Mostrar 8 resultados

Descrição arquivística
São Paulo (estado). Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) Pernambuco Filososfia
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CARTA dos oficiais da Câmara... Olinda, 08 ago. 1680.

Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando concessão para que a Universidade de Coimbra aceite o primeiro ano de filosofia cursado no colégio de Olinda, como foi concedido a moradores de outras capitanias. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: m. est.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REQUERIMENTO do bacharel formado em... [s.l.], [ant. 21 ago. 1727].

Resumo: REQUERIMENTO do bacharel formado em Filosofia, Pedro da Silva Durão, ao rei [D. João V], pedindo provisão para advogar nos auditórios da comarca de Alagoas. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REQUERIMENTO do licenciado em Filosofia... [s.l.], [ant. 22 jan. 1735].

Resumo: REQUERIMENTO do licenciado em Filosofia do Colégio de Recife, Apolinário Gomes Pessoa, ao rei [D. João V], pedindo provisão para poder advogar nos auditórios da dita vila. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REQUERIMENTO do bacharel em Filosofia,... [s.l.], [ant. 28 jan. 1751].

Resumo: REQUERIMENTO do bacharel em Filosofia, Antônio Ferreira de Sousa Vieira, ao rei [D. José I], pedindo provisão para poder advogar nos auditórios da capitania de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA da Mesa da Consciência... Lisboa, 15 set. 1778.

Resumo: CONSULTA da Mesa da Consciência e Ordens à rainha [D. Maria I], sobre a informação do Bispo de Pernambuco, D. Tomás [da Encarnação Costa e Lima], acerca dos mestres de latinidade, retórica, filosofia e teologia moral e da necessidade de clérigos para o extenso Bispado de Pernambuco, e da falta de professores, havendo apenas dois mestres régios destinados a Goiana e Recife. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA dos oficiais da Câmara... Olinda, 06 nov. 1802.

Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. João], sobre o envio da dissertação química a respeito do ar da cidade de Olinda e vila do Recife, feita pelo professor régio de filosofia, frei José da Costa Azevedo, para rebater as afirmações do brigadeiro D. Eugênio de Lócio Seilblitz, contra o estabelecimento do Regimento de Artilharia na dita cidade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO (1ª via) do [governador... Recife, 07 out. 1804.

Resumo: OFÍCIO (1ª via) do [governador da capitania de Pernambuco], Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre o requerimento do padre [Silvestre José da Costa Gerás] que o acompanha em suas viagens e deseja se estabelecer na dita capitania como vigário da Boa Vista ou como professor das cadeiras [de Filosofia Racional, na vila de Goiana, e de Gramática Latina, no bairro da Boa Vista]. -- Anexo(s): 10 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [padre] Luís José... Pernambuco, 18 mar. 1809.

Resumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins ao [conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], enviando congratulações pelos cargos e honrarias reais que tem recebido seu ilustre amigo, solicitando que se resolva o caso de seu irmão concedendo-lhe a carta de aprovação e remetendo a despesa para se pagar as taxas necessárias; informando que continuam sem pagar o seu irmão Antônio, que é administrador do colégio erguido pelos Jesuítas; remetendo melancias, laranjas, doces de pitanga e de mangaba pelo comandante do brigue Lebre, informando que o padre carmelita Francisco Leandro vai à Corte ultimar seu requerimento onde pede a criação de uma cadeira de Filosofia pela qual foi licenciado; e da sua alegria em receber em sua casa visita de D. José Tomás de Meneses. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria