Resumo: CARTA (minuta) do senado da Câmara de Belém do Grão-Pará, ao rei [D. Pedro II], sobre problemas que têm com os descimentos dos índios dos sertões e a resistência da Junta das Missões na capitania do Pará. -- Anexo(s): carta (minuta). -- Observações: ver consulta AHU_CU_013, cx. 5, D. 407.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVIII
21974 Descrição arquivística resultados para Século XVIII
Resumo: CARTA do governador-geral do Brasil, Luís César de Meneses ao rei [D. João V] sobre a informação que recebeu do ouvidor da capitania de Sergipe, acerca dos excessos que foram cometidos pelos moradores da vila Nova de São Francisco, e de outros circunvizinhos, jurisdição do governo da Bahia; da ordem para que o ouvidor tirasse uma devassa, e procedesse com todo o rigor contra todos os culpados. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Santo Amaro das Brotas ao rei [D. João V] sobre a criação da vila de Santo Amaro das Brotas e a demarcação das terras que foram necessárias para sua fundação; da ordem para se povoar e do pagamento do foro correspondente; do requerimento dos moradores de Santo Amaro, solicitando à compra das referidas terras sem pagar o foro; da doação de duzentas braças de terra pelo senhorio à vila com obrigação de pagarem, no valor de um tostão, aplicado a sua capela, por nome de Nossa Senhora das Brotas; da recusa do povo da vila para pagar o valor aplicado; da compra pelo coronel Pedro Barbosa Leal aos herdeiros da terra; da visita do arcebispo da Bahia D. Sebastião Monteiro da Vide, e do requerimento feito pelo moradores, solicitando a criação da igreja Matriz Jesus Maria José; solicitam licença para poderem mudarem para as terras que foram doadas pela viúva Maria Vieira, a qual já tinha feito doação à criação da igreja Matriz. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador-geral do Brasil, D. Lourenço de Almada, ao rei [D. João V] em resposta a provisão de 31 de Outubro de 1709, referente a sentença que se deu a João de Macedo Lobo pela acusação da morte de Henrique Fernandes Mendes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver outra carta em AHU_CU_005, Cx. 7, D. 616.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA do rei D. João V ao governador geral do Estado do Brasil, Lourenço de Almada, ordenando que receba os presos, monsieur Duclerc e ao religioso do Carmo, tomando as devidas precauções, não permitindo que vejam a luz da marinha, a fim de não poderem examinar os seus postos, como também fiquem em prisões das fortalezas separadas e incomunicáveis, até segunda ordem. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador-geral do Brasil Pedro de Vasconcelos, ao rei [D. João V], comunicando o estado em que encontrou as companhias e que criou de novo o posto de alferes, a fim de que as companhias de artilharia tivessem seus alferes e circulassem nas guardas com a infantaria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general do Estado do Brasil, Pedro de Vasconcelos, ao rei [D. João V], em resposta à provisão régia de 18 de Março de 1711, sobre a petição apresentada pelo provedor e deputados da Mesa do Espírito Santo dos Homens de Negócios, solicitando a isenção da obrigação para os donos e os procuradores dos navios na compra da palha vendida pelo patrão-mor da Ribeira [das Naus da cidade da Bahia, Antônio Gomes]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general do Estado do Brasil, Pedro de Vasconcelos, ao rei [D. João V], em resposta à provisão régia de 19 de Maio de 1711, sobre a tomada de posse da capitania do Espírito Santo, sendo incorporada nos domínios da Coroa, após a morte do último proprietário Manuel Garcia Pimentel, sem deixar filhos legítimos, devendo ser tomadas todas as medidas de defesa e fortificação da capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver consulta em AHU_CU_007, cx. 2, doc. 104.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general do Estado do Brasil, Pedro de Vasconcelos, ao rei [D. João V], em resposta à provisão régia de 24 de Julho de 1711, sobre a proibição da abertura de um novo caminho na capitania do Espírito Santo para as Minas, com o indeferimento da proposta apresentada pelos oficiais da Câmara de São Paulo e do governador e capitão-general daquela capitania, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver parecer em AHU_CU_023, Cx. 1, D. 21.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Arcebispo da Bahia D. Sebastião [Monteiro da Vide], ao rei [D. João V] sobre a desunião entre o distrito das freguesias de Santo Amaro das Brotas com os oficiais da Câmara de Sergipe. -- Anexo(s): despacho, cartas, representações, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (cópia) do rei D. João V ao [governador da capitania de Pernambuco], Félix José Machado [de Mendonça Eça Castro e Vasconcelos], concedendo faculdade para o dito governador passar provimento de um ano para os ofícios de Justiça e Fazenda, caso residam a mais de 100 léguas de onde trabalhem, e de 6 meses, se a distância for menor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], solicitando resposta à carta de 22 de Outubro de 1712, acerca dos impostos do contrato da carne, do mel e das aguardentes para suprir as necessidades de funcionamento da Câmara. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], sobre a necessidade de se recomendar aos capitães e capitãesmores da fortaleza daquela Vila para comprarem carnes e farinhas para a Infantaria que guarnece a mesma aos seus moradores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], sobre a ordem régia recebida do governador do Pernambuco, [Félix José Machado de Mendonça Eça Castro e Vasconcelos], que determinava a mudança da vila do lugar em que se encontrava para uma das partes da região de Aquiraz, a partir de 27 de Junho de 1713. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da Vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], solicitando que seja obrigatório para todos os moradores daquela vila se transferirem para o lugar de Aquiraz, onde estava instalada a nova sede, para maior segurança dos mesmos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da Vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], solicitando a construção de uma Casa da Câmara e de uma cadeia para administração da Justiça e segurança das pessoas e bens da referida vila. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos juízes, vereadores e procurador da vila de São José de Ribamar, ao rei [D. João V], solicitando o envio de socorro para defesa da vila e debelar a revolta dos tapuias Anazes, Jaguaribará, Paiacús, dos índios da ribeira de Acaracú e dos Areriú, ocorrida em Agosto de 1713, e que teve como consequências a morte de pessoas, gados, e o roubo de vários mantimentos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (minuta) do rei [D. João V] ao vice-rei do Estado do Brasil, marquês de Angeja, Antônio de Noronha Albuquerque e Sousa, comunicando que nos navios que estão para partir para as conquistas vão muitas mulheres licenciosas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do juiz de fora de Santos, Matias da Silva, ao rei [D. João V], sobre a representação dos oficiais da Câmara daquela vila que pretendem os mesmos privilégios e propinas que têm os do Rio de Janeiro e de São Paulo, informando que os ditos oficiais se acham em condições de receber a mesma graça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da vila de Nossa Senhora do Carmo ao rei [D. João V], informando que desde 1717 que a cobrança dos quintos não corre pelas câmaras, por ordem do governador e capitão-general da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal. -- Anexo(s): carta, despacho. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria