Mostrar 8 resultados

Descrição arquivística
Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) Sem título Colégios
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

REQUERIMENTO ao rei [D. Filipe... [s.l.], 1610.

Resumo: REQUERIMENTO ao rei [D. Filipe II], solicitando confirmação do pagamento régio, citando os privilégios e doações em dinheiro e açúcar recebidos pelos colégios dos Jesuítas de Pernambuco e Bahia. -- Anexo(s): provisões (traslados). -- Observações: fragmento.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do [provedor da Fazenda... Santos, 16 out. 1723.

Resumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real de Santos], Timóteo Correia de Góes, ao rei [D. João V], dando o seu parecer sobre se a casa que fez o rendeiro da passagem da capela nas terras dos padres da Companhia do Colégio de São Paulo se encontra em sítio cultivável. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de Antônio Cardoso a... [s.l.], [ca. 1731].

Resumo: OFÍCIO de Antônio Cardoso a Miguel de Macedo informando o valor da côngrua do colégio do Rio de Janeiro, aludindo ao fato de não saber quanto recebe o colégio da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 03 mai. 1734.

Resumo: CARTA do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio de Guadalupe], ao rei [D. João V], informando que de acordo com a Constituição do Arcebispado da Bahia se proíbe a concessão de assento a qualquer pessoa secular nas capelas maiores das igrejas, com exceção dos duques, marqueses, condes e governadores de Estado, seguindo as normas do Direito canônico, e nesse sentido, o capitão-mor do Espírito Santo, [Silvestre Cirne da Veiga], não tem direito a um assento nas igrejas matriz e do Colégio daquela capitania, assim como nas capelas maiores de outras igrejas. -- Anexo(s): provisão (cópia) , carta, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do [religioso do Colégio... Lisboa, 01 jun. 1756.

Resumo: CARTA do [religioso do Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus, padre da Província do Maranhão], Bento da Fonseca, ao rei [D. José], informando sobre as queixas do provedor da Fazenda Real do Maranhão, [Gaspar Gonçalves dos Reis], acerca da falta de índios para servir naquela capitania; sugerindo que, à semelhança do praticado na cidade de Quito e em outras cidades espanholas, fosse permitida a fixação de índios forros e mestiços em bairros próximos de São Luís e Belém do Pará, passando estes a servir contra pagamento de um salário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, Cx. 30, D. 3086.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

RESUMO geral do dinheiro que... [s.l.], [post. 1759].

Resumo: RESUMO geral do dinheiro que contém o seqüestro feito nos diferentes colégios que os jesuítas possuíam na América, como também dos rendimentos anuais dos mesmos colégios, nas capitanias do Pará, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ex-governador de Pernambuco,... Rio de Janeiro, 23 nov. 1763.

Resumo: OFÍCIO do ex-governador de Pernambuco, Luís Diogo Lobo da Silva, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, remetendo mapas dos bens pertencentes aos colégios dos jesuítas; comunicando que o dinheiro desses rendimentos ficou nos cofres para o novo governador, conde de Vila Flor [e copeiro-mor, Antônio de Sousa Manuel de Meneses], remeter ao Reino em letra ou dinheiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

DECRETO do rei D. José... Lisboa, 09 jun. 1752.

Resumo: DECRETO do rei D. José I, ordenando que o Conselho Ultramarino mande pagar ao boticário do Colégio de Santo Antão, Alexandre Botelho, a importância das boticas e instrumentos de cirurgia, que foram enviadas na nau Lampadosa para servirem os engenheiros, astrônomos, desenhistas e demais oficiais da Demarcação dos Limites da América Meridional. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria