Mostrar 12 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate] EDUCAÇÃO
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

PORTARIA dos requerimentos de José... Lisboa, 20 jul. 1822.

Resumo: PORTARIA dos requerimentos de José de Almeida Vasconcelos, soldado do 2º Regimento de Milícias da Bahia, pedindo baixa do posto para ir estudar na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do chanceler da Relação... Lisboa, 07 nov. 1759 a 12 abr. 1760.

Resumo: CARTA do chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, ao rei D. José, sobre o sequestro, inventário, venda e administração dos bens dos Jesuítas, avaliação das suas livrarias, relíquias do padre José de Anchieta, etc. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]ao chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, encarregando-o de realizar o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CERTIDÃO do juiz de fora do Cível e Crime da Bahia, João Ferreira de Bettencourt, sobre as diligências relativas ao sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao vice-rei, marquês do Lavradio, sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do marquês do Lavradio ao desembargador, chanceler Tomás Roby, em resposta a uma outra. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para o Juízo da Inconfidência, em Lisboa, o dinheiro da venda do sequestro dos bens dos Jesuítas. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para Lisboa, as relíquias do padre Anchieta, que estavam no colégio que foi dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

CARTA do cabido da Sé... Vila de São Jorge, 29 abr. 1760.

Resumo: CARTA do cabido da Sé da Bahia ao rei D. José, sobre a remessa do inventário dos bens sequestrados na igreja e colégio dos Jesuítas da Vila de São Jorge dos Ilhéus. TERMO DE CONFERÊNCIA e concórdia dos depositários dos bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, capitania de Ilhéus, feito por ordem do marquês do Lavradio, vice-rei do Estado do Brasil, dos padres da Companhia de Jesus, Manuel Francisco Lima, Amaro Fernandes de Macedo, Francisco Alvares dos Reis, e o reverendo, vigário da Vara e Matriz da mesma vila, licenciado Luiz Soares de Araújo, por parte do reverendíssimo cabido da Sé Vacante. PORTARIA do cabido da Bahia ordenando que o licenciado Luiz Soares de Araújo recebesse dos depositários, os bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, capitania de Ilhéus. INVENTÁRIO das alfaias, ornamentos, ouro, prata, imagens, e mais pertences da igreja e colégio dos Jesuítas da Vila de São Jorge. TERMO DA ENTREGA dos depositários, dos bens sequestrados do colégio da Vila de São Jorge, ao licenciado Luiz Soares de Araújo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo... Nossa Senhora da Ajuda, 11 ago. 1695 a 25 mai. 1766.

Resumo: REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao rei, solicitando para ser conservada na catedral e não, transferida para a Igreja do Colégio dos Jesuítas, como pretendia o cabido, enquanto durassem as repações da Sé. PORTARIAS (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao seu escrivão Manuel de Moura Negrão, ordenando que passasse cópias de documentos. OFÍCIOS (2) do cabido da Sé da Bahia à Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o 1º, sobre sua mudança para a igreja do Colégio dos Jesuítas, para que a irmandade pudesse acompanhá-lo, e para que pudesse fazer sua residência onde estava o corpo capitular, o 2º, solicitando aumento do auxílio que recebia, por causa da assistência em festividades. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]determinando que o cabido da Bahia celebrasse os ofícios divinos na igreja do colégio que foi dos padres da Companhia de Jesus, enquanto durasse a reedificação da Sé. TERMO DA RESOLUÇÃO tomada pela Mesa e Junta da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu sobre a passagem dessa irmandade para a igreja do colégio dos padres da Companhia PETIÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao arcebispo da Bahia, solicitando autorização para permanecer na igreja da Sé e não, ser transferida para a igreja do Colégio dos Jesuítas. DESPACHO do arcebispo da Bahia sobre o pedido da Irmandade do Santíssimo Sacramento para permanecer na igreja da Sé. OFÍCIO da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em resposta a um ofício do cabido sobre sua mudança para o Colégio dos Jesuítas. PETIÇÕES (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento, a 1ª, ao governador, capitão general da Bahia, conde de Azambuja, solicitando para que fosse feita uma vistoria no edifício da Sé para averiguar se existia perigo dos ofícios divinos serem feitos ali, a 2ª, ao cabido, solicitando autorização para o Corpo de Deus percorrer a freguesia. AUTOS DEVISTORIA na Sé da Bahia, que expôs que não existia perigo para celebra-se ali os ofícios divinos. TERMO DA RESOLUÇÃO da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu suspender os sermões dos terceiros domingos dos meses, para diminuir despesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIOS (2) o 1º, do... Bahia, 30 jun. 1766.

Resumo: OFÍCIOS (2) o 1º, do governador, conde de Azambuja, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o requerimento do provedor e irmãos da Misericórdia da Bahia, solicitando uma quantia que António Dias de Jesus, de quem eram testamenteiros, tinha depositado no Colégio dos Jesuítas, quantia essa, que constava dos autos do sequestro feito dos bens desse mesmo colégio, o 2º, da Junta da Administração da Fazenda ao conde de Azambuja, sobre o mesmo assunto. PORTARIA do governador, conde de Azambuja, à Junta da Administração da Fazenda e Fisco Real, ordenando que informasse sobre uma quantia que António Dias de Jesus tinha depositado no Colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA do Conselho Ultramarino, ordenando... Lisboa, 20 out. 1772.

Resumo: PORTARIA do Conselho Ultramarino, ordenando ao intendente geral do Comércio, Agricultura e Manufacturas da capitania do Pará, João de Amorim Pereira, que tire residência aos serviços prestados pelo bacharel José Feijó de Melo e Albuquerque, no cargo de ouvidor geral da capitania do Pará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA do [secretário de estado... Queluz, 01 jul. 1802.

Resumo: PORTARIA do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], autorizando a passagem do bacharel Manoel Joaquim da Silveira Félix para o Rio de Janeiro e daquela cidade para Goiás, onde irá servir no lugar de secretário do governo daquela capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA (cópia) do [secretário de... Rio de Janeiro, 25 out. 1821.

Resumo: PORTARIA (cópia) do [secretário de estado da Fazenda do Brasil e mordomomor da princesa D. Maria Leopoldina], conde da Lousã, D. Diogo [de Meneses de Eça], ordenando que o desembargador do Paço Juiz da Alfândega do Rio de Janeiro mande proceder ao ponto dos oficiais e guardas da mesma alfândega, multando aos que não virem, ou não comparecerem no horário das 9: 00 h da manhã, relevando os que não conseguirem por impedimento, devendo estes de imediato participar e apresentar a presente certidão de professor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA do [secretário de estado... Queluz, 09 abr. 1822.

Resumo: PORTARIA do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela, remetendo ao Conselho de Estado a proposta dos lentes da Academia de Marinha para se prover o lugar de substituto extraordinário; informando que o bacharel João Batista já foi demitido a seu pedido do lugar de lente de Geometria do seminário de São José no Rio de Janeiro. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA pela qual se mandou... Lisboa, 21 mai. 1727.

Resumo: PORTARIA pela qual se mandou passar provisões para cada um dos Colégios da Companhia do Jesus da Província do Brasil ter o seu livro de notas para o lançamento das escrituras. -- Anexo(s) de: n.º 5741. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

PORTARIA pela qual se mandou... Lisboa, 04 abr. 1729.

Resumo: PORTARIA pela qual se mandou passar a Luiz Gago da Câmara e a seu genro José Viegas Lisboa, alvará de confirmação da sentença que tinham alcançado contra o Reitor do Colégio da Companhia de Jesus da cidade do Rio de Janeiro. -- Anexo(s) de: n.º 16674. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria