Mostrar 12205 resultados

Descrição arquivística
Nordeste (Brasil) Século XVIII
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... barra de Coroípe, 12 out. 1770.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas bacharel Francisco Manuel de Sousa Costa ao [governador e capitão-general de Pernambuco Manuel da Cunha e Meneses] sobre o exame e devassa que fez acerca da arribada à barra de Coroípe de um navio holandês chamado Princesa do Brasil, de que é proprietário João Manuel da cidade de Amesterdão, capitão o holandês Jacob Blawn, fretado por Domingos Luís da Costa para a Costa da Mina. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Porto de Pedras, 28 abr. 1778.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a apreensão de caixas de açúcar a Diogo Francisco dos Santos proprietário do navio Novo, feito na Barra Grande, e o contrabando de caixas de açúcar da ilha de São Aleixo e de Una para a Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 6.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Porto de Pedras, 05 mai. 1779.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a visita e apreensão de caixas de açúcar à sumaca invocada Nossa Senhora do Rosário, Flor de São Miguel, mestre José Gonçalves, proprietário um comerciante da Bahia, entrada no porto da Barra Grande, e a outras duas com despachos da Bahia, fundeadas no porto de Santo António Grande, uma de que é mestre António Dias Santiago, proprietário Jácomo Rumachi D’ella Praça, outra de que é mestre Inácio Vicente Fernandes, proprietário José ou Fulano de Araújo; e o arrombamento e roubo que fizeram da casa do depósito onde se guardavam as caixas e apetrechos apreendidos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 7.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de António da Costa... vila de Porto Calvo, dez. 1787.

Resumo: OFÍCIO de António da Costa de Araújo ao secretário de estado da Marinha e Ultramar [Martinho de Melo e Castro] sobre os vexames, roubos e extorsões que praticam o corregedor, escrivão e demais justiças com as viúvas e órfãos, donos dos engenhos e mais povo da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... vila de Atalaia, 20 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Atalaia ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas, denominadas dos Palmares e as dos campos de Inhaum, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... vila de Porto Calvo, 30 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Porto Calvo ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras, principalmente a sucupira, paus amarelos e pau brasil, para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... Alagoas do Sul, 30 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Alagoas do Sul ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Alagoas do Sul, 18 out. 1796.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente para acautelar a conservação das matas, da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca, propondo a sua nomeação para o dito lugar sem ordenado ou emolumentos, apenas com a graduação de desembargador da Casa da Suplicação. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de Manuel Pimentel ao... Lisboa, 27 jan. 1712.

Resumo: OFÍCIO de Manuel Pimentel ao secretário do Conselho Ultramarino André Lopes de Lavre comunicando o recebimento das cartas enviadas pelo governador-geral do Brasil Pedro de Vasconcelos acerca do levantamento das trincheiras na Bahia para combater os franceses. -- Anexo(s): 3 cartas. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO sobre a representação do... [s.l.], 1721.

Resumo: OFÍCIO sobre a representação do frei Diogo da Conceição na qual expressa a necessidade que havia nos sertões do Brasil de um Maior número de igrejas e a respeito das missões indígenas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei e capitão-general... Bahia, 02 mai. 1737.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei e capitão-general do estado do Brasil], André de Melo e Castro, [conde das Galveias] para Antônio Guedes Pereira, sobre a morte do secretário deste estado Domingos Luís Moreira, e da necessidade de abrir novos editais para o dito ofício. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral da cidade... Bahia, 17 set. 1739.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral da cidade e comarca da Bahia Domingos Vaz Leite sobre o registo da ordem régia que fiscaliza as obras das igrejas desta cidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de António Guedes Pereira... Lisboa, 29 mar. 1740.

Resumo: OFÍCIO de António Guedes Pereira a Gomes Freire de Andrade comunicando a chegada no Reino da frota da Bahia e os reparos feitos por diversas pessoas nas condições da arrematação do contrato dos diamantes. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de João de Almeida... Bahia, 15 jun. 1740.

Resumo: OFÍCIO de João de Almeida José ao [secretário de estado] comunicando o estado em que se acha a referida vila diante de uma sublevação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do chanceler da Relação... Bahia, 08 dez. 1740.

Resumo: OFÍCIO do chanceler da Relação da Bahia Luís Machado de Barros ao [vice-rei e governador geral do Brasil, conde das Galveias, André de Melo e Castro] sobre o regimento da Fazenda Real do Brasil. -- Anexo(s): 5 documentos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de Manuel Martins de... Lisboa, 20 dez. 1740.

Resumo: OFÍCIO de Manuel Martins de Pina ao [secretário de estado] António Guedes Pereira comunicando a remessa do regimento do governo-geral da Bahia. -- Anexo(s): regimento do governo-geral da Bahia. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado]... Casa, 17 abr. 1741.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado] António Guedes Pereira a Diogo de Mendonça Corte Real comunicando a remessa da cópia do capítulo de um aviso do Cardeal da Mota sobre a resolução a respeito dos oficiais da guarnição da nau que naufragou na barra falsa da Bahia. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do construtor Manuel de... Bahia, 28 jun. 1741.

Resumo: OFÍCIO do construtor Manuel de Araújo Silva ao [vice-rei e capitão-general do Brasil conde das Galveas] dando conta do dano causado à fragata de guerra Nossa Senhora da Glória pelo temporal que houve na noite de Junho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do vice-rei e capitão-general... Bahia, 14 ago. 1743.

Resumo: OFÍCIO do vice-rei e capitão-general do Brasil, conde das Galveas, André de Melo e Castro a João Jacques de Magalhães informando sobre os reparos de naus, as fragatas enviadas ao Rio da Prata e a devassa que se tirou do ajudante supra Diogo Gomes de Oliveira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: documento incompleto.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do provedor-mor da Fazenda... Bahia, 28 set. 1743.

Resumo: OFÍCIO do provedor-mor da Fazenda Real da Bahia Luís Lopes Pegado Serpa ao cardeal da Mota informando a chegada, o estado e a carga de fragatas de guerra e de naus ao porto da Bahia, provenientes do Reino e da Índia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 12205