Mostrar 101 resultados

Descrição arquivística
Europa Instituições educacionais
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CARTA do [provedor da Fazenda... Santos, 16 out. 1723.

Resumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real de Santos], Timóteo Correia de Góes, ao rei [D. João V], dando o seu parecer sobre se a casa que fez o rendeiro da passagem da capela nas terras dos padres da Companhia do Colégio de São Paulo se encontra em sítio cultivável. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 03 mai. 1734.

Resumo: CARTA do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio de Guadalupe], ao rei [D. João V], informando que de acordo com a Constituição do Arcebispado da Bahia se proíbe a concessão de assento a qualquer pessoa secular nas capelas maiores das igrejas, com exceção dos duques, marqueses, condes e governadores de Estado, seguindo as normas do Direito canônico, e nesse sentido, o capitão-mor do Espírito Santo, [Silvestre Cirne da Veiga], não tem direito a um assento nas igrejas matriz e do Colégio daquela capitania, assim como nas capelas maiores de outras igrejas. -- Anexo(s): provisão (cópia) , carta, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do [religioso do Colégio... Lisboa, 01 jun. 1756.

Resumo: CARTA do [religioso do Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus, padre da Província do Maranhão], Bento da Fonseca, ao rei [D. José], informando sobre as queixas do provedor da Fazenda Real do Maranhão, [Gaspar Gonçalves dos Reis], acerca da falta de índios para servir naquela capitania; sugerindo que, à semelhança do praticado na cidade de Quito e em outras cidades espanholas, fosse permitida a fixação de índios forros e mestiços em bairros próximos de São Luís e Belém do Pará, passando estes a servir contra pagamento de um salário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, Cx. 30, D. 3086.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA (cópia) do padre João... Bahia, 27 jul. 1666.

Resumo: CARTA (cópia) do padre João de Paiva ao reitor do colégio de Coimbra padre Nuno da Cunha sobre as impressões que um eremita da Bahia possuía a respeito da Ordem dos Fransciscanos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA dos oficiais da Câmara... Camamú, 25 dez. 1724.

Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Camamú ao rei [D. João V] informando sobre a queixa dos moradores da referida vila referente as opressões a que estão sujeitos pelos padres do colégio da cidade da Bahia, que tentam despejá-los dos lugares onde moram desde a fundação da vila. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do senado da câmara... Bahia, 05 set. 1736.

Resumo: CARTA do senado da câmara da Bahia ao rei [D. João V] sobre o descaso dos reitores padres do colégio da Companhia de Jesus da Bahia em introduzir no cais do Lixa e Sodré uma corda de um cais a outro para demarcarem a dita enseada e fabricarem casas ou qualquer outra obra. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do rei [D. João... Lisboa, 17 set. 1743.

Resumo: CARTA do rei [D. João V] ao reitor do colégio da Companhia de Jesus informando sobre o alvará de sucessão do governo e capitania-geral do estado do Brasil e ordenando a guarda sigilosa do mesmo alvará e os procedimentos para a sua abertura. -- Anexo(s): 2ª via da carta régia. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do solicitado Francisco de... Lisboa, 30 set. 1745.

Resumo: CARTA do solicitado Francisco de Sales Rodrigues ao rei [D. João V] sobre o embargo imposto ao subsídio dos vinhos pertencente ao Colégio dos Jesuítas da Bahia . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do provedor-mor da Alfândega... Bahia, 12 out. 1746.

Resumo: CARTA do provedor-mor da Alfândega Domingos da Costa de Almeida ao rei [D. João V] comunicando o registo nos livros da Alfândega da provisão real que trata dos embargos postos pelo reitor do colégio da Companhia de Jesus à provisão que dispõe sobre o direito do subsídio dos vinhos comprados na forma declarada nessa mesma provisão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do chanceler da Relação,... Bahia, 30 jul. 1753.

Resumo: CARTA do chanceler da Relação, Manuel António da Cunha Souto-Maior, referindose à alienação do desembargador Diogo Vieira de Souza, e participando o seu falecimento no dia 20 de julho, no Hospital dos Agostinhos, e ter ficado sepultado, a seu pedido, no colégio dos padres da Companhia. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do reitor do Colégio... Bahia, 07 ago. 1754.

Resumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia de Jesus, Tomás Linceo, participando ter cumprido as ordens sobre a guarda dos documentos da sucessão do governo, e que tendo partido nesse dia para o Reino, o vice-rei, conde de Atouguia, tomaria posse o Governo Interino, composto segundo ordens de sua Majestade, pelo arcebispo D. José Botelho de Matos, desembargador e chanceler da Relação Manuel António da Cunha Souto-Maior e Coronel Lourenço Monteiro. -- Anexo(s): 1 carta (2ª via). OFÍCIO do provedor mor da Fazenda sobre a remessa de madeiras pelos navios da frota, destinadas às obras do Paço Real da Corte. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do provedor mor da... Bahia, 05 ago. 1754.

Resumo: CARTA do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, participando ter sido paga ao procurador do Colégio da Companhia, padre Felipe de Almeida, a despesa feita com a construção do cofre destinado a guarda dos papéis relativos a sucessão do Governo. -- Anexo(s): 1 documento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do reitor do Colégio... Bahia, 24 mar. 1755.

Resumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia de Jesus da Bahia, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, sobre o desejo do rei de manter o cofre dos depósitos garais do Estado, sempre guardado no tal colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do arcebispo da Bahia... Bahia, 16 nov. 1755.

Resumo: CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real informando que não tinha notícia da chegada do vice-rei, e que o bispo de São Tomé ficaria hospedado no Colégio dos Jesuítas, esperando navio que o conduzisse a sua Diocese. CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real comunicando que em conformidade com as ordens recebidas, embarcaria no 1º navio para Buenos Aires, o religioso espanhol da Ordem de São Francisco, frei José Camelo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do reitor do Colégio... Bahia, 17 nov. 1755.

Resumo: CARTA do reitor do Colégio dos Jesuítas, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, participando que na sua passagem pela Bahia, com destino ao Rio de Janeiro, o bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, se hospedaria por poucos dias no referido colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do bispo das Ilhas... Bahia, 20 nov. 1755.

Resumo: CARTA do bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, ao Diogo de Mendonça Corte Real, informando sua chegada à Bahia, sua hospedagem no Colégio dos Jesuítas, a má acomodação na nau Nossa Senhora da Natividade e obrigação de seguir para o Rio de Janeiro, pois capitão da nau, Francisco Miguel Aires, não quis conduzi-lo à Ilha do Príncipe. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do desembargador Tomás Roby... Bahia, 29 mar. 1760.

Resumo: CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao diretor geral dos estudos [D. Tomás de Miranda] sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas, a implantação de um método de estudos, os ordenados dos professores, as escolas da capitania da Bahia, etc. RELAÇÃO das classes nos “Pateos” dos estudos da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Bahia... Bahia, 11 abr. 1760.

Resumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei D. José, sobre a posse da igreja e colégio dos Jesuítas na Vila de São Jorge, em Ilhéus, e a renúncia dos votos para poderem continuar nos domínios portugueses, de 42 padres da Companhia e 2 leigos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do chanceler da Relação... Lisboa, 07 nov. 1759 a 12 abr. 1760.

Resumo: CARTA do chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, ao rei D. José, sobre o sequestro, inventário, venda e administração dos bens dos Jesuítas, avaliação das suas livrarias, relíquias do padre José de Anchieta, etc. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]ao chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, encarregando-o de realizar o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CERTIDÃO do juiz de fora do Cível e Crime da Bahia, João Ferreira de Bettencourt, sobre as diligências relativas ao sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao vice-rei, marquês do Lavradio, sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do marquês do Lavradio ao desembargador, chanceler Tomás Roby, em resposta a uma outra. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para o Juízo da Inconfidência, em Lisboa, o dinheiro da venda do sequestro dos bens dos Jesuítas. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para Lisboa, as relíquias do padre Anchieta, que estavam no colégio que foi dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão... Rio de Janeiro, 21 ago. 1759 a 10 abr. 1760.

Resumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino ao ouvidor da Comarca do Espírito Santo, recomendando diligência, segundo ordens régias, relativas ao sequestro dos bens dos Jesuítas. DESPACHO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino, sobre o sequestro dos bens dos Jesuítas. CARTA do conde de Bobadela ao conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, sobre a expulsão dos Jesuítas e o sequestro dos seus bens, participando que mandou o desembargador João Pedro de Souza Sequeira Ferraz desempenhar tal comissão na capitania do Espírito Santo. CERTIDÃO do desembargador Joaquim José Andrade, do valor das avaliações dos bens sequestrados dos Jesuítas, próximos a vila Nova Abrantes, engenho e terras do Passé, engenho de Cotigipe, terras da Cana Brava e Umbuzeiro, Mocumbé, e Partido, e rendimentos anuais do Colégio da Companhia da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 101