Mostrar 20 resultados

Descrição arquivística
Europa Meridional Colégios
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 16 nov. 1679.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II sobre as dúvidas entre os padres do colégio de Santo Antão e o vigário da freguesia de Sergipe do Conde referente a edificação da nova Matriz. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 10 nov. 1716.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre o requerimento do procurador do colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus, proprietário do Engenho de Açúcar de Sergipe do Conde, pedindo que o provedor-mor Luís Lopes Pegado e mais oficiais da Ribeira das Naus da Bahia não mandem cortar madeiras nas terras do referido engenho. -- Anexo(s): 2 documento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 28 abr. 1727.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre a representação do reitor e mais religiosos da Companhia de Jesus do colégio da Bahia. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 10 abr. 1739.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre o pedido do padre Reitor do Colégio da companhia de Jesus da cidade da Bahia para que continue [secretário de estado da Marinha e Ultramar], António Guedes Pereira obras da fabrica do cais e casas da cidade da Bahia. -- Anexo(s): 16 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 09 out. 1663.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Afonso VI], sobre José de Melo de Vasconcelos, acerca da morte na Bahia do capitão Antônio de Freitas de Melo, acusando o desembargador João Vanvessen de não prender os culpados, Antônio de Brito de Castro que se refugiou no Colégio dos Jesuítas e seus filhos, amparados em Pernambuco por João Fernandes Vieira e pelo governador Francisco de Brito Freire. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramrino ao... Lisboa, 28 abr. 1676.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramrino ao príncipe regente [D. Pedro], sobre requerimento do padre da Companhia de Jesus, João Pimenta, procurador geral da província do Brasil, solicitando licença para levarem 10 moios de sal, cada ano, para gastos dos colégios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 10 out. 1678.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente [D. Pedro], sobre requerimento dos reitores do Colégio da Companhia de Jesus, solicitando se lhes faça demarcação e tombo das terras que têm no distrito da Bahia e limites de Sergipe do Conde. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 20 out. 1690.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Pedro II], sobre requerimento do reitor do Colégio dos Jesuítas da Bahia, padre Cristóvão Colaço, queixando-se dos vizinhos do seu engenho existente em Petanga, de lhes roubarem a lenha e paus grandes, indispensáveis ao funcionamento do mesmo engenho, solicitando que os responsáveis sejam enviados para Angola. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao... Lisboa, 15 nov. 1683.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao rei D. Pedro II, sobre as cartas do capitão-mor da Paraíba, Alexandre de Sousa e Azevedo, e de outras autoridades da Paraíba, acerca dos moradores quererem fundar um colégio da Companhia de Jesus. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao... Lisboa, 09 nov. 1684.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao rei D. Pedro II, sobre o requerimento de Henrique de Leão, solicitando provisão para poder advogar na Paraíba e nas mais capitanias do Estado do Brasil, como se formado fosse pela Universidade de Coimbra, mas sendo formado em Artes nos Estudos Gerais do Colégio de Olinda e visto estar advogando na Paraíba. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao... Lisboa, 19 set. 1749.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao rei D. João V, sobre o requerimento do provincial e mais religiosos da Companhia de Jesus da província do Brasil, solicitando licença para transformar em colégio a casa de residência que possuem na Paraíba, e empregarem em bens de raiz os trinta cruzados doados por Manuel António Lima e sua mulher Luísa do Espírito Santo. -- Anexo(s): 13 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 10 fev. 1721.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a consulta da Junta das Missões, a respeito do requerimento do reitor do colégio da Companhia de Jesus de Olinda, pedindo para ser revogada a ordem proibindo a administração temporal dos religiosos nas aldeias dos índios. -- Anexo(s): 6 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 26 set. 1693.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II sobre carta do governador do Rio de Janeiro, António Pais de Sande, acerca do procedimento do reitor do Colégio da Companhia de Jesus desta capitania, padre Francisco de Matos, que serviu de exemplo para os outros prelados na caridade e assistência aos doentes de bexigas. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre... Lisboa, 19 jan. 1668.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre os autos de embargos que interpusera o Reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro, a carta régia pela qual se fizera mercê a Francisco Godinho Corrêa do ofício de Procurador dos Índios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 05 abr. 1674.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre a queixa que apresentara o capitão Pedro de Oliveira, contra o Governador João da Silva e Sousa, por tentar coagi-lo a nomear alferes da sua companhia um protegido do Reitor do Colégio da Companhia de Jesus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 19 set. 1691.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre as informações que enviara o Reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro, acerca dos índios Tapuias que lhe tinham sido remetidos do Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre... Lisboa, 10 out. 1691.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, sobre a petição do Padre Matheus de Moura, Reitor do Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro, em que pedia uma nova devassa acerca das agressões que Martim Corrêa Vasqueanes e José de Barcellos Machado tinham praticado nas suas fazendas dos Campos de Goitacazes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino acerca... Lisboa, 06 out. 1694.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino acerca da representação dos oficiais da Câmara e Reitor do Colégio do Rio de Janeiro, sobre a conveniência de fundar naquela cidade um recolhimento destinado as mulheres honestas de toda a Capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino sôbre... Lisboa Ocidental, 22 nov. 1730.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino sôbre a carta do juiz de fora da vila de Santos, que servia também de ouvidor da comarca de São Paulo, Bernardo Rodrigues do Vale, em que se refere à relutância do ex-ouvidor daquela comarca, Francisco Galvão da Fonseca, em lhe entregar os autos da devassa sôbre o roubo do ouro dos quintos reais. Apresentada a questão ao procurador da Fazenda, é de opinião que se deve ouvir o ex-ouvidor Fracisco Galvão da Fonseca, inquirindo-lhe sôbre o destino da devassa ao que respondera tê-la deixado em poder do reitor do Colégio da Companhia de Jesus, como já informara (D. João V) , bem como Sebastião Fernandes do Rego ser o autor do furto, pelo que estava preso na Fortaleza da Barra de Santos e a quem o governador e (capitão-general da capitania) de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, protege. O referido governador é também de opinião que se deve transferir o preso para o Rio de Janeiro, devendo-se ordenar ao novo ouvidor que inquira testemunhas a fim de descobrir os culpados do furto, que deverão ser presos. Ao Conselho parece não haver dúvida de que o referido governador protege Sebastião Fernandes do Rego, autor do roubo em questão, sendo da maior utilidade afastar o governador daquele pôsto e mandar o ouvidor prosseguir a devassa e enviar os presos para a Relação da Bahia. -- Anexo(s): carta, certidão. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre... Lisboa Ocidental, 18 jun. 1738.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre a representação dos oficiais da Câmara de Paranaguá , pedindo a fundação de um colégio de Padres da Companhia de Jesus naquela vila. Ordenando, ao ouvidor-geral da comarca, o bacharel Manuel dos Santos Lobato, que informasse, com o seu parecer, sobre a despesa para o sustento dos padres, respondeu este por carta de 28 de Março de 1737, dizendo que era muito louvável a pretensão dos oficiais da Câmara. Quanto aos fundos necessários para a manutenção do colégio, já recebeu sete mil cruzados, além de outras ofertas dos moradores da vila, pela utilidade que reconheciam, não só para aquela vila, mas para toda a comarca. Alguns dos padres, já possuíam terras na vila de Curitiba e gados. Já tinham bastantes escravos, sendo alguns pescadores. Como, tanto os oficiais da Câmara, como os padres, somente pretendiam a licença para a fundação do dito Colégio, era de parecer que o Rei a concedesse. Consultando o procurador da Fazenda, respondeu que, perante a informação do ouvidor, deferia. Consultando ainda o procurador da Coroa, este declarou que, no caso do Rei conceder a licença, devia ser com a condição de não comprarem nem possuírem, mais terras, do que as já possuídas. Ao Conselho parece que o Rei devia conceder a licença, na condição que indica o procurador da Coroa. -- Anexo(s): representação, carta, provisão, , bilhete de provisão. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria