Professores

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Professores

Termos equivalentes

Professores

Termos associados

Professores

124 Descrição arquivística resultados para Professores

124 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

OFÍCIO do [governador e capitão-general... Vila Boa, 30 ago. 1805.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre o sistema de ensino público administrado na capitania, diferente de outras capitanias da América Portuguesa, destacando o reduzido rendimento do Subsídio Literário, a dificuldade de pagamento dos ordenados dos professores, e o reduzido número de alunos para frequentar as escolas. -- Anexo(s): 22 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO (cópia) do [governador e... Vila Boa, 15 ago. 1805.

Resumo: OFÍCIO (cópia) do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Fazenda Real e presidente do Erário Régio], Luís de Vasconcelos e Sousa, sobre o plano de melhoramento das rendas do Subsídio Literário, apresentado pelo seu antecessor, D. João Manuel de Meneses, assim como o mapa da Contadoria da Junta da Fazenda Real da capitania, uma relação de reforma dos ordenados dos professores, sobretudo os das primeiras letras, e a criação de uma Aula de Filosofia. -- Anexo(s): 9 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador e capitão-general... Vila Boa, 30 mai. 1802.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre o estado atual das Escolas Menores da capitania, e as dificuldades de pagamento dos professores, atendendo ao reduzido Subsídio Literário. -- Anexo(s): 8 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador e capitão-general... Vila Boa, 16 out. 1799.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a disputa judicial entre o professor de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil e o bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, tendo por objeto um escrito contendo palavras ofensivas à Sua Majestade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador e capitão-general... Vila Boas, 02 ago. 1799.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre o rendimento do subsídio literário em 1795, 1796 e 1797; o número das cadeiras de professores; seus respectivos ordenados, os salários que se lhes devem; se têm sido pagos com exatidão, e acerca da criação de escolas menores nos arraiais e povoações de Goiás -- Anexo(s): 7 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO n.º 19 do (governador... São Paulo, 09 jun. 1804.

Resumo: OFÍCIO n.º 19 do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) Antônio José da Franca e Horta, ao (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , o visconde de Anadia, (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) , dizendo que, por aviso de 5 de Agosto de 1803 lhe ordenara o (Príncipe Regente D. João) que informasse com o seu parecer sobre o requerimento do professor de gramática latina da vila de Santos, José Luís de Morais e Castro, no qual ele pedia a sua aposentação com o ordenado por inteiro. Informa que o requerente é competente no seu cargo; que é urgente a necessidade de se criarem mestres das primeiras letras e de gramática latina nas vilas mais importantes da capitania e que já tem um plano quase completo para os estudos, que depois enviará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO n.º 1 do (governador... [s.l.], 12 nov. 1781.

Resumo: OFÍCIO n.º 1 do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Martim Lopes Lobo de Saldanha para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) Martinho de Melo e Castro, dando conta que, achando-se vago o posto de mestre de campo do 1º Terço de Auxiliares de Infantaria de São Paulo, por morte do mestre de campo Alexandre Barreto de Lima e Morais, ninguém melhor poderia ocupar este posto que Antônio Caetano da Silva e Castro, bacharel fidalgo, quarto ou quinto neto de Amador Bueno de Ribeira, irmão do coronel do Regimento de Cavalaria Ligeira de Auxiliares, Joaquim Manuel da Silva e Castro, e por isso remete a proposta para ser confirmada, conforme determinam as suas instruções. -- Anexo(s): proposta. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIOS (5) do governador e... São Paulo, 09 jun. 1780.

Resumo: OFÍCIOS (5) do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Martim Lopes Lobo de Saldanha para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, Martinho de Melo e Castro, mandados em Junho de 1780) tratando de vários temas relativos à Junta da Arrecadação, da Fazenda Real,no concernente a pagamentos de côngruas de vigários e a vencimentos de professores. -- Anexo(s): 4 ofícios. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador e capitão-general... São Paulo, 08 nov. 1770.

Resumo: OFÍCIO do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, D. Luís Antônio de Sousa (Botelho e Mourão morgado de Mateus) para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo) conde de Oeiras, comunicando as noticias dos professores das bandeiras daquela capitania, nos sertões de Tibaji e Ivaí recebidas não só dos capitães das bandeiras mas também do beneditino, frei Francisco Antônio de Santa Teresa. Este sacerdote tem sido capelão, há mais de um ano, de uma das bandeiras, depois de ter percorrido os grandes sertões e examinado a corrente dos rios D. Luís, Tibagi, Pequeri do Salto Grande de Guacira do rio Guarei e as passagens dos Índios que são as únicas que pode haver para o nosso continente, e descoberto os fundamentos das antigas fundações castelhanas destruídas pelos Paulistas no século passado. Estas bandeiras abriram ainda a comunicação de Curitiba, até ao Iguatemi e desde aqui a São Paulo. Esta situação abre-se aos portos a grandes melhoramentos. Sobre o rio Iguatemi e no sertão do Ivai tem-se praças de armas, onde as nossas bandeiras se vão fornecer de mantimentos e munições. Sendo indispensável outra no sertão do Tibagi. Com estas praças e alguns fortes nas passagens dos Índios, os mesmos sertões ficarão impenetráveis, o Rei ficará senhor de tudo o que se deu pelo tratado de limites e acabará a guerra que os Castelhanos passam fazer pelo Mato Grosso (Nova) , Colônia (do Sacramento) e do Rio Grande (de São Pedro do Sul) , arriscando-se até a perder parte dos seus domínios na parte de cá do Rio da Prata. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO (cópia) do [governador e... São Paulo, 21 fev. 1803.

Resumo: OFÍCIO (cópia) do [governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio José de Franca e Horta] ao [secretário do reino], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, dando contas, desde sua posse, do estado das finanças na capitania, detalhando tudo o relativo à arrecadação, fiscalização e administração das rendas reais, demorando-se nos gastos com os pagamentos com os diferentes professores das várias cadeiras e aulas ministradas. também informa sobre pagamentos dos religiosos e suas providências quanto ao estabelecimentos dos Correios, do Hospital Militar, da botica Real e do Jardim Botânico. Dá contas também do estado dos gastos com pessoal militar e com as munições. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador e capitão... São Paulo, 14 dez. 1801.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão general da capitania de São Paulo], Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que todos os assuntos referentes aos subsídios literários, aos exames e aos professores aprovados desta capitania, estão na memória econômico-política. -- Anexo(s): sexto e sétimo capítulo da memória econômico-política de São Paulo (cópias). -- Observações: ofício n.º 42 da relação do ano de 1801, Dezembro, 23.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador e capitão... São Paulo, 09 nov. 1800.

Resumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho sobre o mapa daquela povoação e informando sobre a concessão de sesmarias e dos perdões concedidos a criminosos; remoção de professores da vila de Mogi das Cruzes para vila de Itú; o melhoramento das raças da Cavalaria da Legião de Voluntários; da ajuda que fez à capitania de Mato Grosso na construção de suas estradas; a diminuição do comércio daquela capitania, e o rendimento da administração do sal para a manutenção do Jardim Botânico. -- Anexo(s): mapa, 2 ofícios. -- Observações: ofício n.º 67.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador e capitão... São Paulo, 06 nov. 1800.

Resumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que não há subsídio literário desta capitania para se manter um professor de Latim para a vila de Itu. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício n.º 65.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador e capitão... São Paulo, 06 nov. 1800.

Resumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo e Castro, e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que removeu o professor da vila de Itú, Antônio freire Henriques para a vila de Mogi das Cruzes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício n.º 64.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador da capitania... Porto Alegre, 04 dez. 1803.

Resumo: OFÍCIO do [governador da capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul], Paulo José da Silva Gama, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a necessidade de criação de escolas menores na capitania e propondo programas, localização e criação de receitas para pagamentos dos professores. -- Anexo(s): ofício e 2ª via. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado... [Lisboa], 18 fev. 1811.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado da Fazenda e presidente do Real Erário em Portugal], João Antônio Sálter de Mendonça, ao [governador do Reino, secretário de estado da Marinha e Ultramar e dos Negócios Estrangeiros e Guerra em Portugal], D. Miguel Pereira Forjaz [Coutinho], informando a falta de professores de Cirurgia na Corte do Rio de Janeiro, solicitando notícias a respeito dos conhecimentos e competência de Manoel Alves da Costa Barreto no exercício daquela profissão, devendo-se tomar todas as providências necessárias para que o suplicante e sua família sigam de imediato para aquela Corte. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do professor régio de... Rio de Janeiro, 15 mar. 1805.

Resumo: OFÍCIO do professor régio de desenho no Rio de Janeiro, Manoel Dias de Oliveira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], remetendo dois quadros para serem entregues ao príncipe regente [D. João]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 05 nov. 1801.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], D. Fernando José de Portugal [e Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], informando ter elogiado o chanceler da Relação [do Rio de Janeiro, Luís Beltrão Gouveia de Almeida] pelo seu desempenho; e ter expedido as ordens para a criação de uma aula régia de Desenho e Figura, sob a regência do artista Manoel Dias de Oliveira com o mesmo ordenado dos professores de Filosofia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 20 abr. 1800.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a representação feita pelos professores de Retórica, Teologia, Filosofia e Língua Grega, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva, informando o estado em que os professores régios encontraram a freqüência e aproveitamento daqueles Estudos na capitania, referindo-se ao abandono a que foram deixadas essas matérias pelos eclesiásticos responsáveis até então pelo ensino das mesmas. -- Anexo(s): representação (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 04 mar. 1800.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando seu parecer sobre o requerimento dos professores da cidade do Rio de Janeiro, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva Alvarenga, denunciando as irregularidades existentes nos estudos de filosofia racional, retórica e teologia moral, e solicitando a tomada de providências a esse respeito. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 124