Resumo: NOTA da remessa de ouro dos quintos das minas de Cuiabá, mandada pelo almoxarife da Fazenda Real, Simão Santos Pinto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaNota
37 Descrição arquivística resultados para Nota
Resumo: NOTAS (minuta) que mencionam a fundação das vilas de Atibaia, Mogi-Mirim, Faxina, Piracicaba, Guaratuba e outras, relacionando o que é preciso informar sobre cada uma delas: número de fogos, de familiares habitantes, com sua identificação completa. Também se devia informar sobre as possibilidades de agricultura destas vilas e o estado do progresso de suas lavouras. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTAS à memória de Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio sobre o governo do Rio Negro com observações sobre as fronteiras, o comércio, os colonos brancos e o governo económico da vila de Barcelos. -- Anexo(s): memória sobre o governo do Rio Negro e cópia das notas. -- Observações: 11+15 fls.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA do decreto dirigido à Mesa do Desembargo do Paço relativo às actividades do Bispo do Pará, D. Manuel de Almeida Carvalho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre o requerimento apresentado por Leonarda Joaquina da Silva, viúva do desembargador Teotónio da Silva de Gusmão, solicitando a propriedade de um dos ofícios vagos na cidade de Belém do Pará, como o de escrivão da Câmara ou o de tabelião do Público, Judicial e Notas, assim como as nomeações de seus filhos, o ajudante do Número de Infantaria Auxiliar da cidade do Pará, Jesuíno Manuel da Silva Gusmão, para o posto de capitão de Granadeiros do Regimento do Pará, e o alferes de Infantaria Paga do mesmo Regimento, Cordúlo Casimiro da Silva Gusmão, como capitão de Infantaria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre a petição de Manuel da Assunção Ferraz Sarmento, que pede nomeação como escrivão da Ouvidoria da Comarca do Rio das Mortes, por ter trabalhado no descobrimento de diamantes. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, D. Diogo de Sousa, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre o atendimento às pretensões de António Belfort. NOTA: (não especifica quais pretensões) . -- Anexo(s): 1 doc. (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA acerca do ouvidor-geral do Maranhão, José da Serra Monteiro, que dá conta das poucas visitas que o governador José da Serra faz àquela capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre o cativeiro de índios no Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA do [Conselheiro do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre a informar da eleição para o posto de Capitão-Mor da Capitania do Espírito Santo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA do [Conselho Ultramarino] sobre a expedição de circular ao governador do Ceará e de Pernambuco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre o exercício do posto de capitão-mor do Ceará por João Baltasar de Quesedo Homem de Magalhães e, após a sua morte, a ocupação interina do cargo por pessoas nomeadas pelo governador de Pernambuco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre o bacharel Vitorino Pinto da Costa, despachado no lugar de ouvidor do Ceará para fazer diligências. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre a conta que deu o governador de Pernambuco a respeito do provimento do posto de ouvidor do Ceará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: NOTA sobre os serviços do capitão-mor do Ceará, João Batista Furtado, referente a 1700-1733. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do marquês do Lavradio ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre as despesas do comandante Barão D’Arroz com o abastecimento do seu navio, La Nourrice. LETRA de cambio sacada pelo comandante do navio francês, La Nourrice, Barão D’Arroz, contra o tesoureiro geral, Mr. Bandar de Vaudesir, e a favor do comerciante da Bahia, Manuel Rodrigues de Magalhães. CARTAS (3) do Barão D’Arroz ao ministro da Marinha da França e ao embaixador e cônsul da França em Lisboa, sobre as despesas com o abastecimento do seu navio. NOTA da despesa com o fornecimento do navio francês, La Nourrice. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provedor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a organização da expedição militar que partiu para o Rio de Janeiro para reforçar as tropas portuguesas que lutavam contra os espanhóis. PORTARIAS (7) do Governo Interino, a 1ª, ao provedor da Fazenda, ordenando que mandasse fazer 100 fardas para os soldados que iam para o Rio de Janeiro, a 2ª, que recolhesse nos armazéns, os matimentos para uma expedição militar, a 3ª, que se fretasse um navio para conduzir uma expedição ao Rio de Jeneiro, a 4ª, que se preparassem armamentos para tropas, a 7ª, ao provedor da Fazenda, ordenando que mandasse entregar ao capitão Francisco da Cunha e Araújo, 1800 cartuchos para municiamento de soldados expedicionários, a 5ª, declarando sem efeito o fretamento da galera Nossa Senhora do Bom Sucesso e Senhora da Penha de França, por ter chegado ao Rio de Janeiro, um navio para transportar a expedição, e a 6ª, sobre o pagamento de soldos dos soldados enviados ao Rio de Janeiro. TERMO DO FRETAMENTO do navio Nossa Senhora do Bom Sucesso e Senhora da Penha de França, do capitão João de Souza de Carvalho, para o transporte de tropas ao Rio de Janeiro. OFÍCIO do Governo Interino ao provedor da Fazenda, perguntando se o navio Nossa Senhora do Bom Sucesso e Senhora da Penha de França estava pronto para partir, se tinha capelão, cirurgião e botica. RELAÇÕES (2) a 1ª, dos soldados do Regimento do coronel, governador Gonçalo Xavier de Barros e Alvim, nomeados para fazerem parte de uma expedição, a 2ª, dos oficiais e soldados destacados para a Colónia. NOTA das gratificações que o Governo Interino mandou abonar, dos oficiais que faziam parte de uma expedição militar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta da Administração da Fazenda ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a cobrança de antigas dívidas a Fazenda Real. NOTA da receita cobrada pelas execuções das dívidas antigas da Fazenda Real, e sua aplicação nos pagamentos das despesas com a exploração do salitre, tropa, etc. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta da Administração da Fazenda ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre as dificuldades nas arrematações das propriedades dos ofícios, e o rendimento que tinham produzido. NOTAS (2) da receita, a 1ª, da venda das propriedades de ofícios e das importâncias remetidas para Lisboa, e a 2ª, das arrematações dos ofícios trianuais, e das quantias enviadas para Lisboa, por conta da receita. NOTA do rendimento das terças partes dos ofícios. LISTA das pessoas que arremataram ofícios de propriedade, de maio de 1763 em diante. AUTOS (4) de arrematação da propriedade hereditárias dos ofícios: 1º. De escrivão dos órfãos da Vila de Nossa Senhora do Livramento do Rio das Contas, adjudicada a António de Bastos Varela, 2º, escrivão do Juízo do Crime da Bahia, adjudicada a João Félix das Mercês, 3º, inquiridor dos Auditórios da Bahia, adjudicada a Inácio de Moura, e 4º, escrivão da Ouvidoria Geral do Crime e Despesas da Relação, Cadeias e Anexos, adjudicada a José António Lisboa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do Governo Interino, o 1º, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, e o 2º, ao conde de Oeiras, dando informações sobre a partida de uma frota e o carregamento de navios. NOTA do tabaco exportado da Bahia para os portos de Angola, Benguela, São Tomé e Costa da Mina, em 1763 e 1764. AUTOS (6) de conferências, o 1º, dos governadores interinos, presidente da Mesa da Inspeção, comandante da frota e outros funcionários, para fixarem o dia da partida dos navios da frota destinados ao Reino, o 2º e o 3º, do comandante da frota, Manuel de Mendonça e Silva e capitães e mestres de navios, sobre seus carregamentos e dia de partir, o 4º e o 5º, dos governadores interinos, comandante da frota e membros da Mesa da Inspeção, respectivamente para acordarem sobre a forma de obrigar os proprietários de engenhos e comerciantes de açúcar e tabaco a carregarem seus produtos para evitar que a frota não largasse na época certa e para decidirem sobre um pedido exposto numa representação, e o 6º, do provedor mor da Fazenda e capitães de navios da frota, sobre o carregamento de madeiras. OFÍCIO do comandante da frota, capitão-de-mar-e-guerra, Manuel de Mendonça e Silva, ao Governo Interino, sobre o carregamento dos navios da frota. OFÍCIO da Mesa da Inspeção ao Governo Interino sobre uma representação dos comerciantes da Bahia. REPRESENTAÇÃO dos comerciantes da Bahia, solicitando o adiamento da partida da frota, e justifcando seus motivos. RELAÇÕES (2) a 1ª, das madeiras remetidas para Lisboa, a bordo da nau de guerra Nossa Senhora do Monte do Carmo e da nau da índia, Nossa Senhora da Conceição e São Vicente Ferrer, a 2ª, das madeiras remetidas para Lisboa, pela ordem do provedor dos Armazéns da Guiné e Índia. OFÍCIOS (2) do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao Governo Interino, o 1º, sobre o carregamento de madeiras a bordo de navios da frota, o 2º, sobre uma vistoria. REQUERIMENTO dos capitães de navios da frota, solicitando que fossem feitas vistorias nos mesmos para averiguar a sua capacidade para carregar madeiras. AUTOS DEVISTORIA dos mestres da Ribeira feitas nos navios da frota, pelo requerimento dos capitães. OFÍCIO do escrivão dos Armazéns dos Materiais da Coroa, Manuel Bento José, ao provedor mor da Fazenda, remetendo uma relação. DUPLICATAS dos documentos números 6590 a 6605. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria