Resumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás] D. Francisco de Assis Mascarenhas, e do ouvidor da comarca, Joaquim Teotónio Segurado, ao príncipe regente [D. João], remetendo a justificação dos serviços prestados pelo professor régio de Gramática Latina de Vila Boa, padre Luís António da Silva e Sousa. -- Anexo(s): 18 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaGramática
19 Descrição arquivística resultados para Gramática
Resumo: CARTA do desembargador dos agravos, da suplicação em deligência, Antônio Luís de Sousa Leal, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, visconde de Anadia, (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) , dando conta das dificuldades passadas, durante a viagem, até Goiás, para onde foi em comissão. Diz que o precederam, na partida de São Paulo, o governador (e capitão general da capitania) do Mato Grosso e o governador (e capitão general da capitania) de Goiás, (D. Francisco de Assis Mascarenhas) . Nomeou escrivão da deligência um professor de gramática em Mato Grosso, Francisco José de Freitas. Além das dificuldades por que teve de passar, provocadas pela mau tempo, teve de vencer aquelas que o exgovernador de Goiás, Tristão da Cunha de Meneses, citou, por não querer retirarse do dito cargo, e ser substituído pelo seu sucessor, D. Francisco de Assis Mascarenhas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo de São Paulo, D. Mateus (de Abreu Pereira) , ao (ministro e secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos) , D. Rodrigo de Sousa Coutinho, na qual diz que deseja saber se a nomeação dos professores de gramática Latina, Filosofia e Retórica, naquele bispado, pertence aos bispos ou aos governadores, ou a ambos. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTAS (resumo das) do governador e capitão-general de São Paulo, Martim Lopes Lobo de Saldanha, contra o Bispo daquela Diocese (Frei Manuel da Ressurreição) nos anos de 1779, 1730 e 1781. Diz que o Bispo ordenara alguns estudantes daquela capitania e mais 200 da capitania de Minas (Gerais) , entrando nesta turba toda a qualidade de indivíduos das mais variadas profissões. Remete cópias de queixas que lhe foram apresentar alguns párocos, e diz que estes, para se conservarem nas igrejas são obrigados a concorrer para a subsistência do Bispo.Diz ainda que o Bispo absorve as cauções depositadas para os banhos dos casamentos, , que obriga os negros cativos a pagarem provisões para se casarem, que obriga os clérigos ordenados a pagarem uma provisão para dizer a Missa Nova e outra para continuarem a dize-la, multara as mulheres públicas em libras de cera para a igreja e que ordenou mais 15 estudantes, uns do bispado e outros das Minas Gerais, sendo que foram ordenados mais 217 clérigos, sem quaisquer estudos. Que suspendam o pagamento dos 800$00 que se davam ao Bispo, porque esta mercê tinha sido alcançada com promessas falsas. Em outras cartas do mesmo mês de Junho de 1780, dá conta da razão por que não pagara as côngruas vagas, nem as provisões nem ao provisor e ao vigário geral, nem ao professor de gramática.Enfim, queixa-se que o Bispo ofendera a sua posição de governador e que suas desordens perturbam o sossego público. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , D. Luís Mascarenhas, a (D. João V) sobre as dificuldades dos paulistas em mandarem os filhos estudar para fora da capitania, tudo se resolvendo desde que, contra a réplica dos oficiais da Câmara, o porto do Cubatão continuasse na posse dos padres professos da Companhia (de Jesus) , residentes na mesma capitania. Aceita o Rei, sob a sua proteção, o colégio dos mesmos e concede-lhes três mil cruzados de pensão anual para sustento de dezesseis padres com o encargo de lecionarem as cadeiras de Filosofia, Moral e Gramática, sem porem de lado os exercícios das missões. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do juiz e vereadores da vila de Mogi das Cruzes da capitania de São Paulo, ao príncipe regente [D. João], solicitando a confirmação do padre João Batista Rangel para professor de Gramática Latina. -- Anexo(s): 3 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor de gramática latina na cidade de São Paulo, André da Silva Gomes ao príncipe regente [D. João], solicitando a carta de confirmação no cargo que vinha exercendo interinamente de 1797 até 1801, quando tomou posse, como indicava o documento anexo. Porém, não tinha ainda recebido a carta de confirmação, o que solicitava neste momento. -- Anexo(s): instrumento em pública forma. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA da Câmara da vila de São Salvador dos Campos dos Goitacazes à rainha [D. Maria I], solicitando a criação do cargo de juiz de Fora para a vila, de tabeliães ou escrivães do Cível, Execuções e Crimes; nomeação de um fabricante secular para fazer os ornamentos e alfaias para a igreja; a doação de duas léguas de terras fronteiras desta vila e da outra banda do rio Paraíba, que havia sido doada para os índios aldearem-se; e o envio de um novo professor de Gramática Latina. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Goiana à rainha [D. Maria I], sobre a necessidade de melhorar a remuneração do professor de Gramática Latina daquela vila, João dos Reis Curado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Igaraçu ao rei [D. José I], sobre a falta de professor de Gramática Latina e solicitando que inclua a dita vila no mapa geral a fim de se suprir a falta de professor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general do Estado do Pará e Maranhão], Manuel Bernardo de Melo e Castro, para o rei [D. José I], sobre a nomeação de Eusébio Luís Pereira Ludon como professor régio da aula de Gramática e de Retórica da cidade de Belém do Pará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador Bernardo José de Lorena, para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, dando parecer sobre requerimento de Antônio José Coelho Fortes, morador em São Bento de Tamanduá, no qual pede decreto ou aviso de aprovação e ratificação da licença concedida pela Câmara de Vila Rica, provendo-o professor régio de Gramática Latina e de Escola. -- Anexo(s): vários documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de Bernardo José de Lorena, governador das Minas Gerais, a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Domínios Ultramarinos, dando seu parecer sobre o requerimento de José Elói Otoni, pedindo 1.200.000 réis de seus ordenados de professor régio de Gramática Latina na Vila de Fanado de Minas Novas. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de Luís Antônio Bernardes de Carvalho, corregedor da Comarca do Rio das Mortes, dirigida a D. Maria I, dando informações sobre o requerimento do pe. Francisco José de Sampaio, que desejava ser professor de Gramática Latina em Campanha do Rio Verde. Informa sobre as conveniências dessa nomeação e sobre os rendimentos do arraial. -- Anexo(s): provisão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de Antônio Gonçalves Gomide, professor de Gramática de Vila de Caeté, para destinatário não identificado, queixando-se da situação da administração geral, das violências nas Minas Gerais e pedindo a justiça para os povos que não se atrevem a queixar-se. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Vila do Príncipe, solicitando a fundação da escola de gramática na sua Comarca. -- Anexo(s): representações (minutas) , notas, parecer. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Vila de Cuiabá à rainha [D. Maria I] em que pedem um professor de gramática e outro de filosofia. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA da Câmara da vila de Fortaleza ao [príncipe regente, D. João], sobre o mau procedimento do professor de Gramática Latina, da mesma vila, o pardo João da Silva Tavares. -- Anexo(s): cópia, carta e informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto sobre a reforma do ensino, e a execução na capitania, do alvará e instruções de 28 de julho de 1759. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao definidor geral, frei Inácio das Neves, solicitando informações da vida e costumes, de cada um dos concorrentes das cadeiras de Gramática Latina e Retórica. RELAÇÃO dos concorrentes às cadeiras de Gramática Latina e Retórica, que prestaram prova perante o desembargador, chanceler da Relação, Tomás Roby de Barros Barreto, e os examinadores, padres mestres, religioso de São Francisco, frei Leonardo da Conceição, religioso Carmelita Calçado, Joaquim de Almeida, e religioso Carmelita Descalço, frei Silvestre. CERTIDÃO do notário apostólico, frei Inácio das Neves, sobre a vida e costumes dos concorrentes às cadeiras de Gramática Latina e Retórica. REQUERIMENTO de Manuel Coelho de Carvalho solicitando licença para lecionar gratuitamente no curso de Filosofia, para que seus alunos possam conclui-lo. REQUERIMENTO dos alunos do curso de Filosofia da Bahia solicitando que o ex-Jesuíta, padre Manuel Maciel, continue lecionando no mesmo curso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria