Resumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro sobre o provimento interino das cadeiras de Gramática Latina, Grego, Filosofia e Retórica das escolas menores. -- Anexo(s): provisão, carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
28 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra] Luiz Pinto de Souza Coutinho sobre a prorrogação de licença concedida a e o pagamento de ordenados do professor de Gramática Latina, Gonçalo Vicente Portela. -- Anexo(s): requerimento, ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (4) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a posse, por procuração, do professor de Gramática Latina de Nazaré, Agostinho de Faria Monteiro, o segundo, informando que o navio Bom Jesus d’Além transportava à Lisboa o capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Francesa, comandante da fragata La Preneuse, Mr. Larcher, sua mulher e duas filhas, o terceiro, sobre plantações de mandioca, o quarto, sobre plantações de mandioca, o quarto, sobre as reparações da Fortaleza de Ajudá, os embaixadores do rei de Dagomé, suas exigências, e regresso ao seu país. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha avisado aos professores de Latim, que podiam adotar a gramática que julgassem melhor para o ensino dos discípulos, o segundo, que tomaria providências para evitar o comércio de contrabando pelos navios, o terceiro, sobre a reforma e a licença para ir ao Reino solicitada pelo sargento-mor dos Auxiliares da Vila da Cachoeira, Joaquim José Franco Ferreira Gil. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando favoravelmente sobre o requerimento do professor interino de Gramática Latina, Francisco Ceslau de Almeida, que solicitava o exercício da cadeira por mais seis anos, o segundo, desfavoravelmente sobre o do capitão das Ordenanças da Freguesia de São Pedro Velho, João Quirino Gomes, que solicitava reforma, o terceiro, desfavoravelmente sobre os do tenente-coronel agregado ao Regimento Auxiliar da Cachoeira, João Marques da Silva, que solicitava promoção ao posto de coronel, e do cirurgião ajudante, José Caetano de Sá, que solicitava uma mercê ordinária, alegando que aquele tenente-coronel não deveria preterir o também tenente-coronel, Bernardino José Cavalcanti e Albuquerque e nem o coronel Gonçalo Marinho Falcão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a exportação de pólvora, o segundo, o requerimento do professor de Gramática Latina de Itapagipe, Bernardino das Neves, solicitando licença para continuar na cadeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, informando sobre uma carta da Câmara da Vila de Santo Amro das Brotas, que solicitava a criação de uma cadeira de Gramática Latina e de Primeiras Letras, propondo para a primeira, o professor, padre Félix Pacheco Alvares da Silva, e a segunda, o licenciado João de Góis e Melo. -- Anexo(s): carta, certidão (instrumento em pública forma) requerimento (instrumento em pública forma). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha autorizado o professor Pedro António Neto Cavalcante a continuar regendo sua cadeira de Gramática Latina, o segundo, sobre uma conspiração que tinha abortado e as medidas que tinha tomado para punir seus autores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão general da Bahia, D. Fernando José de Portugal, ao secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando da mercê concedida ao professor de Gramática Latina, José Francisco Cardoso, da serventia do ofício de Escrivão da Chancelaria ou outro equivalente que esteja vago. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do [governador e capitão general da Bahia], D. Fernando José de Portugal ao [secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, o 1º participando ter desertado Albino Gomes, feitor do Engenho da Ponte, propriedade do desembargador João Ferreira Betencourt e Sá, o 2º, informando da licença concedida ao professor régio de Gramática Latina José Francisco Cardoso para continuar a reger a sua cadeira e nomear substituto pago à sua custa, o 3º, sobre o litígio judicial, pendente no juízo dos Feitos da Fazenda acerca da propriedade de uns terreno e casas contíguas ao Ârsenal. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (7) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, informando que tinha comunicado ao cabido que em obediência às ordens recebidas, a direção da música nas festividades da Sé competiria ao mestre de capela, o segundo, sobre as ordens transmitidas ao juiz privativo da administração dos bens do conde da Ponte para tomar posse das suas terras, o terceiro, informando que tinha mandado dar baixa do serviço militar a Domingos dos Santos Silva Guimarães, o quarto, informando que tinha dado instruções ao ouvidor de Jacobina para obter o vírus das bexigas que tinha aparecido no gado vacum das margens do Rio de São Francisco, através de uma pessoa idónea, de modo a que pudesse ser usado como vacina, o quinto, informando que tinha nomeado Manuel José Correia, professor da cadeira de Gramática Latina da Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro, o sexto, sobre a promoção de oficiais de regimento de artilharia, o sétimo, remetendo um mapa da carga transportada da Bahia ao Reino pelo navio Nossa senhora da Glória, que era comandado pelo capitão António Martins Gomes. -- Anexo(s): mapa. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, informando que tinha mandado dar baixa do serviço militar a Joaquim José Duarte, o segundo, sobre os provimentos dos professores João Lourenço Barbosa, Marcelino Vieira do Espírito Santo e João Floriano da Silva nas cadeiras de Gramática Latina e Primeiras Letras, que eram dos professores, padres Francisco Marinho de Sampaio, Francisco Ceslau de Almeida Pacheco e professor Joaquim José da Costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Ceará], João Carlos Augusto d’ Oeynhausen e Gravenburg, ao [secretário de estado dos Negócios da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo, sobre o requerimento do professor de Gramática Latina da vila de Fortaleza, João da Silva Tavares, em que pede carta de propriedade da referida cadeira. -- Anexo(s): 2ª via, requerimentos, cópia de provisão e certidões. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Pará e Maranhão, Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o estabelecimento de uma aula de Gramática Latina na cidade de Belém do Pará, tendo como professor régio Eusébio Luís Pereira Ludon, e a criação de uma aula lingua Latina, Grega, Hebraica e da Arte da Retórica, leccionada pelo mesmo professor e seu respectivo vencimento. -- Anexo(s): termo (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Pará, Maranhão e Rio Negro, Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o estabelacimento de uma aula de Lingua Latina, Grega, Hebraica e da Arte da Retórica e a sua leccionação ao professor régio da aula de Gramática Latina, [Eusébio Luís Pereira Ludon] sem a licença do director dos estudos, para que os seminaristas não fossem prejudicados. -- Anexo(s): termo (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do capelão Manuel Eugénio da Cruz para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado], sobre o estabelecimento de escolas de ler e de Gramática na vila Viçosa de Santa Cruz do Cametá. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Pará e Maranhão], Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a aprovação régia do arbitramento do vencimento anual que o professor régio Eusébio Luís Pereira Ludon, como mestre de Gramática e de Retórica, e o seu pagamento pelo sequestro dos bens dos jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provedor da Fazenda Real da capitania do Pará, Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre os prejuízos que tem a Fazenda Real com o pagamento do ordenado ao professor régio de Gramática Latina daquela cidade, Eusébio Luís Ludon, visto que este não tem alunos há dois anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provedor de Fazenda Real [e juiz de Fora da capitania do Pará], Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre o pagamento de dois professores de Gramática Latina pela dita Provedoria, e algumas considerações quanto ao ensino naquela capitania. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral da capitania de Pernambuco, Bernardo Coelho da Gama e Casco, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], sobre a situação do professor régio de Gramática Latina, Manoel da Silva Coelho, acusado do defloramento de Ana da Silva. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria