Resumo: OFÍCIO do [ex-governador e capitão-general do Estado do Pará e Rio Negro], D. Francisco [Maurício] de Sousa Coutinho, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [D. João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], agradecendo a licença concedida para vir ao Reino consultar os professores [de Medicina] a respeito dos remédios que toma, em busca do seu restabelecimento. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
124 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO do governador, conde de Povolide, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, informando sobre requerimentos de José António Caldas. REQUERIMENTOS (3) do sargento-mor de infantaria com exercício de engenheiro, solicitando, nos dois primeiros, que lhe fosse abonado vencimento como lente da aula militar, cujo lugar exercia desde 26 de Agosto de 1761, sem receber remuneração, no 3º, certidão do exercício de lente da aula militar da Bahia, e de não recebimento de remuneração por esse serviço. RELAÇÃO dos discípulos que saíram da aula militar da Bahia para empregarem-se nas tropas da guarnição e tribunais. ATESTADOS (4) o 1º, do conde de Azambuja, conselheiro de Sua Majestade, marechal de campo, governador e capitão general da Bahia, D. António Rolim de Moura, expondo o zelo de José António Caldas nos serviços públicos, o 2º, do conde e senhor de Povolide, conselheiro de Sua Majestade, comendador da Ordem de Cristo, governador e capitão general da Bahia, José da Cunha Grã Ataíde de Melo, expondo o adiantamento dos estudantes da aula militar devido o zêlo do professor José A. Caldas, o 3º, do frei da Ordem dos Carmelitas Descalços, Bispo de Angola, conselheiro de Sua Majestade, arcebispo eleito e governador regente do Arcebispado da Bahia, D. Manuel de Santa Inês, expondo que aquele professor tinha desempenhado seus serviços com zelo, o 4º, do fidalgo da Casa de Sua Majestade, coronel de Infantaria e ajudante general da capitania da Bahia, Francisco António da Veiga Cabral da Câmara, expondo os bons serviços do mesmo professor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do sargento-mor, engenheiro e professor de aula militar, José António Caldas, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre os seus serviços e o aproveitamento dos seus alunos, e solicitando deferimento do requerimento, no qual solicitava soldo pela regência da aula que tinha dado durante 12 anos, sem ter recebido qualquer pagamento. -- Anexo(s): 41 estampas. -- Observações: as estampas referem-se à instalações, atos e acontecimentos militares, e estão nas coleções de “iconografia” e “especial de mapas, cartas, desenhos, etc., da sala D. Manuel II”.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador, marquês de Valença, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, informando que tinha nomeado o professor de medicina, Francisco de Melo Vasconcelos Lima, físico mor da capitania da Bahia, para fiscalizar as boticas, e sobre a autuação do boticário Manuel Coelho Amaral. -- Anexo(s): portaria, certidão, termo de visita, regimento (parágrafo) mandado, autos de sentença, acórdãos, portaria (2ª via) certidão (2ª via) termo de visita (2ª via) regimento (parágrafo 2ª via) mandado (2ª via) autos de sentença (2ª via) acórdãos (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de José da Silva Lisboa ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, agradecendo sua nomeação de professor da cadeira de Filosofia e oferecendo a cópia da oração que recitou no dia do aniversário da rainha. -- Anexo(s): livrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do Arcebispo da Bahia, D. António Correia ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, o 1º, sobre o governo do Arcebispado, o 2º, sobre o provimento da dignidade de mestre escola e da Igreja de Santo Amaro da Purificação, propondo em 1º lugar, o padre Pedro Lourenço de Vilas Boas, em 2º, Francisco Marques Quaresma, e em 3º, António Félix de Amorim Barbosa. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro informando que tinha concedido licença ao professor de Filosofia e Grego, José da Silva Lisboa, para que fosse ao Reino tratar de negócios particulares. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra] Luiz Pinto de Souza Coutinho, o primeiro, informando a chegada do desembargador Tomás Inácio de Morais Sarmento, e que o ajudaria nos negócios que fosse tratar, o segundo, informando que tinha recebido a prorrogação da licença concedida ao professor régio de Filosofia, José da Silva Lisboa, o terceiro, informando que tinha mandado registrar o alvará de 17 de agosto de 1795 sobre a baldeação em benefício do comércio e navegação da Ásia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra] Luiz Pinto de Souza Coutinho informando que tinha recebido a aviso da prorrogação da licença concedida ao professor régio, José da Silva Lisboa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra] Luiz Pinto de Souza Coutinho sobre a prorrogação de licença concedida a e o pagamento de ordenados do professor de Gramática Latina, Gonçalo Vicente Portela. -- Anexo(s): requerimento, ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (5) do governador D. Fernando José de Portugal ao D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a reforma de Valério Luiz Pereira e a licença concedida a Manuel da Silva Oliveira, o segundo, sobre a situação do cirurgião ajudante do 1º Regimento de Infantaria, José Agostinho da Silva, o terceiro,informando que tinha recebido o aviso da prorrogação da licença concedida ao professor Gonçalo Vicente Portela, o quarto, sobre a liberdade concedida aos pardos Bernanardo Mendes Cardoso, que era da viúva do coronel António Cardoso dos Santos, dona Ana Joaquina de São Miguel Cardoso, e António José Teixeira, o quinto, informando que tinha dado ordens para que fosse feito o livre despacho dos materiais remetidos por José Carvalho de Araújo, de Lisboa, para a construção de uma embarcação no Estaleiro da Ribeira da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (4) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a posse, por procuração, do professor de Gramática Latina de Nazaré, Agostinho de Faria Monteiro, o segundo, informando que o navio Bom Jesus d’Além transportava à Lisboa o capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Francesa, comandante da fragata La Preneuse, Mr. Larcher, sua mulher e duas filhas, o terceiro, sobre plantações de mandioca, o quarto, sobre plantações de mandioca, o quarto, sobre as reparações da Fortaleza de Ajudá, os embaixadores do rei de Dagomé, suas exigências, e regresso ao seu país. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha mandado Joaquim António Alves Moniz Barreto assentar praça na Companhia de Infantaria do Presídio do Morro de São Paulo, e que lhe tinha dado licença para frequentar estudos matemáticos em Coimbra, e que não tinha mandado assentar a de José Maria Alves Branco Moniz Barreto, porque seu pai, José Alves Branco Moniz Barreto, tinha dito que ficaria servindo no Reino, no Regimento de Peniche, o segundo, sobre o pagamento de vencimentos do professor de Latim, Gonçalo Vicente Portela, o terceiro, informando o regresso de marinheiros que tinham se refugiado no interior da capitania. -- Anexo(s): ofício (cópia) relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, informando sobre o requerimento do professor de primeiras letras da Vila Real de Santa Luzia da Comarca de Sergipe del-Rei, José Pinheiro Requião, que solicitava ser transferido para a vaga deixada pelo professor da Freguesia do Paço, Joaquim José da Costa, na Bahia. -- Anexo(s): 3 requerimentos, carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha avisado aos professores de Latim, que podiam adotar a gramática que julgassem melhor para o ensino dos discípulos, o segundo, que tomaria providências para evitar o comércio de contrabando pelos navios, o terceiro, sobre a reforma e a licença para ir ao Reino solicitada pelo sargento-mor dos Auxiliares da Vila da Cachoeira, Joaquim José Franco Ferreira Gil. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando favoravelmente sobre o requerimento do professor interino de Gramática Latina, Francisco Ceslau de Almeida, que solicitava o exercício da cadeira por mais seis anos, o segundo, desfavoravelmente sobre o do capitão das Ordenanças da Freguesia de São Pedro Velho, João Quirino Gomes, que solicitava reforma, o terceiro, desfavoravelmente sobre os do tenente-coronel agregado ao Regimento Auxiliar da Cachoeira, João Marques da Silva, que solicitava promoção ao posto de coronel, e do cirurgião ajudante, José Caetano de Sá, que solicitava uma mercê ordinária, alegando que aquele tenente-coronel não deveria preterir o também tenente-coronel, Bernardino José Cavalcanti e Albuquerque e nem o coronel Gonçalo Marinho Falcão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando a recepção do alvará de 18 de maio de 1798, que permitia que os negociantes portugueses pudessem armar e preparar navios destinados à pesca das baleias e preparar o azeite em alto mar, livres para fazerem pescarias sedentárias em Cabo Verde, o segundo, sobre o requerimento do professor de Primeiras Letras, Bernardo Pereira Guimarães, que solicitava aposentadoria com ordenado inteiro. -- Anexo(s): 2 ofícios (2ª via) requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a exportação de pólvora, o segundo, o requerimento do professor de Gramática Latina de Itapagipe, Bernardino das Neves, solicitando licença para continuar na cadeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, sobre a criação de uma cadeira de Aritmética e Geometria na Cidade da Bahia, através da CARTA RÉGIA do rei [D. João V]de 21 de Novembro de 1798, e a nomeação do professor António Ferreira de França. -- Anexo(s): ofício (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo dom frei António Correia ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, informando favoravelmente sobre o requerimento do mestre de campo, Teodósio Gonçalves Silva e da sua mulher, dona Ana de Souza de Queiroz e Silva, que solicitavam licença para fundarem um seminário ou colégio de meninos órfãos e um recolhimento de meninas órfãs, no antigo noviciado dos jesuítas, junto à Capela de Nossa Senhora da Lapa. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria