Mostrar 5 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria São Paulo (estado) Século XVII
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

REPRESENTAÇÃO da Câmara da vila... Santos, 23 jan. 1619.

Resumo: REPRESENTAÇÃO da Câmara da vila de Santos, a (D. Filipe II) , sobre a chegada de Martim de Sá e do mineiro e materiais para o desenvolvimento das minas da capitania (de São Paulo) , ao qual está assistindo, nesta vila, seu pai, Salvador Correia de Sá, superintendente geral das minas do Brasil, encarregado da pesquisa das referidas minas apesar da sua muita idade, com serviços prestados em defesa do Brasil, no Cabo Frio e no Rio de Janeiro, por uma provisão de El-Rei, tendo também levado cavalos a Angola. A mesma Câmara agradece, a eleição de Martim de Sá, para a defesa daquela costa o qual já prestou muitos serviços. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara... Santos em Câmara, 29 nov. 1675.

Resumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da vila de Santos, capitania de São Vicente, ao (Príncipe Regente D. Pedro) , informando que o ouvidor geral do (Rio de Janeiro) , Dr. Pedro de Unhão Castelo Branco, foi àquela vila e não lhes quíz levar em conta os gastos que fizeram com as festas de Sua Alteza, que sempre se realisaram ali e em todas as outras Câmaras daquela capitania, da do Rio de Janeiro, e em todo o Brasil, sem que nunca os ouvidores-gerais tivessem reparado nisso. E, como a vila e as seus moradores são pobres, pedem ao Príncipe Regente que os alivie daquele pagamento pois não farão mais gasto algum com tais festas e cumprirão o que o dito ouvidor geral lhes deixar em capítulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara... Paranaguá, 25 ago. 1679.

Resumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara da vila de Paranaguá , ao (Príncipe Regente D. Pedro) , queixando-se da pobreza em que vivem os moradores daquela vila, sobrecarregados de tributos e impossibilitados de pagarem a um vigário que lhes ministre os sacramentos, e pedindo, por estas razões, que este seja pago pela Fazenda Real. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara... São Paulo em Câmara, 29 dez. 1681.

Resumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara de São Paulo ao (Príncipe Regente D. Pedro) , informando dos descaminhos dos índios das aldeias daquela vila, que a Camara administra, os quais, fugindo do serviço do descobrimento das minas, se retiram para as vilas circunvizinhas. Pedem ordem para que todas as pessoas que os tiverem em suas casas ou os ocuparem em qualquer serviço particular, sem licença da dita Câmara, sejam condenadas, pois este é o único meio de acabar com o descaminho dos índios. e ainda que na recondução destes, a Câmara possa agir independentemente das outras vilas do sul, enviando oficiais com vara e alçada que têm por mandado do desembargador sindicante João da Rocha Pita. Dizem ainda que, como em algumas daquelas aldeias assistem ermitães e capelães e os moradores circunvizinhos se valem das aldeias dos índios, causando a estes grandes danos, pediram ao administrador do Rio de Janeiro, Francisco da Silveira Dias, que provesse aqueles capelães e ermitães nas aldeias, e em sua ausência o vigário geral de (São Paulo) , e que este pedido foi deferido, dizendo o dito administrador não poder ceder a sua jurisdição. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara... São Paulo em Câmara, 18 mar. 1698.

Resumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Câmara de São Paulo, a (D. Pedro II) , na qual dizem ter sido deferido por este Rei, em carta de Janeiro de 1694, a petição que lhe fizeram para se fazer o ajustamento das administrações dos índios pelo Governador do Rio de Janeiro, por lhes ficar muito distante o da Bahia. E, como se encontra na capitania dae (São Paulo) o (governador do Rio de Janeiro) , general Artur de Sá e Meneses, pedem ao Rei que mandem passar as ordens necessárias para que o dito general ajuste o que ficou estabelecido e libre assim os escrúpulos das más consciências. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria