Resumo: MEMORIAL de Bernardo José (Maria) de Lorena (e Silveira) nomeado governador e (capitão-general da capitania.) de São Paulo, ao (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, Martinho de Melo e Castro (?) ) sobre as armas, munições, bandeiras e estandartes necessários à guarnição da sua capitania,.Ignorando se o parque de Artilharia se encontra em São Paulo ou no Rio de Janeiro, é de opinião que seja enviado aviso ao vice-rei desse Estado (Luís de Vasconcelos e Sousa) , para o fazer regressar, o mesmo sucedendo com os instrumentos para uso de demarcações, acrescendo ainda a necessidade da criação de nova Companhia de Artilharia. Os astrônomos e engenheiros, logo que sejam nomeados, deverão dirigir-se imediatamente à capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaMemorial
5 Descrição arquivística resultados para Memorial
Resumo: CARTA do provedor da Fazenda Real da capitania de São Paulo, José de Godói Moreira, para (D. José I) , dando-lhe conhecimento da maneira pouco acertada como se comportara quanto ao exercício das suas funções o ouvidor de São Paulo, bacharel João de Sousa Filgueiras, e enviando o memorial da origem do imposto das Câmaras para pagamento dos ordenados dos ouvidores. Contém: 1) MEMORIAL de como principiou o ordenado dos ouvidores, enviado pelo provedor da Fazenda Real da capitania de São Paulo, José de Godói Moreira, expondo alguns motivos de desvio do imposto que as Câmaras continuavam a lançar sobre as bebidas escusando-se ao fim a que era destinado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: MEMORIAL de Diogo Gouvêa Osorio e Castro, dirigido ao Rei, sobre as acusações, que apresentava contra o referido desembargador. -- Anexo(s) de: nº 19495). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: MEMORIAL expondo o modo como se tem extraviado o real quinto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA PARTICULAR do governador, conde de Azambuja, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, interessando-se por uma pretensão de José Pires de Carvalho e Albuquerque. MEMORIAL do aicaide mor, José Pires de Carvalho e Albuquerque, declarando que tinha arrematado a propriedade do ofício de secretário do Estado do Brasil, se sentia lesado com a transferência da sede do governo para o Rio de Janeiro, e que pretendia a confirmação dessa propriedade ou a aceitação da sua renúncia. REQUERIMENTOS (4) do aicaide mor, José Pires de Carvalho e Albuquerque, solicitando, no 1º, provisão (cópia) da Junta da Fazenda e Fisco Real, de 20 de março de 1762, que adjudicava a arrematação e compra que fez, do ofício de secretário do Estado do Brasil, no 2º, o capítulo 8 do Regimento da Secretaria do Governo do Brasil (cópia) que determinava que o secretário recebesse propinas, no 3º, o capítulo 4 desse regimento (cópia) onde se determinava que as provisões, alvarás, expedientes do governo e emolumentos, fossem lavrados na secretaria do governo, no 4º, a carta da propriedade vitalícia do ofício de secretário do Estado do Brasil (cópia) que lhe foi concedido por donativo de novos direitos. INFORMAÇÃO do provedor da Casa da Moeda, Manuel da Silva Ferreira, sobre o fornecimento de materiais requisitados pelo provedor da Casa da Moeda de Lisboa, Manuel José de Peires Longo. -- Anexo(s): 1 documento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria