Mostrar 6 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria Paraná Século XVIII
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

FOLHA DE SERVIÇOS (Minuta da) ... [s.l.], 1723.

Resumo: FOLHA DE SERVIÇOS (Minuta da) de João Ferreira Tavares, na qual consta que serviu com o maior zelo no principado da Catalunha, na capitania de São Paulo e Minas (de Ouro) , durante 9 anos, desde 7 de Abril de 1708 ate fins de Fevereiro de 1719 nos cargos de alferes de Infantaria, tenente, ajudante de tenente e tenente do mestre de campo general daquela capitania. Muitas vezes foi mandado pelo (governador e capitão-general da mesma capitania) , o conde de Assumar (D. Pedro de Almeida Portugal) atacar inimigos, defender territórios. Foi em serviço ao rio das Mortes e ao rio das Velhas, cumprindo sempre com zelo as suas obrigações. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

FOLHA DE SERVIÇOS de Domingos... [s.l.], [post. 20 mar. 1727].

Resumo: FOLHA DE SERVIÇOS de Domingos Antunes Fialho, que serviu na capitania de São Pauto desde 14 de Outubro de 1711 até 20 de Março de 1727. Entre outros cargos desempenhou o de primeiro capitão-mor da vila de Guaratinguetá por patente passada pelo governador (e capitão general da capitania de São Paulo) , Rodrigo Cesar de Meneses; o de juiz ordinário do governador de São Paulo e Minas (Gerais) Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho; o de provedor dos quintos reais por ordem do dito Governador e sindicante Antonio da Cunha Souto-Maior; o de capitão dos forasteiros no combate contra os Franceses quando estes invadiram a vila de Parati. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

FOLHA DE SERVIÇOS (incompleta) de... [s.l.], 1729.

Resumo: FOLHA DE SERVIÇOS (incompleta) de David Marques Pereira, na qual consta que fez serviço na Repartição da Junta do Comércio Geral e na capitania de São Paulo como soldado, cabo de esquadra, furriel-mor, tenente das naus de comboio e tenente de mestre-de-campo-general, da dita capitania desde 1705 até 1727. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

FOLHA DE SERVIÇOS de Manuel... [s.l.], [post. 14 mai. 1740].

Resumo: FOLHA DE SERVIÇOS de Manuel Rodrigues de Carvalho, capitão de Infantaria e tenente de mestre de campo general da capitania de São Paulo, filho de João Rodrigues Lobo, tendo dado provas de zelo e competência, além da bravura com que se distinguiu em várias pelejas, e na conquista dos gentios. Por ocasião da ida de D. Luís Mascarenhas às minas do Cuiabá (?) , ficou na regência da cidade e das vilas de Serra Acima, conservando o povo em paz e união -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

FOLHAS DE SERVIÇOS na qual... [s.l.], [ca. 1746].

Resumo: FOLHAS DE SERVIÇOS na qual consta que Antônio da Silveira e Mota, foi alferes "entretido", ajudante de tenente do Governo da capitania de São Paulo e em 1728 encarregado pelo governador daquela capitania (Antônio da Silva Caldeira Pimentel) de levar preso o tenente de mestre de campo Manuel Borges de (Figueiredo) para a capitania do Rio de Janeiro e em 1730, mandado conduzir os reais quintos à Casa da Moeda do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): 2 folha de serviço. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

FOLHA DE SERVIÇOS do sargento-mor... [s.l.], [post. 1777].

Resumo: FOLHA DE SERVIÇOS do sargento-mor de Infantaria Auxiliar da Marinha e comandante da vila e praça de Santos, Francisco Aranha Barreto, onde consta ter o dito oficial servido na capitania de São Paulo desde 1 de Abril de 1723 até 15 de Novembro de 1789, ocupando sucessivamente os postos de soldado voluntário, cabo de esquadra sargento supra, alferes, tenente, capitão de Infantaria da guarnição da praça de Santos, sargento mor de Infantaria Auxiliar da Marinha e comandante da mesma vila. No decurso do mencionado tempo, sendo sargento supra no ano de 1735, foi destacado com dez soldados para as Minas de Goiás. Em 1736 ocupando o posto de sargento do número foi mandado por duas vezes às minas de Apiaí. Como alferes, em 1742 foi encarregado de vigiar os baleeiros na Ilha de São Sebastião, e desde 1749 até 1757 foi destacado para Fortaleza da Barra Grande. Em 1750 conduziu os quintos de ouro para o Rio de Janeiro; e em 1753 passou a comandar um destacamento na cidade de São Paulo. Nos anos de 1755, 56 e 57 tornou a levar os quintos para o Rio de Janeiro. Em 1762 foi com o governador da praça de Santos, Alexandre Luís de Sousa e Meneses para São Paulo, a fim de formar quatro Companhias de Soldados Aventureiros para irem para o Rio Grande. Em 1767 estava de regresso à praça de Santos, donde partiu com a sua companhia para a vila de Paranaguá (Pernagoa) . Tendo mandado à repartição das terras minerais do rio de "Asunguy" com igual capacidade e honra cumpriu a sua missão. depois do que foi mandado vir para a vila de Santos em Fevereiro de 1773 e para a vila de Iguatemi (Igatimy) . Em 1777 foi promovido ao posto de sargento-mor de Infantaria Auxiliar da Marinha da vila de Santos onde igualmente exercia o cargo de comandante da mesma praça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria