Resumo: TRESLADO do termo de acordo dos oficiais da Câmara da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSéculo XVII
11 Descrição arquivística resultados para Século XVII
Resumo: TRESLADO do tabelião Bento Maciel Rebouço, sobre as cartas que o capitão-mor da conquista do Maranhão, António Moniz Barreiros, ofereceu ao capitão Baltazar Álvares Pestana, relativas à concessão de uma praça de soldado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO de documento da câmara de Belém do Pará ao governador e capitão-general do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, referente a um requerimento e protesto relativos ao estado de aperto em que se encontrava a capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO do escrivão João Ribeiro para o Conselho Ultramarino, sobre uma carta do ouvidor-geral do Maranhão, António Figueira Durão, para o capitão-mor, Manuel Pita da Veiga, e resposta deste em certidão do tesoureiro António Rodrigues Gouveia, relativa ao processo judicial de Francisca de Melo, a quem chamavam "a Pernambucana". -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO do Termo do capitão-mor Manuel Pita da Veiga para o Conselho Ultramarino, sobre uma declaração feita pelo escrivão da Fazenda dos Defuntos e Ausentes, João Velho da Silva, e ainda uma carta enviada pelo provedor da mesma Fazenda, António Figueira Durão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO DO MANDADO do provedor-mor da Fazenda Real no Maranhão, Manuel Pita da Veiga, para o Conselho Ultramarino, sobre a notificação ao provedor das Fazendas dos Defuntos e Ausentes, António Figueira Durão, relativa à provisão régia ordenando que entregue todo o dinheiro pertencente aos ausentes que estiver em seu poder. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO do clérigo António de Figueiredo Pacheco para o Conselho Ultramarino, em que relata o sucedido após ter sido roubado e levado para o Recife pelos holandeses. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Doc. Incomp. e em m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO do capitão-mor governador das Armas e alcaide-mor de São Luís do Maranhão, Manuel Pita da Veiga, para o Conselho Ultramarino, sobre a nomeação de pessoas para o exercício de cargos e funções no Estado do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO do requerimento do procurador do Conselho, Jorge Vara Manshique (sic) , ao capitão-mor da capitania do Pará, Sebastião de Lucena de Azevedo, a solicitar que não prenda os poucos moradores da capitania e afirmando que continuarão a defender a cidade e seus portos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRESLADO de protesto do capitão-mor do Gurupá, João Pereira de Cáceres, relativo à chegada de navios estrangeiros àquele porto, e as alianças praticadas entre os comandantes holandeses e o gentio das nações engaiba, mapuas, periquas, ariquras, jacoanis, managages, aruanes e outras suas confederadas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: TRANSLADO da informação que tomou o Administrador geral das Minas Pero de Sousa Pereira, estando na Vila de Paranaguá, dos portos da Costa que da dita vila corre para o sul, e em particular do Rio de São Francisco e enseada que chamam Garoupas, a qual lhe foi dada por Daniel Gonçalves, Piloto, homem de mar de muitos anos e o mais pratico dito de toda nesta costa, cursado nela e morador no dito Rio de São Francisco. -- Anexo(s) de: n.º 1836. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria