Mostrar 87 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria São Paulo (estado) EDUCAÇÃO
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

CARTA de José da Silva... [s.l.], [s.d.].

Resumo: CARTA de José da Silva Costa pedindo a nomeação para o cargo de secretário do Governo da capitania de São Paulo, ou do Maranhão ou em qualquer outra secretaria, alegando os bons serviços prestados como professor no Régio Seminário do Patriarcado, na criação e fundação da Real Biblioteca da Corte, e no lugar de secretário do reino de Angola. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA de frei Francisco de... [s.l.], [s.d.].

Resumo: CARTA de frei Francisco de Sampaio, dizendo que a Mesa da Consciência e Ordens necessita de um atestado "que contenha a solução dos seguintes artigos": que, depois que os bens dos padres da Companhia de Jesus passaram para a propriedade régia, se conservou sempre no Colégio da cidade de São Paulo um capelão, não colado, mas amovível, ao arbítrio dos generais; que este capelão é obrigado a celebrar missa naquela igreja aos domingos e dias santos; que vence anualmente cento e vinte mil réis de ordenado, pagos pela Fazenda Real. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do (governador e capitão-general... São Paulo, 16 dez. 1806.

Resumo: CARTA do (governador e capitão-general de São Paulo) , Antônio José da Franca e Horta, para o (Príncipe Regente D. João) informando que o requerente Joaquim de Oliveira Alvares que tinha pedido a graça de lente do Corpo de Artilharia da capitania de São Paulo, dava a sua aula todos os dias, não só de Ciências Matemáticas, mas também de Língua Francesa e Topografia, a fim de instruir os indivíduos do mesmo Corpo, apesar das obrigações do seu posto. Os seus alunos aproveitavam muito do seu ensino, o que não tinha acontecido com o sargento mor comandante da Brigada da Artilharia, Tomás da Costa Correia Rebelo e Silva, que se ausentou para Mato Grosso, e com Caetano José Pinheiro, nomeado para substituto do dito Tomás da Costa, que nunca apareceu nem foi à capitania. Diz que os lentes dos Regimentos de Artilharia tinham o soldo de vinte mil réis mensais, pelo exercício da sua cadeira, e o mesmo soldo parece ter sido conferido a muitas capitanias. Pelo gênio e atividade do requerente, diz que o achavam digno da graça que pediu, e de todas as outras com que o (Príncipe Regente D. João) achar por bem remunerá-lo. -- Anexo(s): provisão (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do ouvidor sindicante, Joaquim... São Paulo, 08 ago. 1806.

Resumo: CARTA do ouvidor sindicante, Joaquim Procópio Picão Salgado, para o (Príncipe Regente D. João) , dizendo que pela Provisão de 26 de Março de 1805, começou a tirar residência ao bacharel Luís Joaquim Duque Estrada Furtado de Mendonça, de todo o tempo que serviu no lugar de juiz de fora da vila de Santos, e, pelos seus termos e autos, se vê que este ministro era inteligente, afável e compreensivo. -- Anexo(s): Autos de residência, edital, 5 termos de assentadas, termo de encerramento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do professor de Retórica,... São Paulo, 08 out. 1805.

Resumo: CARTA do professor de Retórica, da cidade de São Paulo, Estanislau José de Oliveira, natural de Alenquer, para o Príncipe Regente D. João, comunicando ter regido a cadeira de Retórica, durante alguns anos, em Vila Boa de Goiás, sendo transferido, em 1794, para aquela cidade, onde ainda reside e exerce o mesmo cargo. Não teve ajuda de custo para a viagem, que durou cerca de três meses, recusando-se a Fazenda Real a pagar-lhe o ordenado durante esse tempo, assim como as despesas de transporte. Pela carta régia de 19 de Agosto de 1799, o governador da capitania, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, de acordo com a Bispo da diocese (D. Mateus de Abreu Pereira) , passou-lhe nova carta de nomeação, com o vencimento inicial de 440 réis. Porém, constando-lhe que a Fazenda Real tenciona diminuir os honorários dos professores da capitania, pede que, não só lhe seja pago o seu vencimento, como seja ordenado à Fazenda Real para lhe entregar as importâncias que lhe deve. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do desembargador dos agravos,... São Paulo, 05 dez. 1803.

Resumo: CARTA do desembargador dos agravos, da suplicação em deligência, Antônio Luís de Sousa Leal, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, visconde de Anadia, (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) , dando conta das dificuldades passadas, durante a viagem, até Goiás, para onde foi em comissão. Diz que o precederam, na partida de São Paulo, o governador (e capitão general da capitania) do Mato Grosso e o governador (e capitão general da capitania) de Goiás, (D. Francisco de Assis Mascarenhas) . Nomeou escrivão da deligência um professor de gramática em Mato Grosso, Francisco José de Freitas. Além das dificuldades por que teve de passar, provocadas pela mau tempo, teve de vencer aquelas que o exgovernador de Goiás, Tristão da Cunha de Meneses, citou, por não querer retirarse do dito cargo, e ser substituído pelo seu sucessor, D. Francisco de Assis Mascarenhas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA (cópia da) do (professor... São Paulo, 29 jun. 1803.

Resumo: CARTA (cópia da) do (professor de Ciências Naturais) , João Manso (Pereira) ao (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Antônio José da Franca e Horta, sobre as experiências que fez com os peritos de Taubaté e sobre o modo de preparar o enxofre. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do (professor de História... São Paulo, 02 set. 1802.

Resumo: CARTA do (professor de História Natural) João Manso (Pereira) para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) visconde de Anadia (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) dizendo que, na sua proposta, já dera uma idéia sucinta do trabalho do salitre, de que foi encarregado pelo (Príncipe Regente D. João) , e que presentemente tentava remediar a falta de "solimão" que havia na Real Casa da Fundição. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA DE NOMEAÇÃO do governador... São Paulo, 01 ago. 1801.

Resumo: CARTA DE NOMEAÇÃO do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, presidente da Junta da Administração e Arrecadação da Fazenda Real e Inspetor dos Estudos, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, provendo o bacharel Francisco Vieira Goulart na cadeira de Filosofia Racional e Moral, da cidade de São Paulo, de acordo com o Bispo da mesma capitania (D. Mateus de Abreu Pereira) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do conselheiro (do Conselho... Lisboa, 11 mar. 1801.

Resumo: CARTA do conselheiro (do Conselho Ultramarino) Francisco da Silva Corte-Real, ao (Príncipe Regente D. João) , comunicando não constar na Secretaria qualquer ordem expedida ao bacharel Sebastião Luís Tinoco da Silva. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do (professor de História... Santos, 20 set. 1799.

Resumo: CARTA do (professor de História Natural e morador na vila de Santos) João Manso (Pereira) , para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando-o do fato de ter recebido uma sua carta, juntamente com exemplares das Memórias que havia escrito, e que tinham merecido a sua aprovação, coisa que ele achava muito prometedora. Diz ter-se preocupado sempre com o nitro e ter mandado construir em Santos uma nitreira, de cujos resultados obtidos esperava tirar lição para experiências futuras. Tem contudo algumas dúvidas quanto ao futuro da nitreira, considerando as dificuldades que encontrava. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do (professor de História... Santos, 20 set. 1799.

Resumo: CARTA do (professor de História Natural, morador em Santos) João Manso (Pereira) para Frei José Mariano da Conceição Veloso falando pormenorizadamente, da sua nitreira na vila de Santos. Lembra o fato de já lhe ter escrito a respeito da "Metafisica Nitreira" de (Santa Ana de) Parnaíba, e notifica-o de já ter informado o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , D. Rodrigo de (Sousa Coutinho) , a propósito da Real Nitreira de Santos. Pede que as vilas de Paranaguá, Cananéia, Iguape, São Sebastião e Ubatuba, contribuam com potassa, e que se reduzam as cinzas as árvores deitadas abaixo para abertura do novo caminho de Santos até o Rio Cubatão. Informa remeter salitre (para a Europa) para poder vir a saber se serve para o fabrico de pólvora. Expõe por último outros processos, que imagina, para poder obter o tão desejado salitre, como terra das sepulturas, etc -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA (cópia da) do (professor... Santos, 19 set. 1799.

Resumo: CARTA (cópia da) do (professor de História Natural e morador na vila de Santos, João Manso Pereira, para o (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Antônio Manuel de Melo e Castro e Mendonça, informando-o de ter acabado de encher no dia 10 (de Setembro de 1799) a pequena nitreira de que dera parte ao governador a 21 de Julho, (de 1799) . Diz ainda ter-lhe enviado uma amostra de salitre, tendo dito, então, a proporção de nitro que se formara. Fala ainda do tratamento que usou par obter e do que existia no nitreiro e o informa do que mais convém para o desenvolvimento desta. Pede que o índio Luís Francisco seja isento de qualquer outro trabalho, e aumentado o seu salário, para se poder dedicar ao seu trabalho respeitante à nitreira. Pede também que tome providências a respeito das cinzas e potassa, tão necessárias ao tratamento químico do salitre, pois tudo dependerá do preço destas. Fala também do trabalho que, para juntar estas, teve de dispender. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do (professor) João Manso... São Paulo, 12 ago. 1797.

Resumo: CARTA do (professor) João Manso (Pereira) , para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , D. Rodrigo de Sousa Coutinho, agradecendo a primeira memória da "obra das Viagens Metallurgicas de M. Iars", e tudo o mais que o mesmo ministro lhe tem feito. Vai remeter ao Reverendo Frei José (Mariano da Conceição Veloso) , informação sobre o transporte das aguardentes, e dispõe-se a partir para Sorocaba. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTAS do Bispo de São... Vila de Santos, 19 mai. 1797.

Resumo: CARTAS do Bispo de São Paulo, D. Mateus de Abreu Pereira, para D. Maria I, e para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, a primeira informando ser o Padre Antônio Gonçalves Ribas, natural de Santos, pároco há muitos anos, sempre com comportamento exemplar. Por esse motivo indica-o para se lhe mandar passar carta de apresentação, para que seja colado; a segunda, expondo que o bacharel Francisco Leandro de Toledo Rendon (Rondom) , que foi ouvidor de Paranaguá , é de exemplar costume, muito amante do bem publico e do serviço de Sua Magestade, pelo que pede que interceda, a fim de ele ser despachado ouvidor da cidade de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do Bispo de São... Lisboa, 10 dez. 1796.

Resumo: CARTA do Bispo de São Paulo, D. Mateus (de Abreu Pereira) , ao (ministro e secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos) , D. Rodrigo de Sousa Coutinho, na qual diz que deseja saber se a nomeação dos professores de gramática Latina, Filosofia e Retórica, naquele bispado, pertence aos bispos ou aos governadores, ou a ambos. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do Bispo de São... Ventosa do Bairro, 07 jul. 1795.

Resumo: CARTA do Bispo de São Paulo, D. Mateus de Abreu Pereira, a Luís Pinto Balsamão, pedindo-lhe que autorize a nomeação do bacharel Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, natural da Ilha da Madeira, para um dos canonicatos vagos na Sé de São Paulo, alegando que para o desempenho de tal cargo ele é possuidor de excelsas virtudes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do Conselheiro (do Conselho... Lisboa, 01 jul. 1795.

Resumo: CARTA do Conselheiro (do Conselho Ultramarino) , Francisco (da Silva) Corte Real, para (D. Maria I) , informando que, nos Livros da Secretaria, consta que todas as ordens expedidas ao bacharel Francisco Leandro de Toledo Rendon, que servira de ouvidor de Paranaguá, foram cumpridas. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do ouvidor da comarca... Paranaguá, 28 jun. 1794.

Resumo: CARTA do ouvidor da comarca de Paranaguá, Manuel Lopes Branco e Silva, para (D. Maria I) , informando que pelos depoimentos das testemunhas inquiridas na Residência do ex-provedor dos Defuntos e Ausentes da mesma comarca, bacharel Francisco Leandro de Toledo, a que procedera em virtude da Provisão de 22 de Agosto de 1793, apurara que o dito ministro sindicado servira o seu cargo com muita inteireza e retidão e limpeza de mãos. A idêntica conclusão chegara, pela informação particular que obtivera sobre o mesmo sindicado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do ouvidor da comarca... Paranaguá, 28 jun. 1794.

Resumo: CARTA do ouvidor da comarca de Paranaguá, Manuel Lopes Branco e Silva, para (D. Maria I) , em resposta à Provisão de 22 de Agosto de 1793, informando, que, pelos depoimentos das testemunhas inquiridas na residência do bacharel Francisco Leandro de Toledo (Rendon) , ex-ouvidor e provedor da mesma comarca, consta que o sindicado serviu os referidos cargos com honra e retidão, cumpriu sempre as leis e, pelos seus modos afáveis, tornou-se estimado de todos, procurando que a paz reinasse na sua comarca. Além das qualidades apontadas é culto, hábil e inteligente, tornando-se digno de continuar ao serviço da Rainha. Não remete a devassa tirada aos oficiais que com ele serviam por não lhes ser encontrada culpabilidade alguma. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 87