Mostrar 7 resultados

Descrição arquivística
Sudeste (Brasil) Reitores
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 26 set. 1693.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II sobre carta do governador do Rio de Janeiro, António Pais de Sande, acerca do procedimento do reitor do Colégio da Companhia de Jesus desta capitania, padre Francisco de Matos, que serviu de exemplo para os outros prelados na caridade e assistência aos doentes de bexigas. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre... Lisboa, 19 jan. 1668.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre os autos de embargos que interpusera o Reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro, a carta régia pela qual se fizera mercê a Francisco Godinho Corrêa do ofício de Procurador dos Índios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 05 abr. 1674.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre a queixa que apresentara o capitão Pedro de Oliveira, contra o Governador João da Silva e Sousa, por tentar coagi-lo a nomear alferes da sua companhia um protegido do Reitor do Colégio da Companhia de Jesus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 19 set. 1691.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre as informações que enviara o Reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro, acerca dos índios Tapuias que lhe tinham sido remetidos do Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 10 out. 1691.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre a petição do Padre Matheus de Moura, Reitor do Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro, em que pedia uma nova devassa acerca das agressões que Martim Corrêa Vasqueanes e José de Barcellos Machado tinham praticado nas suas fazendas dos Campos de Goitacazes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino acerca... Lisboa, 06 out. 1694.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino acerca da representação dos oficiais da Câmara e Reitor do Colégio do Rio de Janeiro, sobre a conveniência de fundar naquela cidade um recolhimento destinado as mulheres honestas de toda a Capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino sôbre... Lisboa Ocidental, 22 nov. 1730.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino sôbre a carta do juiz de fora da vila de Santos, que servia também de ouvidor da comarca de São Paulo, Bernardo Rodrigues do Vale, em que se refere à relutância do ex-ouvidor daquela comarca, Francisco Galvão da Fonseca, em lhe entregar os autos da devassa sôbre o roubo do ouro dos quintos reais. Apresentada a questão ao procurador da Fazenda, é de opinião que se deve ouvir o ex-ouvidor Fracisco Galvão da Fonseca, inquirindo-lhe sôbre o destino da devassa ao que respondera tê-la deixado em poder do reitor do Colégio da Companhia de Jesus, como já informara (D. João V) , bem como Sebastião Fernandes do Rego ser o autor do furto, pelo que estava preso na Fortaleza da Barra de Santos e a quem o governador e (capitão-general da capitania) de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, protege. O referido governador é também de opinião que se deve transferir o preso para o Rio de Janeiro, devendo-se ordenar ao novo ouvidor que inquira testemunhas a fim de descobrir os culpados do furto, que deverão ser presos. Ao Conselho parece não haver dúvida de que o referido governador protege Sebastião Fernandes do Rego, autor do roubo em questão, sendo da maior utilidade afastar o governador daquele pôsto e mandar o ouvidor prosseguir a devassa e enviar os presos para a Relação da Bahia. -- Anexo(s): carta, certidão. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria