Mostrar 29 resultados

Descrição arquivística
Bahia Instituições educacionais
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CARTA do governador-geral do Brasil,... Bahia, 09 ago. 1687.

Resumo: CARTA do governador-geral do Brasil, Matias da Cunha ao rei [D. Pedro II], sobre a necessidade de recolher ao Colégio dos Jesuítas, D. Diogo, potentado negro de Angola, para ser doutrinado na forma que se lhe havia ordenado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA dos oficiais da Câmara... Bahia, 07 jul. 1681.

Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Bahia ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando para os estudantes da Bahia que se graduarem e licenciarem em Filosofia e doutores em Teologia, os mesmos privilégios dos da Universidade de Évora. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA de Manuel de Almeida... Bahia, 25 set. 1665.

Resumo: CARTA de Manuel de Almeida Peixoto ao rei [D. Afonso VI], escrita do Colégio dos Jesuítas, onde se refugiou, por ser perseguido pelo governador-geral do Brasil e vice-rei, conde de Óbidos, [D. Vasco de Mascarenhas] que acusa de faltas graves, entre outras a de ter mandado prender o cura da Sé, que foi levado entre soldados, pelo caminho mais longo, para ser visto pelo povo e judeus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA dos oficiais da Câmara... Bahia, 30 set. 1658.

Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Bahia, ao rei [D. Afonso VI], solicitando se lhes conceda o privilégio de fazerem ali universidade como a de Évora. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA RÉGIA (cópia de capítulo) ... Lisboa, 23 set. 1624.

Resumo: CARTA RÉGIA (cópia de capítulo) do rei [D. Filipe III], sobre requerimento do padre jesuíta, Luís Lobo, solicitando o pagamento aos colégios que a Companhia de Jesus tem no Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do arcebispo D. Joaquim... Bahia, 08 nov. 1774.

Resumo: CARTA do arcebispo D. Joaquim ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre o falecimento do mestre da Escola da Sé, António da Costa Batista, e as igrejas e capelas do Arcebispado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo... Nossa Senhora da Ajuda, 11 ago. 1695 a 25 mai. 1766.

Resumo: REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao rei, solicitando para ser conservada na catedral e não, transferida para a Igreja do Colégio dos Jesuítas, como pretendia o cabido, enquanto durassem as repações da Sé. PORTARIAS (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao seu escrivão Manuel de Moura Negrão, ordenando que passasse cópias de documentos. OFÍCIOS (2) do cabido da Sé da Bahia à Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o 1º, sobre sua mudança para a igreja do Colégio dos Jesuítas, para que a irmandade pudesse acompanhá-lo, e para que pudesse fazer sua residência onde estava o corpo capitular, o 2º, solicitando aumento do auxílio que recebia, por causa da assistência em festividades. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]determinando que o cabido da Bahia celebrasse os ofícios divinos na igreja do colégio que foi dos padres da Companhia de Jesus, enquanto durasse a reedificação da Sé. TERMO DA RESOLUÇÃO tomada pela Mesa e Junta da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu sobre a passagem dessa irmandade para a igreja do colégio dos padres da Companhia PETIÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao arcebispo da Bahia, solicitando autorização para permanecer na igreja da Sé e não, ser transferida para a igreja do Colégio dos Jesuítas. DESPACHO do arcebispo da Bahia sobre o pedido da Irmandade do Santíssimo Sacramento para permanecer na igreja da Sé. OFÍCIO da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em resposta a um ofício do cabido sobre sua mudança para o Colégio dos Jesuítas. PETIÇÕES (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento, a 1ª, ao governador, capitão general da Bahia, conde de Azambuja, solicitando para que fosse feita uma vistoria no edifício da Sé para averiguar se existia perigo dos ofícios divinos serem feitos ali, a 2ª, ao cabido, solicitando autorização para o Corpo de Deus percorrer a freguesia. AUTOS DEVISTORIA na Sé da Bahia, que expôs que não existia perigo para celebra-se ali os ofícios divinos. TERMO DA RESOLUÇÃO da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu suspender os sermões dos terceiros domingos dos meses, para diminuir despesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Bahia... Bahia, 05-15 mai. 1766.

Resumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei, sobre a celebração de missas na igreja que foi dos padres da Companhia de Jesus, e o pagamento de despesas. OFÍCIO da Junta da Arrecadação da Fazenda e Fisco Real ao cabido, sobre o pagamento das despesas das missas que pretendia celebrar regularmente na igreja do antigo Colégio dos Jesuítas. OFÍCIO do cabido da Bahia, em resposta a um outro ofício. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Bahia... Bahia, 04 mai. 1763.

Resumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei, sobre a chegada do bispo de Angola, arcebispo eleito da Bahia, dom frei Manuel de Santa Inês, e sua tomada de posse no dia seguinte. CARTA do cabido da Bahia ao rei, sobre a falta de paramentos na Sé, e solicitando os da igreja do extinto Colégio dos padres da Companhia -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do arcebispo eleito dom... Bahia, 02 mai. 1763.

Resumo: CARTA do arcebispo eleito dom frei Manuel de Santa Inês ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, solicitando que fossem dados ao cabido da Sé da Bahia, ornamentos do extinto Colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Bahia... Bahia, 30 jul. 1761.

Resumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei, sobre o mau estado da Sé, a falta de paramentos, obras de separação, e mudança da catedral para a igreja do colégio que foi dos Jesuítas. -- Anexo(s): carta (2ª via). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Sé... Vila de São Jorge, 29 abr. 1760.

Resumo: CARTA do cabido da Sé da Bahia ao rei D. José, sobre a remessa do inventário dos bens sequestrados na igreja e colégio dos Jesuítas da Vila de São Jorge dos Ilhéus. TERMO DE CONFERÊNCIA e concórdia dos depositários dos bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, capitania de Ilhéus, feito por ordem do marquês do Lavradio, vice-rei do Estado do Brasil, dos padres da Companhia de Jesus, Manuel Francisco Lima, Amaro Fernandes de Macedo, Francisco Alvares dos Reis, e o reverendo, vigário da Vara e Matriz da mesma vila, licenciado Luiz Soares de Araújo, por parte do reverendíssimo cabido da Sé Vacante. PORTARIA do cabido da Bahia ordenando que o licenciado Luiz Soares de Araújo recebesse dos depositários, os bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, capitania de Ilhéus. INVENTÁRIO das alfaias, ornamentos, ouro, prata, imagens, e mais pertences da igreja e colégio dos Jesuítas da Vila de São Jorge. TERMO DA ENTREGA dos depositários, dos bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, ao licenciado Luiz Soares de Araújo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão... Rio de Janeiro, 21 ago. 1759 a 10 abr. 1760.

Resumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino ao ouvidor da Comarca do Espírito Santo, recomendando diligência, segundo ordens régias, relativas ao sequestro dos bens dos Jesuítas. DESPACHO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino, sobre o sequestro dos bens dos Jesuítas. CARTA do conde de Bobadela ao conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, sobre a expulsão dos Jesuítas e o sequestro dos seus bens, participando que mandou o desembargador João Pedro de Souza Sequeira Ferraz desempenhar tal comissão na capitania do Espírito Santo. CERTIDÃO do desembargador Joaquim José Andrade, do valor das avaliações dos bens sequestrados dos Jesuítas, próximos a vila Nova Abrantes, engenho e terras do Passé, engenho de Cotigipe, terras da Cana Brava e Umbuzeiro, Mocumbé, e Partido, e rendimentos anuais do Colégio da Companhia da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do chanceler da Relação... Lisboa, 07 nov. 1759 a 12 abr. 1760.

Resumo: CARTA do chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, ao rei D. José, sobre o sequestro, inventário, venda e administração dos bens dos Jesuítas, avaliação das suas livrarias, relíquias do padre José de Anchieta, etc. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]ao chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, encarregando-o de realizar o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CERTIDÃO do juiz de fora do Cível e Crime da Bahia, João Ferreira de Bettencourt, sobre as diligências relativas ao sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao vice-rei, marquês do Lavradio, sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do marquês do Lavradio ao desembargador, chanceler Tomás Roby, em resposta a uma outra. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para o Juízo da Inconfidência, em Lisboa, o dinheiro da venda do sequestro dos bens dos Jesuítas. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para Lisboa, as relíquias do padre Anchieta, que estavam no colégio que foi dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Bahia... Bahia, 11 abr. 1760.

Resumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei D. José, sobre a posse da igreja e colégio dos Jesuítas na Vila de São Jorge, em Ilhéus, e a renúncia dos votos para poderem continuar nos domínios portugueses, de 42 padres da Companhia e 2 leigos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do desembargador Tomás Roby... Bahia, 29 mar. 1760.

Resumo: CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao diretor geral dos estudos [D. Tomás de Miranda] sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas, a implantação de um método de estudos, os ordenados dos professores, as escolas da capitania da Bahia, etc. RELAÇÃO das classes nos “Pateos” dos estudos da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do bispo das Ilhas... Bahia, 20 nov. 1755.

Resumo: CARTA do bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, ao Diogo de Mendonça Corte Real, informando sua chegada à Bahia, sua hospedagem no Colégio dos Jesuítas, a má acomodação na nau Nossa Senhora da Natividade e obrigação de seguir para o Rio de Janeiro, pois capitão da nau, Francisco Miguel Aires, não quis conduzi-lo à Ilha do Príncipe. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do reitor do Colégio... Bahia, 17 nov. 1755.

Resumo: CARTA do reitor do Colégio dos Jesuítas, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, participando que na sua passagem pela Bahia, com destino ao Rio de Janeiro, o bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, se hospedaria por poucos dias no referido colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do arcebispo da Bahia... Bahia, 16 nov. 1755.

Resumo: CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real informando que não tinha notícia da chegada do vice-rei, e que o bispo de São Tomé ficaria hospedado no Colégio dos Jesuítas, esperando navio que o conduzisse a sua Diocese. CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real comunicando que em conformidade com as ordens recebidas, embarcaria no 1º navio para Buenos Aires, o religioso espanhol da Ordem de São Francisco, frei José Camelo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do reitor do Colégio... Bahia, 24 mar. 1755.

Resumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia de Jesus da Bahia, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, sobre o desejo do rei de manter o cofre dos depósitos garais do Estado, sempre guardado no tal colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 29