Mostrar 5 resultados

Descrição arquivística
Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) Escolas
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CONSULTA da Mesa da Consciência... Bahia, 30 jul. 1759.

Resumo: CONSULTA da Mesa da Consciência e Ordens da Bahia ao rei [D. José] sobre o requerimento do mestre escola da catedral da Bahia António Gonçalves Pereira solicitando a doação de oito mil réis para cada uma das vilas fundadas. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA da Mesa de Consciência... Lisboa, 09 jun. 1781.

Resumo: CONSULTA da Mesa de Consciência e Ordens à rainha, [D. Maria I], referente ao provimento da dignidade de mestre escola da Sé do Arcebispado da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 30 jan. 1689.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Pedro II], sobre requerimento dos moços pardos da cidade da Bahia, solicitando se ordene aos religiosos da Companhia de Jesus os admitam nas suas escolas do Brasil sem embargo do seu nascimento e de sua cor. -- Anexo(s): aviso, requerimento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 15 mai. 1750.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a representação do mestre escola da Sé da cidade de São Luís do Maranhão, Filipe Camelo de Brito, em que solicita produtos da Europa e, no retorno dos navios, levarem produtos e frutos da capitania do Maranhão para o Reino. -- Anexo(s): 1 representação. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CONSULTA do Conselho Ultramarino ao... Lisboa, 15 dez. 1654.

Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João IV, sobre carta do mestre-decampo geral da capitania de Pernambuco, Francisco Barreto, informando que fizera doação de um templo calvinista à Companhia de Jesus, construído pelos holandeses, para que se erguesse escola e recolhimento no Recife. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria