Mostrar 4250 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria Brasil. Fundação Biblioteca Nacional. Projeto Resgate "Barão do Rio Branco" Rio de Janeiro (estado) Século XVIII
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

OFÍCIO do [capitão engenheiro] Gregório... Rio de Janeiro, 16 jun. 1701.

Resumo: OFÍCIO do [capitão engenheiro] Gregório Gomes [Henriques] ao governador e [capitão-geral] do Rio de Janeiro, [Artur de Sá e Meneses] informando seu parecer sobre o que expôs o sargento-mor engenheiro Francisco Pimentel acerca das fortificações da Ilha Grande e da vila de Santos, descrevendo a localização e as distâncias em que estas se encontram das principais vilas, as ilhas e localidades que estão ao redor das mesmas e a capacidade de resistência destas fortalezas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador e capitão-geral... Rio de Janeiro, 21 jun. 1701.

Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-geral do Rio de Janeiro, Arthur de Sá e Meneses], ao [secretário de estado, Mendo de Fóios Pereira], sobre informação do capitão engenheiro Filipe Carneiro a respeito da construção de uma fortaleza na vila de Santos, concordando com o engenheiro acerca da localização escolhida para se erguer o forte para defender a barra, sugerindo que seja feito de pedra e cal e indicando as quantias que devem ser aplicadas nesta obra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [ex-governador do Rio... [Lisboa], 03 jan. 1711.

Resumo: OFÍCIO do [ex-governador do Rio de Janeiro], D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastre, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre a necessidade de se reforçar a defesa do Brasil, fornecendo uma avaliação da situação dos Terços e Fortalezas do Rio de Janeiro, indicando os postos que estão vagos e os que precisam de novos oficiais, por incapacidade e velhice dos militares que lá estão, bem como por deserção. -- Anexo(s): pareceres. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário do Governo... Rio de Janeiro, 29 abr. 1712.

Resumo: OFÍCIO do [secretário do Governo do Rio de Janeiro], João de Oliveira, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre o envio dos papéis de serviços declarados em uma lista, dos quais passara recibo para que os procuradores os encontrassem na secretaria daquele tribunal. -- Anexo(s): parecer. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [provedor da Fazenda... Rio de Janeiro, 16 jun. 1714.

Resumo: OFÍCIO do [provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro], Luís de Almeida Correia de Albuquerque ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, remetendo as letras dos efeitos que pertencem ao rei [D. João V]. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador do Rio... Rio de Janeiro, 17 mai. 1719.

Resumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque ao [vice-rei da Índia, conde da Ericeira, D. Luís Xavier de Meneses], sobre a entrada no porto da dita cidade de uma nau de Macau, os problemas surgidos nos 75 dias de viagem e as notícias que trouxe do Governo da Índia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador do Rio... Rio de Janeiro, 10 jul. 1719.

Resumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires Saldanha de Albuquerque, ao [vice-rei da Índia], conde da Ericeira, [D. Luís Xavier de Meneses], sobre as notícias da família de ambos, a morte do [ex-] governador desta capitania, Antônio de Brito [Freire de] Meneses, e a informação de que naus da Índia tinham ancorado na Bahia por causa do mau tempo e com pequenas avarias; dando conta do cumprimento da ordem régia para estabelecer uma contribuição paga pelos moradores para se instituir uma nau guarda-costas por causa dos piratas que infestam esta costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... Rio de Janeiro, 18 jul. 1719.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara do Rio de Janeiro ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre terem sido informados que o dito secretário havia recebido as propinas pagas pelo senado ao mesmo, através de seu procurador Julião Rangel de Sousa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [provedor da Fazenda... [Lisboa], 22 dez. 1719.

Resumo: OFÍCIO do [provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, preso na cadeia da Corte], Bartolomeu de Sequeira Cordovil, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, remetendo cópia da devassa que lhe foi solicitada e o relatório das testemunhas sobre o navio que apareceu na costa do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): termo de juramento (traslado). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário das Mercês... Lisboa, 13 mar. 1720.

Resumo: OFÍCIO do [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia ao [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, sobre o padre franciscano da Província do Algarve, frei Antônio de Assunção, que assiste há mais de quarenta anos no Rio de Janeiro, e solicita permissão para permanecer nesta capitania, em consideração aos achaques que padece e sua avançada idade; determinando que se for legítimo o que alega, que não seja constrangido a embarcar para o Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de [secretário das Mercês... Lisboa, 23 mar. 1720.

Resumo: OFÍCIO de [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, ao governador do Rio de Janeiro, Aires de Saldanha de Albuquerque, sobre o alvará que extinguiu a Junta do Comércio, unindo-a aos Armazéns da Coroa e expediente dos comboios e entregando sua administração ao Conselho da Fazenda, determinando que assim que a ordem chegar mande o provedor da Fazenda Real desta capitania [Manoel Correia Vasques] tomar posse de tudo o que estiver a cargo do administrador da dita Junta. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [provedor da Casa... Rio de Janeiro, 24 jul. 1720.

Resumo: OFÍCIO do [provedor da Casa da Moeda do Rio de Janeiro], Manoel de Sousa, ao [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, informando acerca dos trabalhos na Casa da Moeda, do quinto do ouro, a criação de uma casa da moeda em Santos, para colher o ouro que é remetido das minas via São Paulo, reduzindo o descaminho do ouro naquela região. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [provedor da Casa... Rio de Janeiro, 08 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do [provedor da Casa da Moeda do Rio de Janeiro], Manoel de Sousa, a [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, sobre o provimento de José Batista Lisboa no lugar de moedeiro da Casa da Moeda, em atendimento a um pedido do dito secretário; e informando o estado de sossego em que se encontra a região das minas, e as prisões que o governador [do Rio de Janeiro, Aires de Saldanha de Albuquerque] tem feito lá para que tal estado se mantenha. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 09 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, D. frei Francisco [de São Jerônimo] ao secretário [das Mercês e Expediente], [Bartolomeu] de Sousa Mexia, informando a necessidade de se criar um Bispado na região das minas para dar os sacramentos aos cristãos daquela região e para disciplinar os religiosos ali residentes; sugerindo que este Bispado seja criado semelhantemente ao do Pará e seja estabelecido na Igreja de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, localizada no meio da região das minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador do Rio... Rio de Janeiro, 09 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, sobre não ser possível aplicar o rendimento da contribuição estabelecida para a guarda desta costa na despesa dos comboios, por não ter sido cobrado ainda tal contribuição, visto não ter chegado a nau guarda-costa, bem como por causa dos enormes gastos que são feitos no Socorro da Nova Colônia [do Sacramento], informando ter retirado o dinheiro necessário para a expedição da frota do cofre dos Defuntos e Ausentes, por empréstimo; indicando ainda, os cuidados que têm sido tomados na Alfândega com a descarga das naus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_Consultas do Rio de Janeiro, cód. 233, fl. 210 v -211.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [governador do Rio... Rio de Janeiro, 09 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, sobre os presos da rebelião das minas, [a revolta de Felipe dos Santos em Vila Rica], informando que Sebastião da Veiga [Cabral] encontra-se entre os presos que estão chegando ao Rio de Janeiro, e que para que a tranqüilidade retorne aquela região é necessário que não se permita o regresso deste às minas; informando ter reunido em uma junta o povo, a Câmara e o provedor da Casa da Moeda desta cidade para adiar por um mês a partida da frota, a fim de se carregar convenientemente os navios, mas que o comandante da frota só concedeu mais dez dias além dos 40 já estabelecidos em seu regimento; sugerindo novamente a construção da Alfândega daquela cidade em local apropriado para melhorar a arrecadação da Fazenda Real. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 09 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, D. frei Francisco [de São Jerônimo] ao [secretário das Mercês e Expediente, Bartolomeu de Sousa Mexia] sobre as cartas recebidas, o encaminhamento de alguns religiosos recomendados a igrejas na região das minas e a falta de notícias do padre João da Fé. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador do Rio... Rio de Janeiro, 09 ago. 1720.

Resumo: OFÍCIO do governador do Rio de Janeiro, Aires de Saldanha de Albuquerque, ao [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, sobre a correspondência trocada com o dito secretário na frota passada; aludindo a contribuição que estabeleceu nesta praça para o sustento da nau destinada a guardar esta costa dos piratas, que ultimamente não têm navegado nela; informando que os estrangeiros andam negociando nos postos de sua jurisdição, apesar de suas diligências para inibir tal comércio; informando ter prestado todo o auxílio ao padre frei Antônio da Assunção como lhe fora solicitado; dando conta da rebelião ocorrida na região das minas e de sua tentativa para adiar a expedição da frota por mais um mês. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de Estado],... Lisboa, 02 fev. 1721.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de Estado], Diogo Mendonça Corte Real, ao governador do Rio de Janeiro, [Aires de Saldanha de Albuquerque], sobre o requerimento de frei Paschacio do Sacramento, frei Antônio do Espírito Santo, frei Miguel da Anunciação e frei Tomé da Penha, solicitando permissão para pedir esmola nos santos lugares de Jerusalém, e a mesma permissão para que o frei Manuel de Jesus Maria faça o mesmo naquela capitania e seus sertões, conforme a nomeação que receberam do Comissário Geral da Terra Santa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado],... Lisboa, 03 abr. 1722.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [governador do Rio de Janeiro], Aires de Saldanha de Albuquerque, informando ter recebido as cartas enviadas pelo dito governador, e informando que o Conselho Ultramarino está providenciando a escolha de seu sucessor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 4250