Alagoas

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Alagoas

Termos equivalentes

Alagoas

Termos associados

Alagoas

41 Descrição arquivística resultados para Alagoas

41 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... barra de Coroípe, 12 out. 1770.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas bacharel Francisco Manuel de Sousa Costa ao [governador e capitão-general de Pernambuco Manuel da Cunha e Meneses] sobre o exame e devassa que fez acerca da arribada à barra de Coroípe de um navio holandês chamado Princesa do Brasil, de que é proprietário João Manuel da cidade de Amesterdão, capitão o holandês Jacob Blawn, fretado por Domingos Luís da Costa para a Costa da Mina. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Porto de Pedras, 28 abr. 1778.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a apreensão de caixas de açúcar a Diogo Francisco dos Santos proprietário do navio Novo, feito na Barra Grande, e o contrabando de caixas de açúcar da ilha de São Aleixo e de Una para a Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 6.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Porto de Pedras, 05 mai. 1779.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a visita e apreensão de caixas de açúcar à sumaca invocada Nossa Senhora do Rosário, Flor de São Miguel, mestre José Gonçalves, proprietário um comerciante da Bahia, entrada no porto da Barra Grande, e a outras duas com despachos da Bahia, fundeadas no porto de Santo António Grande, uma de que é mestre António Dias Santiago, proprietário Jácomo Rumachi D’ella Praça, outra de que é mestre Inácio Vicente Fernandes, proprietário José ou Fulano de Araújo; e o arrombamento e roubo que fizeram da casa do depósito onde se guardavam as caixas e apetrechos apreendidos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 7.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO de António da Costa... vila de Porto Calvo, dez. 1787.

Resumo: OFÍCIO de António da Costa de Araújo ao secretário de estado da Marinha e Ultramar [Martinho de Melo e Castro] sobre os vexames, roubos e extorsões que praticam o corregedor, escrivão e demais justiças com as viúvas e órfãos, donos dos engenhos e mais povo da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... vila de Atalaia, 20 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Atalaia ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas, denominadas dos Palmares e as dos campos de Inhaum, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... vila de Porto Calvo, 30 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Porto Calvo ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras, principalmente a sucupira, paus amarelos e pau brasil, para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO dos oficiais da Câmara... Alagoas do Sul, 30 set. 1796.

Resumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Alagoas do Sul ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... Alagoas do Sul, 18 out. 1796.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente para acautelar a conservação das matas, da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca, propondo a sua nomeação para o dito lugar sem ordenado ou emolumentos, apenas com a graduação de desembargador da Casa da Suplicação. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... vila de Alagoas, 28 fev. 1802.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Manuel Joaquim Pereira de Matos Castelo Branco ao [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, Joaquim José de Freitas] a enviar letra de quantia referente ao produto da distribuição e venda de impressos ao povo da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do capelão da vila... vila de Alagoas, 01 ago. 1806.

Resumo: OFÍCIO do capelão da vila de Alagoas, António Gomes Coelho, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo] a solicitar não ser condenado sem ser ouvido sobre as queixas que fazem por requerimento contra si. -- Anexo(s): requerimentos e certidão. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas... vila do Penedo, 20 jan. 1818.

Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas António Batalha ao governador e capitãogeneral da Bahia, conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a história dos acontecimentos da comarca depois da revolução de Pernambuco. -- Anexo(s): certidões. -- Observações: conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha e Brito, nomeado secretário de estado da Marinha e Ultramar em 1817, 06, 23.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador de Alagoas... vila de Maceió, 20 jan. 1818.

Resumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a impossibilidade de se consertar e apetrechar de sobresselentes o brigue Escuna Real. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: ofício nº 20.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador de Alagoas... vila de Maceió, 23 jan. 1821.

Resumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a construção da corveta de guerra que denominou de Rainha Carlota, e de que foi encarregado o mestre de Obras Públicas de Alagoas, Ângelo Dias Gomes, do qual envia requerimento em que pede promoção ao posto de Segundo Tenente da Armada Real, com o soldo da patente. -- Anexo(s): requerimento e instrumentos públicos. -- Observações: ofício nº 21.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador de Alagoas... Alagoas, 11 jul. 1821.

Resumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao secretário de estado da Marinha e Ultramar [Joaquim José Monteiro Torres] sobre o estabelecimento do Governo Provisório da província de Alagoas. -- Anexo(s): 2 vias dirigidas ao presidente do Congresso Nacional e lembrete. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do governador de Alagoas... Alagoas, 11 jul. 1821.

Resumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao [secretário dos Negócios Militares do estado do Brasil] Carlos Frederico Caula sobre o estabelecimento e composição da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas, e a solicitar autorização para regressar a Portugal para tratar da sua saúde e bens. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO da Junta do Governo... vila de Alagoas, 01 ago. 1821.

Resumo: OFÍCIO da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas ao [membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino em Lisboa] Francisco Maximiano de Sousa a enviar o auto da eleição e nomeação dos deputados da mesma província. -- Anexo(s): auto (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO da Junta do Governo... vila de Alagoas, 01 ago. 1821.

Resumo: OFÍCIO da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas ao [membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino em Lisboa] Francisco Maximiano de Sousa a enviar cópia do termo de instalação da mesma Junta. -- Anexo(s): termo (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO do presidente e representante... vila de Alagoas, 01 ago. 1821.

Resumo: OFÍCIO do presidente e representante da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao presidente do Congresso Nacional em Lisboa sobre a partida dos deputados da província às Cortes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO da Junta Provisional do... Alagoas, 06 out. 1821.

Resumo: OFÍCIO da Junta Provisional do Governo da província de Alagoas ao [secretário de estado da Guerra] António Teixeira Rabelo sobre o emprego e pagamento de soldos ao brigadeiro graduado Luís António da Fonseca Machado. -- Anexo(s): certidões e lembretes. -- Observações: António Teixeira Rabelo ocupou o cargo de Fevereiro a Setembro de 1821.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

OFÍCIO da Junta Provisional do... Alagoas, 12 nov. 1821.

Resumo: OFÍCIO da Junta Provisional do Governo da província de Alagoas ao secretário de estado da Marinha e Ultramar Joaquim José Monteiro Torres sobre a recepção da notícia e comemorações da chegada da família real a Lisboa, das Bases e Projecto da Constituição e Decretos do Soberano Congresso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria

Resultados 1 a 20 de 41