Resumo: CERTIDÃO passada pelo tabelião do Público, Judicial e Notas da vila de Parnaíba, Ângelo de Sousa Caldeira, por ordem do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Rodrigo César de Meneses, afirmando constar dos livros de juramento de escrivães o de Antônio de Oliveira e Vaz. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVIII
1031 Descrição arquivística resultados para Século XVIII
Resumo: CERTIDÃO passada pelo oficial da Fazenda Real e escrivão dos autos das execuções da Bahia, capitão João de Bettencourt, declarando que dos autos de execuções da Fazenda Real contra Jerônimo Rodrigues consta que Diogo de Ávila Henriques despachou pelo dito Jerônimo, escravos para as minas de ouro pelo caminho do sertão, passando passaporte e carta de guia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Provedoria [da Fazenda], Antônio Pinto da Fonseca, de um edital do [provedor da Fazenda], desembargador Manoel Rodrigues Torres, ordenando o pagamento do que se deve à dita provedoria num prazo de trinta dias; findo o qual as dívidas serão cobradas executivamente. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver carta em AHU_CU_010, Cx. 2, D. 104.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Fazenda Real, Almoxarifado e Alfândega [do Maranhão], Manuel Lopes Silva, confirmando que o provedor-mor da Fazenda Real, Faustino da Fonseca Freire e Melo, e o escrivão dos Contos, José Serrão de Carvalho, mandaram chamar o contador dos Contos [de São Luís do Maranhão], José Rodrigues de Araújo, com ordens para que este não recenseasse as contas do almoxarife Filipe Marques da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, Cx. 13, D. 1300; Cx. 28, D. 2875.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO de uma provisão de 7 de Janeiro de 1698 do rei [D. Pedro II], atribuindo aos religiosos de Santo Antônio do Maranhão, livres de dízimos, 200 arrobas de quaisquer gêneros que do sertão trouxerem. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do escrivão da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino, Luís Gomes Leitão, atestando que o padre André Valente Soares, sacerdote do hábito de São Pedro, vai para a Bahia como capelão da nau Nossa Senhora da Conceição e Lusitânia, da qual é capitão Antônio Correia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO das ordens de 1673 e 1678 que privilegiavam os nascidos no Brasil para os postos de milícias, ofícios de justiça e fazenda, conezias e dignidades, visto a bravura e despesas nas guerras contra os [holandeses] invasores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver carta em AHU_CU_017, Cx. 38, D. 4009.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo tabelião público de Notas, Manoel Antônio de Brito, com teor de fé de ofícios de Antônio Tomás da Costa em os postos de 1º alferes e 2º tenente das companhias de Dragões das Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino, Luís Gomes Leitão, declarando que o padre Mateus João Lucet é capelão do navio São José e Almas, de que é mestre João Álvares Correia, que vai para a Bahia. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino, Luís Gomes Leitão, declarando que o padre Manuel Ferreira é capelão do navio Santa Teresa e Nossa Senhora do Monte do Carmo, de que é mestre Antônio da Rocha, e que vai para a Bahia. -- Anexo(s): informações. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino, Luís Gomes Leitão, declarando que João Correia Lima é capelão do navio São Francisco e Nossa Senhora do Bom Despacho, de que é mestre Joaquim Nogueira e que vai para a Bahia. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do [escrivão da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino], Luís Gomes Leitão, declarando que o padre José Bernardes segue viajem como capelão do navio Santa Rosa e Senhor do Bonfim, de que é capitão Manuel Gomes Silva, que vai para a Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo padre vigário da vila de Beja, João Antônio de Góis, atestando ter tomado posse de vigário e ter encontrado vários pagãos já falando a língua geral, tendo batizado quatro índios naquela vila [do Estado do Grão Pará e Maranhão]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão proprietário do Almoxarifado da Ribeira das Naus de Lisboa, Miguel Barbosa de Lima, informando que a fragata Nossa Senhora da Conceição e São Vicente Ferreira, de que é mestre José Quaresma, se encontra carregada de tábuas do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo tabelião do Público, Judicial e Notas da vila de Nossa Senhora Piedade do Lagarto, comarca de Sergipe, Manuel de Sequeira Sampaio, declarando que registrou nos livros da Câmara o regimento de Ordenanças. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Câmara da vila de Nossa Senhora do Desterro, Ilha de Santa Catarina, do registro da posse do ouvidor-geral daquela comarca, doutor Duarte de Almeida e Sampaio, em virtude da provisão apresentada no dia 7 do corrente mês de Março. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo secretário do governo da capitania da Bahia, José Inácio de Alvarenga Abreu e Lima, declarando que o capitão de Infantaria da praça da Bahia, Caetano de Oliveira Borges, apresentou à Junta Governativa da Bahia os papéis originais de seu serviço. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passado pelo tenente general [comandante dos exércitos do sul], João Henrique de Böhm, declarando que o sargento-mor de cavalaria, Jorge Luís Teixeira, o acompanhou como ajudante de ordens, desde de 27 de junho de 1760, ainda em Portugal, e passando ao Brasil, onde serviu no Rio de Janeiro e na expedição do Rio Grande de São Pedro, sempre com zelo e inteligência. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO referente ao ofício de escrivão da Ouvidoria-Geral da comarca de Serro do Frio, arrematado por Pedro Alves de Araújo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. incompleto; ver requerimento em AHU-Minas Gerais, cx. 123, doc. 90.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO passada pelo escrivão da Ouvidoria-Geral da comarca da Ilha de Santa Catarina, José Raimundo de Andrade e Almada, sobre uma provisão de 14 de março daquele ano, que o Conselho Ultramarino passara ao ouvidor-geral e corregedor daquela comarca, doutor Lourenço José Vieira Souto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria