Resumo: REPRESENTAÇÃO do cabido da Bahia ao rei, sobre a falta de paramentos na Sé, lembrando que existiam os da Igreja do antigo Colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaRepresentação
29 Descrição arquivística resultados para Representação
Resumo: REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao rei, solicitando para ser conservada na catedral e não, transferida para a Igreja do Colégio dos Jesuítas, como pretendia o cabido, enquanto durassem as repações da Sé. PORTARIAS (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao seu escrivão Manuel de Moura Negrão, ordenando que passasse cópias de documentos. OFÍCIOS (2) do cabido da Sé da Bahia à Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o 1º, sobre sua mudança para a igreja do Colégio dos Jesuítas, para que a irmandade pudesse acompanhá-lo, e para que pudesse fazer sua residência onde estava o corpo capitular, o 2º, solicitando aumento do auxílio que recebia, por causa da assistência em festividades. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]determinando que o cabido da Bahia celebrasse os ofícios divinos na igreja do colégio que foi dos padres da Companhia de Jesus, enquanto durasse a reedificação da Sé. TERMO DA RESOLUÇÃO tomada pela Mesa e Junta da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu sobre a passagem dessa irmandade para a igreja do colégio dos padres da Companhia PETIÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao arcebispo da Bahia, solicitando autorização para permanecer na igreja da Sé e não, ser transferida para a igreja do Colégio dos Jesuítas. DESPACHO do arcebispo da Bahia sobre o pedido da Irmandade do Santíssimo Sacramento para permanecer na igreja da Sé. OFÍCIO da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em resposta a um ofício do cabido sobre sua mudança para o Colégio dos Jesuítas. PETIÇÕES (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento, a 1ª, ao governador, capitão general da Bahia, conde de Azambuja, solicitando para que fosse feita uma vistoria no edifício da Sé para averiguar se existia perigo dos ofícios divinos serem feitos ali, a 2ª, ao cabido, solicitando autorização para o Corpo de Deus percorrer a freguesia. AUTOS DEVISTORIA na Sé da Bahia, que expôs que não existia perigo para celebra-se ali os ofícios divinos. TERMO DA RESOLUÇÃO da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu suspender os sermões dos terceiros domingos dos meses, para diminuir despesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) o 1º, do governador, conde de Azambuja, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre uma representação do cabido, o 2º, desse aquele, sobre sua passagem ao Colégio dos Jesuítas. REPRESENTAÇÕES (2) do cabido da Bahia solicitando autorização para fazer despesas com a instalação provisória na Igreja do Colégio dos Jesuítas, onde exerceria suas funções enquanto durasse a restauração da Catedral. SENTENÇA da anexação da capela do extinto Colégio dos Jesuítas à Catedral da Sé, para celebrarem-se os ofícios divinos, enquanto durasse a reedificação da Sé. REQUERIMENTO do cónego Luiz António Borges de Barros, solicitando certidão dos requerimentos que tinha feito, como procurador do cabido, sobre os consertos das cadeiras do coro e mais preparativos para a mudança da Sé para a igreja que tinha sido dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO da Junta da Real Fazenda à rainha, sobre a administração e arrecadação do rendimento do subsídio literário e sua aplicação ao pagamento de professores régios de escolas públicas, e consultando se a nomeação desses é da competência da Junta ou do governador. -- Anexo(s): requerimento, atestado, assento, lista. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÕES (2) dos oficiais da câmara da vila de Santo Amaro das Brotas, da comarca de Sergipe d’Elrei ao príncipe regente [D. João] solicitando a criação de uma cadeira de gramática latina e outra de primeiras letras, indicando para professor da primeira, o padre Félix Pacheco Álvares da Silva, e da segunda o licenciado João de Góis e Melo. -- Anexo(s): provisões, informações, provimento, atestado. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do Senado da Câmara da vila de Aracati à rainha [D.Maria I], em que se queixam do professor de gramática, Teodósio Luís da Costa Moreira, e pedem um professor digno para a cadeira de gramática, pois todas as vilas têm excelentes professores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO da Câmara da vila de Fortaleza ao [príncipe regente, D. João], a pedir a expulsão, da capitania do Ceará, do bacharel Francisco Luís de Mariz Sarmento. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do capitão-mor e moradores da vila de Fortaleza ao [príncipe regente, D. João], a pedir que seja afastado da capitania o bacharel Francisco Luís de Mariz Sarmento, secretário do governo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos moradores do Maranhão, em que se queixam do ouvidor-geral, Vicente Leite Ripado, e do bacharel João Mendes Aragão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Doc. incompleto.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO da Câmara da Vila de São João Del Rei, expondo os inconvenientes que havia em os ouvidores participarem na eleição dos bacharéis que deviam constituir as Juntas de Justiça, podendo fazer entrar pessoas da sua confiança. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da cidade de Mariana, dirigida a D. José I, solicitando providências contra o comportamento do bacharel Antônio de Gouveia Coutinho, juiz de fora da referida cidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da cidade de Mariana, pedindo providências a D. José I contra o despotismo e os excessos praticados pelo bacharel Antônio Gouveia Coutinho, juiz de fora da referida cidade. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Vila Nova da Rainha, sobre vários assuntos, entre eles: divisão deste termo com o da Vila do Príncipe e cidade de Mariana, vexame dos mineiros, prejuízos que causam os oficiais de justiça, necessidade de mestres de escola e de gramática. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos moradores da Vila de São João Del Rei, Comarca do Rio das Mortes, ao bispo de Penafiel, queixando-se das desordens e escândalos do vigário da freguesia, o bacharel Antônio Caetano de Almeida Vilas Boas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do cabido da catedral de Mariana de Minas Gerais sobre requerimento do bacharel João Luís de Sousa Saião para a prebenda inteira de canonicato vago ou a vagar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO da Mesa Capitular do cabido de Mariana, queixandose do diocesano bacharel Luís de Sousa Saião, a quem o Príncipe Regente D. João tinha dado “prebenda inteira de canonicato”. -- Anexo(s): conto (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara de Mariana, pedindo provisão para nomearem o bacharel Luís José de Godóis Torres, médico do partido da dita Câmara, com ordenado. -- Anexo(s): certidão, carta, bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da Vila do Paracatu do Príncipe, pedindo a nomeação do pe. Manuel Rodrigues Cordeiro para mestre professor de Latinidade daquela Vila, e devido as distâncias, que ele seja examinado perante o general da Capitania ou o corregedor da Comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos bacharéis formados pela Universidade de Coimbra, advogando nos auditórios da capitania de Pernambuco, ao rei [D. José I], pedindo para proibir que as pessoas sem formação pela citada universidade advoguem naquela capitania. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da vila de Paranaguá a (D. João V) , na qual pedem autorização para que os padres da Companhia de Jesus possam fundar nessa vila um colégio, a fim de se celebrar os ofícios divinos e educar os filhos dos seus moradores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria