Mostrar 225 resultados

Descrição arquivística
Montevideu (Uruguai)
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

OFÍCIO (cópia) do sargento-mor da... Montevidéu, 14 jun. 1778.

Resumo: OFÍCIO (cópia) do sargento-mor da Cavalaria da Legião dos Voluntários Reais de São Paulo, Antônio da Silveira Peixoto, ao vice-rei do Vice Reinado das Províncias do Prata, Juan José de Vertiz, respondendo sobre os gêneros que a Espanha poderia comerciar com Portugal na América, afirma serem: gado vacum e cavalar, lã de carneiro e de vicunha, couros, sebo, carne seca, farinha e alguma prata; em troca os portugueses poderiam fornecer açúcar, tabaco, negros escravos e madeira. Também sugere, conforme solicitado, qual a melhor forma de demarcar os limites entre as duas soberanias na região. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA de Joaquim del Pina... Montevidéu, 28 mar. 1787.

Resumo: CARTA de Joaquim del Pina a Rafael Pinto Bandeira, sobre os cavalos, potros, éguas a serem entregues ao comandante do forte de Santa Teresa, acompanhados por 12 espanhóis e 6 negros, agradecendo-lhe em nome do vice-rei. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

ESCRITO do [secretário de estado... Mafra, 16 out. 1799.

Resumo: ESCRITO do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], Luís Pinto de Sousa [Coutinho], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as embarcações portuguesas apresadas por corsários franceses em Montevidéu, afirmando que as devidas providências já haviam sido tomadas, junto à Corte de Madri, para a sua devolução e que, caso contrário, a Coroa portuguesa se julgaria autorizada a mandar suas forças navais invadirem o Rio da Prata, para ali queimarem os navios franceses. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

ESCRITO do [secretário de estado... Belas, 06 jul. 1803.

Resumo: ESCRITO do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], D. João de Almeida e Melo e Castro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre uma nota do embaixador espanhol em Portugal, conde del Campo d’Alange, reclamando a devolução do bergatim espanhol, São Salvador, do capitão D. José Agostinho Garcia, aprisionado pelos portugueses, perto de Montevidéu. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA de José Francisco do... Montevidéu, 24 abr. 1810.

Resumo: CARTA de José Francisco do Amaral e Albuquerque, informando sobre a morte do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], substituído pelo conde de Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro] e afirmando estar enviando, pelo capitão do navio, um couro para cama de presente. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... porto de Santa Catarina, 09 out. 1816.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], comunicando a ordem recebida do chefe da esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo para assumir o comando da esquadra ligeira do sul (Rio da Prata) ; apresenta um panorama da esquadra e comunica a chegada em breve do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], em Maldonado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... corveta Calipso, porto de Maldonado, 02 nov. 1816.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], relatando a sua viagem desde Santa Catarina para Maldonado, onde ficou, nos primeiros dias, sem poder obter notícias do exército português em terra; faz alusões às manobras do general Artigas, à sua reunião com o [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], e outras notícias das manobras militares em terra e em mar. -- Anexo(s): 5 mapas. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... corveta Calipso, 24 nov. 1816.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], informando que soubera por dois espanhóis fugitivos de Maldonado que o exército português havia derrotado as forças de Fructuoso Rivera; descreve a entrada vitoriosa das tropas lusas em Maldonado, com aceitação do Cabildo e do povo; comenta ainda outras manobras militares em Maldonado e Montevidéu, em terra e mar. -- Anexo(s): ofício, 2 convenções. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do primeiro-tenente e comandante,... escuna Maria Teresa, Maldonado, 11 dez. 1816.

Resumo: OFÍCIO do primeiro-tenente e comandante, Nuno José de Sousa Manoel e Menezes, ao comandante da esquadra ligeira do sul, capitão de mar-e-guerra, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], informando como foi bem recebido em Buenos Aires, tendo ali sido informado que o general Artigas mandara pedir um reforço de 2.000 homens, o que seria muito difícil arregimentar; comenta sobre um português que queria sair de Buenos Aires em seu navio, mas não conseguira autorização. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... corveta Calipso, Maldonado, 27 dez. 1816.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], no qual informa sobre a sua reunião com o [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], tão logo chegou a São Carlos, tendo acertado com ele as estratégias militares para o cerco a Montevidéu; dá conta das manobras do general Artigas e finaliza informando sobre seus gastos com os pagamentos e manutenção dos oficiais e soldados. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante e capitão... Fragata Félix, Montevidéu, 11 jan. 1817.

Resumo: OFÍCIO do comandante e capitão da fragata Fênix, Pedro Antônio Nunes, ao comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], sobre a movimentação de navios na região e apresentando uma relação das tropas portuguesas em Montevidéu em forma de ofício. -- Anexo(s): ofício em espanhol. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... corveta Calipso, Maldonado, 14 jan. 1817.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], sobre o recebimento de mantimento, armas e munições e de dinheiro, do que dá conta na relação anexa; trata, ainda, de estratégias para a tomada de Montevidéu e que todos os navios da esquadra acham-se bem providos de mantimentos para 3 a 4 meses. -- Anexo(s): relação, 2 mapas de tropas. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do comandante da esquadra... corveta Calipso, 16 jan. 1817.

Resumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], enviando notícias de problemas com as embarcações e os tripulantes portugueses em Buenos Aires; sobre as manobras do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], em Maldonado e outras notícias sobre os movimentos das embarcações portuguesas que se encontram na região. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado... [Rio de Janeiro], 28 fev. 1817.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde da Barca, [Antônio de Araújo de Azevedo], ao capitão-tenente do bergantim Balão, D. Antônio Manuel, sobre o dinheiro para Santa Catarina; o fornecimento para a esquadra ligeira do sul e as ordens para a retirada do comandante conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

RELAÇÃO assinada pelo chefe da... fragata Tetis, 09 out. 1817.

Resumo: RELAÇÃO assinada pelo chefe da esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo, trazendo os nomes dos oficiais a serem promovidos para a patente imediata, justificando-se, ao lado de cada nome, a razão da promoção. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do chefe de divisão... Navio Orestes, Montevidéu, 10 nov. 1817.

Resumo: OFÍCIO do chefe de divisão comandante da esquadra, Francisco Antônio da Silva Pacheco, ao secretário de estado do Reino [e Mercês] e encarregado da repartição da Marinha e Ultramar, Tomás Antônio de Vila Nova Portugal, comunicando a movimentação e as ações empreendidas pelas várias embarcações sob seu comando, aludindo às dificuldades quanto à falta de pessoal. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO (cópia) do capitão-tenente comandante,... Bergantim Gaivota, Montevidéu, 10 nov. 1817.

Resumo: OFÍCIO (cópia) do capitão-tenente comandante, João Batista Lourenço e Silva, ao chefe de divisão e comandante da esquadra, Francisco Antônio da Silva Pacheco, relatando seu combate com uma embarcação espanhola e sobre as avarias sofridas pelo bergantim Gaivota. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do chefe de divisão... Navio Orestes, Montevidéu, 24 nov. 1817.

Resumo: OFÍCIO do chefe de divisão comandante da esquadra, Francisco Antônio da Silva Pacheco, ao secretário de estado do Reino [e Mercês] e encarregado da repartição da Marinha e Ultramar, Tomás Antônio de Vila Nova Portugal, sobre as mudanças de comando nas várias embarcações que íam para Santa Catarina e sobre o desempenho de várias delas, bem como o envio das relações dos prisioneiros que se encontram a bordo dos navios da esquadra e do armamento, artilharia e munições do bergantim conde de Amarante. -- Anexo(s): 2 relações. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do chefe de esquadra... Rio de Janeiro, 12 dez. 1817.

Resumo: OFÍCIO do chefe de esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], Tomás Antônio de Vila Nova Portugal, sobre a importância da incorporação à sua esquadra da escuna feita no Pará, pois suas características, em especial, por ter pequeno número de pés de água, o que a torna própria para navegar no Prata. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 225