerra Nossa Senhora Mãe de Deus e da que deve ir do porto de Pernambuco ao do Rio de Janeiro transportando Luís Diogo Lobo da Silva; devendo as mesmas comboiar a esquadra que deverá sair daquela cidade com os cofres dos cabedais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDENS (minutas) da [Secretaria de estado da Marinha e Ultramar] expedidas para o Brasil, referentes aos navios que para lá passam e a defesa do sul da colônia. -- Anexo(s): relações. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDENS (minutas) expedidas para se averiguar a entrega da Ilha de São Catarina aos castelhanos, referindo-se às que foram passada ao [vice-rei do Estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcam Eça e Melo Silva e Mascarenhas] e ao governador de São Paulo, Martim Lopes Lobo de Saldanha, para que tirassem devassas dos procedimentos do mestre-de-campo e governador da Ilha de Santa Catarina, Antônio Carlos Furtado, o comandante, os oficiais e os habitantes na ocasião da entrega da mesma capitania; e as ordens passadas ao Bispo de São Paulo, [D. frei Manuel da Ressurreição] para tirar devassa das ações do vigário de Santa Catarina, padre Antônio Ramos Borba, naquela ocasião. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] referente a solicitação de tirar devassa feita por Estevão Garcia na Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] determinando que o Conselho Ultramarino apresente parecer sobre as consultas dos religiosos de São Francisco e Carmelitas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] aos irmãos da Santa Casa da Misericórdia a respeito da execução de dois negros na forca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] determinando que o ouvidor da comarca da Bahia apresente parecer sobre o requerimento de António Ferreira Lisboa que solicita faculdade para renúncia de ofício. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM (cópia) do rei [D. João V] para o [vice-rei e governador-geral do Brasil, marquês de Angeja, Pedro António de Noronha Albuquerque e Sousa] ordenando o cumprimento do Regimento. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM (cópia) do rei [D. João V] determinando o alistamento de toda a gente capacitada para o serviço militar na cidade da Bahia e Recôncavo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] ao governador-geral do Brasil Lourenço de Almada determinando que nenhum tesoureiro deva servir por mais de três anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] aos governadores e ministros do Brasil ordenando que se cumpra o que se expediram pelo Conselho da Fazenda sobre os particulares que pertenciam a Junta do Comércio, como também a arrecadação do direito de um por cento do comboio do ouro, quer em dinheiro ou em barra vindos do Brasil para o reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] determinando que se conceda ajuda de custo e antecipação de soldo ao vice-rei e governador-geral do Brasil Vasco Fernandes César de Menezes. -- Anexo(s): despacho. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] para vender um navio pequeno que serve de guarda costa na capitania da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] para se passar as ordens necessárias ao ouvidorgeral da Relação da Bahia mandar saber se o oficio de Alcaide da vila de Cachoeira já está avaliado no livro das Avaliações dos novos direitos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] para que o Conselho Ultramarino consulte a companhia de infantaria de Guarnição que se acha vaga na cidade da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM (cópia) do rei [D. João V] ordenando a nomeação de serventuário nos ofícios que ainda não foram providos com proprietários. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDEM do rei [D. João V] para que o Conselho Ultramarino passe as ordens necessárias ao desembargador da Relação da Bahia José de Caminha Falcão para que faça a avaliação do rendimento do oficio de escrivão de Receita e Despesa do Ouro que se meteu na Casa da Moeda da cidade da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ORDENS RÉGIAS (cópia) do Rei [D. João V] a ordenar que se lavre somente a moeda declarada na lei novíssima da fábrica da moeda. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria