Mostrar 12 resultados

Descrição arquivística
Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate] Brasil. Fundação Biblioteca Nacional. Projeto Resgate "Barão do Rio Branco" Rio de Janeiro (estado) Professores
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

OFÍCIO do professor de Língua... Rio de Janeiro, 10 fev. 1787.

Resumo: OFÍCIO do professor de Língua Grega João Marques Pinto e do professor de Retórica Manoel Inácio da Silva Alvarenga na cidade do Rio de Janeiro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, solicitando que ponha na presença real a carta que enviam sobre o estado lastimoso em que se encontram os estudos de Filosofia, Retórica e Língua Grega no Rio de Janeiro pela oposição dos clérigos e religiosos ao seu desenvolvimento; na qual pedem que ninguém se ordene sem provar ter estudado as referidas matérias nas escolas régias; que o mesmo se pratique com os que se aplicarem à Cirurgia ou assentarem praça de cadete; sugerem o estabelecimento de um colégio público num edifício junto a São Francisco de Paula, que os jesuítas estavam edificando para casa de estudos. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO (cópia) do [vice-rei do... Rio de Janeiro, 31 out. 1795.

Resumo: OFÍCIO (cópia) do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros, da Guerra e interino da Marinha e Ultramar], Luís Pinto de Sousa [Coutinho], informando as ordens dadas aos chefes e comandantes dos Regimentos do Rio de Janeiro para que apresentassem relações descritivas daquelas Praças, quanto às idades e doenças dos oficiais inferiores e soldados agregados desses Corpos militares, os quais foram posteriormente examinados por professores de medicina e pelo cirurgião-mor do Hospital Militar, a fim de se conhecer a veracidade do seu estado de saúde e de algumas incapacidades assinaladas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 27 dez. 1798.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre o pagamento do ordenando do professor de Gramática Latina, Manoel Bonifácio de Sousa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 28 dez. 1798.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, remetendo relação do rendimento do subsídio literário dos anos de 1795, 1796 e 1797, do número de professores, dos ordenados que vencem e dos que estão vencidos. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do professor régio de... Rio de Janeiro, 04 mai. 1799.

Resumo: OFÍCIO do professor régio de Língua Grega, João Marques Pinto, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho], agradecendo a sua interferência para que ele fosse posto em liberdade depois de ter estado mais de dois anos preso, em virtude de injustiças e calúnias feitas e ditas contra ele; solicitando atenção à representação que fez com o professor de Retórica, em que pediam providências para a melhoria dos estudos de Humanidades; sobre a necessidade de receberem os ditos professores uma graça ou um hábito que os distinga. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 19 set. 1799.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, dando o seu parecer sobre a escolha de Manoel Felício da Rocha para reger a cadeira de Gramática Latina do Rio de Janeiro, que vagou por falecimento de Antônio de Sousa Ribeiro, e que se encontra substituindo na mesma cadeira, na capitania de São Paulo, o professor João Manso Pereira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 11 dez. 1799.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando ter recebido as novas disposições sobre a escolha de professores das escolas menores das capitanias do Brasil, que passam a ser escolhidos pelos bispos e os respectivos capitães generais. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 04 mar. 1800.

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando seu parecer sobre o requerimento dos professores da cidade do Rio de Janeiro, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva Alvarenga, denunciando as irregularidades existentes nos estudos de filosofia racional, retórica e teologia moral, e solicitando a tomada de providências a esse respeito. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 20 abr. 1800.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a representação feita pelos professores de Retórica, Teologia, Filosofia e Língua Grega, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva, informando o estado em que os professores régios encontraram a freqüência e aproveitamento daqueles Estudos na capitania, referindo-se ao abandono a que foram deixadas essas matérias pelos eclesiásticos responsáveis até então pelo ensino das mesmas. -- Anexo(s): representação (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [vice-rei do Estado... Rio de Janeiro, 05 nov. 1801.

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], D. Fernando José de Portugal [e Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], informando ter elogiado o chanceler da Relação [do Rio de Janeiro, Luís Beltrão Gouveia de Almeida] pelo seu desempenho; e ter expedido as ordens para a criação de uma aula régia de Desenho e Figura, sob a regência do artista Manoel Dias de Oliveira com o mesmo ordenado dos professores de Filosofia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do professor régio de... Rio de Janeiro, 15 mar. 1805.

Resumo: OFÍCIO do professor régio de desenho no Rio de Janeiro, Manoel Dias de Oliveira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], remetendo dois quadros para serem entregues ao príncipe regente [D. João]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do [secretário de estado... [Lisboa], 18 fev. 1811.

Resumo: OFÍCIO do [secretário de estado da Fazenda e presidente do Real Erário em Portugal], João Antônio Sálter de Mendonça, ao [governador do Reino, secretário de estado da Marinha e Ultramar e dos Negócios Estrangeiros e Guerra em Portugal], D. Miguel Pereira Forjaz [Coutinho], informando a falta de professores de Cirurgia na Corte do Rio de Janeiro, solicitando notícias a respeito dos conhecimentos e competência de Manoel Alves da Costa Barreto no exercício daquela profissão, devendo-se tomar todas as providências necessárias para que o suplicante e sua família sigam de imediato para aquela Corte. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria