Mostrar 14 resultados

Descrição arquivística
Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) EDUCAÇÃO
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

AUTOS de Residência tomados pelo... Lisboa, 06 jun. 1806.

Resumo: AUTOS de Residência tomados pelo desembargador da Relação da Bahia e intendente da Mesa de Inspecção José da Mota de Azevedo ao bacharel Domingos José Cardoso, sobre ao tempo em que serviu como juiz de fora do Civil da cidade da Bahia. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Governo Interino da... Bahia, 07 ago. 1754.

Resumo: OFÍCIO do Governo Interino da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real sobre a abertura do cofre do Colégio da Companhia de Jesus que continha o diploma régio que regulava a sucessão do governo na ausência do vice-rei. AUTOS DA ABERTURA e encerramento do cofre referido acima. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

INFORMAÇÃO do desembargador Sebastião Francisco... Bahia, 31 abr. 1755 [sic].

Resumo: INFORMAÇÃO do desembargador Sebastião Francisco Manuel sobre os bons serviços do bacharel Pascoal de Abranches Madeira, no cargo de juiz de fora de Cachoeira. AUTOS DE RESIDÊNCIA tomados do juiz de fora e órfãos da Vila de Cachoeira, bacharel Pascoal de Abranches Madeira, pelo desembargador Sebastião Francisco Manuel. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

INFORMAÇÃO do desembargador Sebastião Francisco... Bahia, 24 abr. 1755.

Resumo: INFORMAÇÃO do desembargador Sebastião Francisco Manuel sobre acusações feitas ao juiz de fora da Vila de Cachoeira, bacharel Pascoal de Abranches Madeira. AUTOS DE DEVASSA procedida pelo desembargador Sebastião Francisco Manuel para averiguar as acusações feitas ao juiz de fora da Vila de Cachoeira, bacharel Pascoal de Abranches Madeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo... Nossa Senhora da Ajuda, 11 ago. 1695 a 25 mai. 1766.

Resumo: REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao rei, solicitando para ser conservada na catedral e não, transferida para a Igreja do Colégio dos Jesuítas, como pretendia o cabido, enquanto durassem as repações da Sé. PORTARIAS (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao seu escrivão Manuel de Moura Negrão, ordenando que passasse cópias de documentos. OFÍCIOS (2) do cabido da Sé da Bahia à Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o 1º, sobre sua mudança para a igreja do Colégio dos Jesuítas, para que a irmandade pudesse acompanhá-lo, e para que pudesse fazer sua residência onde estava o corpo capitular, o 2º, solicitando aumento do auxílio que recebia, por causa da assistência em festividades. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]determinando que o cabido da Bahia celebrasse os ofícios divinos na igreja do colégio que foi dos padres da Companhia de Jesus, enquanto durasse a reedificação da Sé. TERMO DA RESOLUÇÃO tomada pela Mesa e Junta da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu sobre a passagem dessa irmandade para a igreja do colégio dos padres da Companhia PETIÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao arcebispo da Bahia, solicitando autorização para permanecer na igreja da Sé e não, ser transferida para a igreja do Colégio dos Jesuítas. DESPACHO do arcebispo da Bahia sobre o pedido da Irmandade do Santíssimo Sacramento para permanecer na igreja da Sé. OFÍCIO da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em resposta a um ofício do cabido sobre sua mudança para o Colégio dos Jesuítas. PETIÇÕES (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento, a 1ª, ao governador, capitão general da Bahia, conde de Azambuja, solicitando para que fosse feita uma vistoria no edifício da Sé para averiguar se existia perigo dos ofícios divinos serem feitos ali, a 2ª, ao cabido, solicitando autorização para o Corpo de Deus percorrer a freguesia. AUTOS DEVISTORIA na Sé da Bahia, que expôs que não existia perigo para celebra-se ali os ofícios divinos. TERMO DA RESOLUÇÃO da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu suspender os sermões dos terceiros domingos dos meses, para diminuir despesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTOS DE RESIDÊNCIA que tirou... Lisboa, 08 ago. 1807.

Resumo: AUTOS DE RESIDÊNCIA que tirou o Ouvidor da Comarca do Espírito Santo, Manuel José Batista Filgueiras, ao Bacharel Sebastião Tinoco da Silva do tempo que serviu o lugar de Juiz de Fora da Vila de São Salvador dos Campos dos Goitacases. -- Anexo(s): documentos comprovativos (06 docs. 40 fls.). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTO DE RESIDÊNCIA tirada pelo... Lisboa, 07 mai. 1804.

Resumo: AUTO DE RESIDÊNCIA tirada pelo bacharel João Francisco Leal, ao bacharel José Homem de Carvalho, do tempo em que este serviu como juiz de fora da cidade de São Luís do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTO DE RESIDÊNCIA que tirou... [s.l.], [ant. 07 fev. 1807].

Resumo: AUTO DE RESIDÊNCIA que tirou o juiz de fora da Vila de Cuiabá, o bacharel Gaspar Pereira da Silva Navarro, ao bacharel Joaquim Ignacio Silveira da Mota do tempo que serviu no mesmo lugar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTOS DE RESIDÊNCIA que tirou... [s.l.], 09 fev. 1784.

Resumo: AUTOS DE RESIDÊNCIA que tirou o ouvidor e corregedor da Comarca do Sabará, Luís Beltrão de Gouveia e Almeida, ao bacharel José Antônio Barbosa do Lago, do tempo que serviu o lugar de ouvidor da Comarca do Rio das Velhas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTO DE INQUIRIÇÃO (cópia) de... [s.l.], 07 jul. 1789.

Resumo: AUTO DE INQUIRIÇÃO (cópia) de testemunhas, ordenado pelo Visconde de Barbacena, governador de Minas Gerais, e respeitante a umas respostas do coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes, que, ao referirse a Domingos Vidal Barbosa, mencionou uma carta escrita ao ministro dos Estados Unidos da América por um estudante brasileiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTOS DE RESIDÊNCIA, que tirou... [s.l.], 10 mai. 1806.

Resumo: AUTOS DE RESIDÊNCIA, que tirou o ouvidor da Comarca de Vila Rica, Lucas Antônio Monteiro de Barros, ao bacharel Antônio Ramos da Silva Nogueira, do tempo que serviu o lugar de juiz de fora da cidade de Mariana. -- Anexo(s): vários documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTO DE RESIDÊNCIA efetuado por... [s.l.], 1806.

Resumo: AUTO DE RESIDÊNCIA efetuado por Lucas Antônio Monteiro de Barros, ouvidor-geral da Comarca de Vila Rica, ao bacharel Florêncio de Abreu Perada, do tempo que serviu o lugar de juiz de fora da cidade de Mariana. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

AUTOS de residência do bacharel... [Lisboa], 05 nov. 1806.

Resumo: AUTOS de residência do bacharel Luís Joaquim Frota de Almeida, pelo tempo em que ocupou o lugar de juiz de Fora da capitania do Pará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria