Resumo: OFÍCIO do [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Barreto de Sampaio ao [secretário de estado], António de Sousa de Macedo, sobre se reformar uma consulta dos biscainhos acerca de um depósito feito no Rio de Janeiro em poder dos padres da Companhia de Jesus; e sobre a notícia da passagem do quarto oficial da Secretaria do mesmo Conselho passar a auxiliar o secretário [da Mesa da Consciência e Ordens] Marcos Rodrigues Tinoco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
5902 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO do [escrivão da Fazenda Real e da Matrícula do presídio do Rio de Janeiro], Francisco da Costa Moura, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, solicitando o ofício de escrivão dos Órfãos do Rio de Janeiro -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador do Rio de Janeiro, Sebastião de Castro e Caldas, ao [secretário de estado], Mendo de Fóios Pereira, informando os procedimentos de Manuel Jordão da Silva que pretende estabelecer uma povoação próxima ao Rio da Prata. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, Luís Lopes Pegado, ao [presidente do Conselho Ultramarino], conde de Alvor, [D. Francisco de Távora] sobre as despesas pagas indevidamente pela Fazenda Real ao Bispo e capitulares deste Bispado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [capitão engenheiro] Gregório Gomes [Henriques] ao governador e [capitão-geral] do Rio de Janeiro, [Artur de Sá e Meneses] informando seu parecer sobre o que expôs o sargento-mor engenheiro Francisco Pimentel acerca das fortificações da Ilha Grande e da vila de Santos, descrevendo a localização e as distâncias em que estas se encontram das principais vilas, as ilhas e localidades que estão ao redor das mesmas e a capacidade de resistência destas fortalezas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-geral do Rio de Janeiro, Arthur de Sá e Meneses], ao [secretário de estado, Mendo de Fóios Pereira], sobre informação do capitão engenheiro Filipe Carneiro a respeito da construção de uma fortaleza na vila de Santos, concordando com o engenheiro acerca da localização escolhida para se erguer o forte para defender a barra, sugerindo que seja feito de pedra e cal e indicando as quantias que devem ser aplicadas nesta obra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [ex-governador do Rio de Janeiro], D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastre, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre a necessidade de se reforçar a defesa do Brasil, fornecendo uma avaliação da situação dos Terços e Fortalezas do Rio de Janeiro, indicando os postos que estão vagos e os que precisam de novos oficiais, por incapacidade e velhice dos militares que lá estão, bem como por deserção. -- Anexo(s): pareceres. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [secretário do Governo do Rio de Janeiro], João de Oliveira, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre o envio dos papéis de serviços declarados em uma lista, dos quais passara recibo para que os procuradores os encontrassem na secretaria daquele tribunal. -- Anexo(s): parecer. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro], Luís de Almeida Correia de Albuquerque ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, remetendo as letras dos efeitos que pertencem ao rei [D. João V]. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque ao [vice-rei da Índia, conde da Ericeira, D. Luís Xavier de Meneses], sobre a entrada no porto da dita cidade de uma nau de Macau, os problemas surgidos nos 75 dias de viagem e as notícias que trouxe do Governo da Índia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires Saldanha de Albuquerque, ao [vice-rei da Índia], conde da Ericeira, [D. Luís Xavier de Meneses], sobre as notícias da família de ambos, a morte do [ex-] governador desta capitania, Antônio de Brito [Freire de] Meneses, e a informação de que naus da Índia tinham ancorado na Bahia por causa do mau tempo e com pequenas avarias; dando conta do cumprimento da ordem régia para estabelecer uma contribuição paga pelos moradores para se instituir uma nau guarda-costas por causa dos piratas que infestam esta costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara do Rio de Janeiro ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre terem sido informados que o dito secretário havia recebido as propinas pagas pelo senado ao mesmo, através de seu procurador Julião Rangel de Sousa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, preso na cadeia da Corte], Bartolomeu de Sequeira Cordovil, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, remetendo cópia da devassa que lhe foi solicitada e o relatório das testemunhas sobre o navio que apareceu na costa do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): termo de juramento (traslado). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia ao [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, sobre o padre franciscano da Província do Algarve, frei Antônio de Assunção, que assiste há mais de quarenta anos no Rio de Janeiro, e solicita permissão para permanecer nesta capitania, em consideração aos achaques que padece e sua avançada idade; determinando que se for legítimo o que alega, que não seja constrangido a embarcar para o Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, ao governador do Rio de Janeiro, Aires de Saldanha de Albuquerque, sobre o alvará que extinguiu a Junta do Comércio, unindo-a aos Armazéns da Coroa e expediente dos comboios e entregando sua administração ao Conselho da Fazenda, determinando que assim que a ordem chegar mande o provedor da Fazenda Real desta capitania [Manoel Correia Vasques] tomar posse de tudo o que estiver a cargo do administrador da dita Junta. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [provedor da Casa da Moeda do Rio de Janeiro], Manoel de Sousa, ao [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, informando acerca dos trabalhos na Casa da Moeda, do quinto do ouro, a criação de uma casa da moeda em Santos, para colher o ouro que é remetido das minas via São Paulo, reduzindo o descaminho do ouro naquela região. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [provedor da Casa da Moeda do Rio de Janeiro], Manoel de Sousa, a [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, sobre o provimento de José Batista Lisboa no lugar de moedeiro da Casa da Moeda, em atendimento a um pedido do dito secretário; e informando o estado de sossego em que se encontra a região das minas, e as prisões que o governador [do Rio de Janeiro, Aires de Saldanha de Albuquerque] tem feito lá para que tal estado se mantenha. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, D. frei Francisco [de São Jerônimo] ao secretário [das Mercês e Expediente], [Bartolomeu] de Sousa Mexia, informando a necessidade de se criar um Bispado na região das minas para dar os sacramentos aos cristãos daquela região e para disciplinar os religiosos ali residentes; sugerindo que este Bispado seja criado semelhantemente ao do Pará e seja estabelecido na Igreja de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, localizada no meio da região das minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, sobre não ser possível aplicar o rendimento da contribuição estabelecida para a guarda desta costa na despesa dos comboios, por não ter sido cobrado ainda tal contribuição, visto não ter chegado a nau guarda-costa, bem como por causa dos enormes gastos que são feitos no Socorro da Nova Colônia [do Sacramento], informando ter retirado o dinheiro necessário para a expedição da frota do cofre dos Defuntos e Ausentes, por empréstimo; indicando ainda, os cuidados que têm sido tomados na Alfândega com a descarga das naus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_Consultas do Rio de Janeiro, cód. 233, fl. 210 v -211.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, sobre os presos da rebelião das minas, [a revolta de Felipe dos Santos em Vila Rica], informando que Sebastião da Veiga [Cabral] encontra-se entre os presos que estão chegando ao Rio de Janeiro, e que para que a tranqüilidade retorne aquela região é necessário que não se permita o regresso deste às minas; informando ter reunido em uma junta o povo, a Câmara e o provedor da Casa da Moeda desta cidade para adiar por um mês a partida da frota, a fim de se carregar convenientemente os navios, mas que o comandante da frota só concedeu mais dez dias além dos 40 já estabelecidos em seu regimento; sugerindo novamente a construção da Alfândega daquela cidade em local apropriado para melhorar a arrecadação da Fazenda Real. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria