Mostrar 10 resultados

Descrição arquivística
Sudeste (Brasil) Universidades
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 02 jun. 1788.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Mascarenhas Castelo Branco], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, informando a existência de uma vaga [para uma conezia] na igreja matriz de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina, devido ao falecimento do padre Inácio José Galvão; propondo a nomeação de um parente seu, o padre Joaquim Maria Mascarenhas, formado em Cânones pela Universidade de Coimbra, para ocupar a referida vaga, visto que no concurso realizado para a ocupação do dito lugar apenas se apresentara um clérigo bacharel sem as habilitações necessárias. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 25 set. 1789.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre a vaga da prebenda paroquial da sua Sé por óbito do padre Roberto Car Ribeiro, a qual se candidataram os padres Francisco Camelo da Mota, João de Almeida de Carvalho e o Antônio Rodrigues de Miranda; informa que o padre João de Almeida de Carvalho tem-se entregue a divertimentos e assembléias domésticas, sendo aprovado no concurso ao curato da Sé para que tudo isto não se tornasse tão público; e que o mesmo não deve ser provido em prebenda canonical; informando o número de padres que obtiveram licença para irem estudar na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): ofícios (cópias de parágrafos). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 28 mar. 1802.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], informando seu parecer sobre o requerimento do beneditino conventual, padre Antônio de São José Bastos, solicitando prorrogação da licença de permanência na Corte a fim de continuar seus estudos como opositor da cadeira de teologia na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): lembrete, aviso (cópia) , requerimento (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 17 jan. 1806.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], D. Fernando José de Portugal e Castro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre ter conhecimento da concessão de licença com vencimento de soldo ao cabo de esquadra de Infantaria do Rio de Janeiro, Augusto César Guimarães, para frequentar os estudos de matemática na Universidade de Coimbra, bem como os estudos na Academia Real da Marinha, com a obrigação de remeter no fim de cada ano letivo a certidão e atestado de seus respectivos mestres. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado... Rio de Janeiro, 26 mai. 1810.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde das Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro], ao [oficial-maior da secretaria de estado da Marinha e Ultramar], João Felipe da Fonseca, recomendando que na remessa encomendada de livros de Registro e de Consultas, sejam anexadas uma coleção completa das Ordenações, com as Leis Extravagantes incorporadas, numa edição de São Vicente, e das Leis Extravagantes, das Ordenações Afonsinas da Universidade de Coimbra, dos Assentos da Casa da Suplicação, do Sistema de Regimentos, com alguns almanaques modernos, bem como de tudo seja necessário e conveniente ao expediente da mesma secretaria de estado no Rio de Janeiro. -- Anexo(s): lembrete, ofício, ofício (minuta). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo reformador e... Leça [do Balio], 02 fev. 1812 a 02 fev. 1812.

Resumo: OFÍCIO do Bispo reformador e reitor da Universidade de Coimbra, D. Francisco [de Lemos], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde das Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro], sobre as diversas calúnias das quais tem sido vítima, e solicitando uma audiência para o portador do presente ofício, o arcediago e secretário do bispado, Vicente Pereira de Melo, possa apresentar todas as explicações necessárias para a defesa do referido Bispo contra as acusações de traição para com o Estado português. -- Anexo(s): ofícios. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do intendente-geral da Polícia,... Lisboa, 30 out. 1822.

Resumo: OFÍCIO do intendente-geral da Polícia, Manoel Mourinho Falcão de Castro, ao [secretário de estado da Marinha Ultramar], Inácio da Costa Quintela, solicitando ordens para enviar de volta para o Rio de Janeiro o estudante da Universidade de Coimbra, Joaquim Manoel Barbosa, que se encontra na mendicidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de Bernardim Freire de... Lisboa, 11 ago. 1800.

Resumo: OFÍCIO de Bernardim Freire de Andrade ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que Felipe Neri Rodrigo de Carvalho não está apto a exercer a função de médico na vila de Santos, e o melhor para exercer este cargo é o filosofo e médico formado pela Universidade de Coimbra, Mariano José do Amaral. -- Anexo(s): requerimento, 2 certidões. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO n.º 7 do (governador... São Paulo, 02 mar. 1807.

Resumo: OFÍCIO n.º 7 do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Antônio José da Franca e Horta, para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , João Rodrigues de Sá e Melo (Soto-Maior) , visconde de Anadia, dizendo que, continuando a executar o que por ele lhe fora determinado, em Aviso de 5 de Janeiro de 1805, remetia pelos bergantins, Espadarte, um caixote de sementes de plantas bravas daquela capitania, bem como seis caixotes de quina, enviados estes pelo general da capitania de Goiás, no-São José Jupiter, que seguiriam para Lisboa. Tem à margem, uma nota onde se diz que as sementes tinham sido divididas, em partes iguais, para a Universidade, para o Jardim Botânico e para Antônio de Araújo. -- Anexo(s): lembrete, lista, 2 recibos. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO n.º 13 do governador... São Paulo, 14 jun. 1807.

Resumo: OFÍCIO n.º 13 do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) visconde de Anadia, dizendo que ele insinuara num Aviso de 28 de Junho de 1806 que se pagasse o soldo do tenente Inácio José Vicente (da Fonseca) , filho do escrivão deputado da Junta da (Fazenda Real, João Vicente da Fonseca) que se achava freqüentando a Universidade de Coimbra, apresentando ele as respectivas certidões de freqüência, exames e aproveitamento, durante o tempo de seu curso, mas como a maior parte dos votos levara a decidir que se pagasse prestando esta fiança, comunicava-lhe isto, para que decidisse o que se havia de fazer. -- Anexo(s): lembrete, ata (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria