Resumo: OFÍCIO do Bispo do Pará, [D. frei Miguel de Bulhões e Sousa], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, justificando a nomeação do cônego da Sé de [Belém do Pará], padre Francisco da Rocha Lima, para o governo do Bispado do Maranhão, queixando-se dos procedimentos do bacharel Manoel Luís Pereira de Melo e do arcediago José dos Reis Moreira no tratamento dado ao cônego Francisco da Rocha Lima, não reconhecendo a sua nomeação; solicitando ordens régias para que o cabido da Sé do Maranhão aceite o seu novo governador. -- Anexo(s): ofício, ofícios (cópias). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
196 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO do [governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, informando seu parecer sobre as notícias falsas espalhadas pelo bacharel José Marques da Fonseca Castelo Branco contra o seu sucessor na Ouvidoria da vila da Mocha, bacharel Manuel Cipriano da Silva Lobo; informando que as queixas atribuídas a Antônio Madeira Brandão foram inventadas pelo dito bacharel. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ex-governador de Pernambuco, Luís Diogo Lobo da Silva, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, remetendo devassa; dos novos estabelecimentos com a maior parte dos índios fugidos; das imposturas do [ouvidor da Paraíba], bacharel João Rodrigues Colaço. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver ofício em AHU_CU_015, Cx. 99, D. 7756.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ex-governador de Pernambuco, Luís Diogo Lobo da Silva, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], comunicando a posse do novo governador, conde de Vila Flor [e copeiro-mor, Antônio de Sousa Manuel de Meneses]; informando remessa da devassa tirada ao bacharel [ex-ouvidor da Paraíba], João Rodrigues Colaço; da sua partida para assumir o governo das Minas Gerais. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: ver ofício em AHU_CU_015, Cx. 99, D. 7766.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do bacharel João José Lopes Mendes Ribeiro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, D. João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], solicitando provimento em uma das secretarias de governo do Ultramar, especialmente a do Pará cujo lugar está prestes a vagar. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: ver requerimento em AHU-Minas Gerais, cx. 167, doc. 64.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas bacharel Francisco Manuel de Sousa Costa ao [governador e capitão-general de Pernambuco Manuel da Cunha e Meneses] sobre o exame e devassa que fez acerca da arribada à barra de Coroípe de um navio holandês chamado Princesa do Brasil, de que é proprietário João Manuel da cidade de Amesterdão, capitão o holandês Jacob Blawn, fretado por Domingos Luís da Costa para a Costa da Mina. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro do Desembargo do Paço, António José da Fonseca Lemos ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real sobre a devassa que tirou na cidade da Bahia do bacharel Jorge Luís Pereira. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da Bahia], marquês do Lavradio, [Luís de Almeida e Mascarenhas] ao conde de Oeiras [Sebastião José de Carvalho e Melo] referente ao pedido do lugar de ouvidor da Bahia, para o juiz de fora da Bahia, bacharel Sebastião Alves. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do capitão de artífices e diretor da Aula de Artilharia na capitania da Bahia, José Gonçalves Galeão, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, remetendo a relação dos alunos aplicados à referida disciplina. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general da Bahia], D. Rodrigo José de Meneses ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, remetendo o auto de residência do bacharel Lourenço António de Gouveia, do tempo em que serviu no ofício de desembargador da Relação da Bahia. -- Anexo(s): auto de residência. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (cópia) do bacharel formado em Filosofia, José de Sá Bittencourt Accioli, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho sobre os meios econômicos para a extração do salitre de Montes Altos. -- Anexo(s): Memória sobre a viagem do terreno nitrozo oferecida ao secretário de estado da Marinha e Ultramar. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da Bahia], conde da Ponte, [João de Saldanha da Gama] ao [secretário de estado dos Negócios da Marinha], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo] sobre a remessa dos próprios e lutos processados na Relação, no Juízo dos Feitos da Coroa e Fazenda contra o Bacharel José Dantas Coelho, Ouvidor da Comarca do Porto Seguro. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [secretário do Conselho Ultramarino] Francisco de Borja Garção Stockler ao [fiscal das mercês] Francisco Feliciano Velho da Costa Mesquita Castelbranco remetendo o requerimento do bacharel Vicente José Pais, no qual solicitava a remuneração dos serviços prestados por seu avô materno, José dos Santos Vieira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do vice-rei, conde de Atouguia participando ter chegado a Bahia o bacharel Pascoal de Abranches Madeira, que em seguida tomou posse do lugar onde foi provido, de juiz de fora da Vila da Cachoeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, a Tomé Joaquim da Costa Corte Real, participando a chegada à Bahia, dos bacharéis, João Pedro Henriques da Silva e Francisco de Figueiredo Vaz, nomeados desembargadores da Relação, e que havendo apenas a vaga do desembargador suspenso, João Eliseu de Souza, nela entrou o 1º, por resolução dos ministros da Relação, apesar dos protestos daquele último. -- Anexo(s): 3 documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador, conde de Povolide, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, informando sobre requerimentos de José António Caldas. REQUERIMENTOS (3) do sargento-mor de infantaria com exercício de engenheiro, solicitando, nos dois primeiros, que lhe fosse abonado vencimento como lente da aula militar, cujo lugar exercia desde 26 de Agosto de 1761, sem receber remuneração, no 3º, certidão do exercício de lente da aula militar da Bahia, e de não recebimento de remuneração por esse serviço. RELAÇÃO dos discípulos que saíram da aula militar da Bahia para empregarem-se nas tropas da guarnição e tribunais. ATESTADOS (4) o 1º, do conde de Azambuja, conselheiro de Sua Majestade, marechal de campo, governador e capitão general da Bahia, D. António Rolim de Moura, expondo o zelo de José António Caldas nos serviços públicos, o 2º, do conde e senhor de Povolide, conselheiro de Sua Majestade, comendador da Ordem de Cristo, governador e capitão general da Bahia, José da Cunha Grã Ataíde de Melo, expondo o adiantamento dos estudantes da aula militar devido o zêlo do professor José A. Caldas, o 3º, do frei da Ordem dos Carmelitas Descalços, Bispo de Angola, conselheiro de Sua Majestade, arcebispo eleito e governador regente do Arcebispado da Bahia, D. Manuel de Santa Inês, expondo que aquele professor tinha desempenhado seus serviços com zelo, o 4º, do fidalgo da Casa de Sua Majestade, coronel de Infantaria e ajudante general da capitania da Bahia, Francisco António da Veiga Cabral da Câmara, expondo os bons serviços do mesmo professor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador Manuel da Cunha Menezes ao marquês de Pombal, sobre o falecimento do ouvidor da Comarca de Jacobina, bacharel João da Mota Magalhães, e o juiz de fora de Cachoeira, José António Alvares de Araújo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do sargento-mor, engenheiro e professor de aula militar, José António Caldas, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre os seus serviços e o aproveitamento dos seus alunos, e solicitando deferimento do requerimento, no qual solicitava soldo pela regência da aula que tinha dado durante 12 anos, sem ter recebido qualquer pagamento. -- Anexo(s): 41 estampas. -- Observações: as estampas referem-se à instalações, atos e acontecimentos militares, e estão nas coleções de “iconografia” e “especial de mapas, cartas, desenhos, etc., da sala D. Manuel II”.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador, marquês de Valença ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, informando que, atendendo à queixas do povo da capitania de Ilhéus contra a administração da Justiça, dos juízos ordinários que exerciam interinamente os lugares de ouvidores, tinha demitido o juiz ordinário daquela capitania, e nomeado o bacharel, José da Silva Lisboa. -- Anexo(s): requerimento, requerimento (2ª via) ofício (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, informando que os presos bacharéis, António da Silva Matos e João da Mata Escopesis, não tinham podido embarcar para a Índia, porque estavam doentes. -- Anexo(s): atestado, ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria