Resumo: OFÍCIO do reitor Principal Castro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho referente ao requerimento de Francisco Carneiro de Campos solicitando a cadeira de Filosofia Racional e Moral na Bahia. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
24 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO (cópia) do bacharel formado em Filosofia, José de Sá Bittencourt Accioli, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho sobre os meios econômicos para a extração do salitre de Montes Altos. -- Anexo(s): Memória sobre a viagem do terreno nitrozo oferecida ao secretário de estado da Marinha e Ultramar. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de José da Silva Lisboa ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, agradecendo sua nomeação de professor da cadeira de Filosofia e oferecendo a cópia da oração que recitou no dia do aniversário da rainha. -- Anexo(s): livrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro informando que tinha concedido licença ao professor de Filosofia e Grego, José da Silva Lisboa, para que fosse ao Reino tratar de negócios particulares. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro sobre o provimento interino das cadeiras de Gramática Latina, Grego, Filosofia e Retórica das escolas menores. -- Anexo(s): provisão, carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra] Luiz Pinto de Souza Coutinho, o primeiro, informando a chegada do desembargador Tomás Inácio de Morais Sarmento, e que o ajudaria nos negócios que fosse tratar, o segundo, informando que tinha recebido a prorrogação da licença concedida ao professor régio de Filosofia, José da Silva Lisboa, o terceiro, informando que tinha mandado registrar o alvará de 17 de agosto de 1795 sobre a baldeação em benefício do comércio e navegação da Ásia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (5) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, sobre a prorrogação de uma licença concedida ao professor de Filosofia e Moral, Francisco Carneiro de Campos, o segundo, informando sobre uma arribada do brigue Ligeiro, do capitão Francisco Gonçalves de Lima, o terceiro, sobre exportação de amarras de piassaba e mais mercadorias ao Reino, os demais, remetendo um mapa da carga transportada da Bahia ao Reino, respectivamente pelos navios São Manuel Augusto, do capitão José Leite Craveiro e São Manuel Careta, do capitão João Pinto Franco. -- Anexo(s): 2 mapas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando António de Noronha para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, Luís Pinto de Sousa Coutinho, sobre a frequência da aula de Filosofia no Maranhão. Dá o seu parecer sobre o requerimento incluso do professor de Filosofia na dita Capitania Dionísio Rodrigues Franco. -- Anexo(s): o referido documento e outros 2. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso] Caetano Pinto de Miranda Montenegro para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar] Rodrigo de Sousa Coutinho, informando da continuação das expedições na serra de São Jerônimo, feitas pelo professor de Filosofia Racional, o padre José Manuel de Sequeira; da descoberta da árvore da Quina; e da necessidade de um naturalista hábil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso] Caetano Pinto de Miranda Montenegro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] Visconde de Anadia [João Rodrigues de Sá e Melo] sobre a descoberta de quina pelo professor de Filosofia Racional e Moral da Vila de Cuiabá. -- Anexo(s): 4 doc. e 2ª vias. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Pará e Maranhão, Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a côngrua concedida ao novo professor de Filosofia da cidade de Belém do Pará. -- Anexo(s): termo (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Pará e Maranhão], Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a aprovação do valor da côngrua a ser paga ao mestre de Filosofia da cidade de Belém do Pará, e a necessidade de se fazer uma relação dos instrumentos e livros necessários para o ensino das doutrinas modernas. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Pará e Rio Negro] 8º conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito], para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar] visconde de Anadia [D. João Rodrigues de Sá e Melo], sobre o requerimento do ex-professor de Filosofia da cidade de Belém do Pará, José Eugénio de Aragão e Lima, solicitando o pagamento dos seus ordenados. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (1ª via) do [governador da capitania de Pernambuco], Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre o requerimento do padre [Silvestre José da Costa Gerás] que o acompanha em suas viagens e deseja se estabelecer na dita capitania como vigário da Boa Vista ou como professor das cadeiras [de Filosofia Racional, na vila de Goiana, e de Gramática Latina, no bairro da Boa Vista]. -- Anexo(s): 10 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins ao [conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], enviando congratulações pelos cargos e honrarias reais que tem recebido seu ilustre amigo, solicitando que se resolva o caso de seu irmão concedendo-lhe a carta de aprovação e remetendo a despesa para se pagar as taxas necessárias; informando que continuam sem pagar o seu irmão Antônio, que é administrador do colégio erguido pelos Jesuítas; remetendo melancias, laranjas, doces de pitanga e de mangaba pelo comandante do brigue Lebre, informando que o padre carmelita Francisco Leandro vai à Corte ultimar seu requerimento onde pede a criação de uma cadeira de Filosofia pela qual foi licenciado; e da sua alegria em receber em sua casa visita de D. José Tomás de Meneses. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio do Desterro], ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], remetendo um novo método para regular o estabelecimento dos Estudos Maiores, da Filosofia, para educação dos jovens daquele Bispado. -- Anexo(s): ofício (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do professor de Língua Grega João Marques Pinto e do professor de Retórica Manoel Inácio da Silva Alvarenga na cidade do Rio de Janeiro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, solicitando que ponha na presença real a carta que enviam sobre o estado lastimoso em que se encontram os estudos de Filosofia, Retórica e Língua Grega no Rio de Janeiro pela oposição dos clérigos e religiosos ao seu desenvolvimento; na qual pedem que ninguém se ordene sem provar ter estudado as referidas matérias nas escolas régias; que o mesmo se pratique com os que se aplicarem à Cirurgia ou assentarem praça de cadete; sugerem o estabelecimento de um colégio público num edifício junto a São Francisco de Paula, que os jesuítas estavam edificando para casa de estudos. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando seu parecer sobre o requerimento dos professores da cidade do Rio de Janeiro, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva Alvarenga, denunciando as irregularidades existentes nos estudos de filosofia racional, retórica e teologia moral, e solicitando a tomada de providências a esse respeito. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a representação feita pelos professores de Retórica, Teologia, Filosofia e Língua Grega, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva, informando o estado em que os professores régios encontraram a freqüência e aproveitamento daqueles Estudos na capitania, referindo-se ao abandono a que foram deixadas essas matérias pelos eclesiásticos responsáveis até então pelo ensino das mesmas. -- Anexo(s): representação (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do deputado da Junta da Fazenda, chanceler Luís Beltrão de Gouveia de Almeida, ao [secretário de estado da Fazenda e presidente do Real Erário], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sugerindo o nome do bacharel em Filosofia Mariano José Pereira da Fonseca para vogal da Mesa de Inspeção, lugar que vagou pelo falecimento de Jerônimo Vieira de Abreu. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria