Resumo: FOLHA assinada pelo tesoureiro, comprovativa de que a Fazenda Real recebeu de Domingos de Andrade e Azevedo o donativo correspondente pela serventia do ofício de escrivão da Comarca de Vila Rica, por um período de 3 anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaFolha
20 Descrição arquivística resultados para Folha
Resumo: FOLHA de rosto de um livro da Secretaria do Conselho Ultramarino, assinado por Alexandre Metelo de Sousa Menezes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA assinada pelo tesoureiro relativa ao pagamento de direitos efetuado por Antônio Lopes Veloso, escrivão do meirinho-geral do Rio das Mortes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA corrida de Francisco de Oliveira de Vargas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA corrida do Capitão José Tavares de Siqueira. -- Anexo(s) de: n.º 2106. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHAS corridas (3) de Gonçalo da Costa de Azevedo. -- Anexo(s) de: n.º 2151. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA de rosto da representação da Câmara da vila de Iguapé solicitando a conservação de Antônio de Carvalho Fontes Henriques Pereira no posto de ouvidor da comarca de Paranaguá. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS (Minuta da) de João Ferreira Tavares, na qual consta que serviu com o maior zelo no principado da Catalunha, na capitania de São Paulo e Minas (de Ouro) , durante 9 anos, desde 7 de Abril de 1708 ate fins de Fevereiro de 1719 nos cargos de alferes de Infantaria, tenente, ajudante de tenente e tenente do mestre de campo general daquela capitania. Muitas vezes foi mandado pelo (governador e capitão-general da mesma capitania) , o conde de Assumar (D. Pedro de Almeida Portugal) atacar inimigos, defender territórios. Foi em serviço ao rio das Mortes e ao rio das Velhas, cumprindo sempre com zelo as suas obrigações. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS de Domingos Antunes Fialho, que serviu na capitania de São Pauto desde 14 de Outubro de 1711 até 20 de Março de 1727. Entre outros cargos desempenhou o de primeiro capitão-mor da vila de Guaratinguetá por patente passada pelo governador (e capitão general da capitania de São Paulo) , Rodrigo Cesar de Meneses; o de juiz ordinário do governador de São Paulo e Minas (Gerais) Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho; o de provedor dos quintos reais por ordem do dito Governador e sindicante Antonio da Cunha Souto-Maior; o de capitão dos forasteiros no combate contra os Franceses quando estes invadiram a vila de Parati. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS (incompleta) de David Marques Pereira, na qual consta que fez serviço na Repartição da Junta do Comércio Geral e na capitania de São Paulo como soldado, cabo de esquadra, furriel-mor, tenente das naus de comboio e tenente de mestre-de-campo-general, da dita capitania desde 1705 até 1727. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS de Manuel Rodrigues de Carvalho, capitão de Infantaria e tenente de mestre de campo general da capitania de São Paulo, filho de João Rodrigues Lobo, tendo dado provas de zelo e competência, além da bravura com que se distinguiu em várias pelejas, e na conquista dos gentios. Por ocasião da ida de D. Luís Mascarenhas às minas do Cuiabá (?) , ficou na regência da cidade e das vilas de Serra Acima, conservando o povo em paz e união -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHAS DE SERVIÇOS na qual consta que Antônio da Silveira e Mota, foi alferes "entretido", ajudante de tenente do Governo da capitania de São Paulo e em 1728 encarregado pelo governador daquela capitania (Antônio da Silva Caldeira Pimentel) de levar preso o tenente de mestre de campo Manuel Borges de (Figueiredo) para a capitania do Rio de Janeiro e em 1730, mandado conduzir os reais quintos à Casa da Moeda do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): 2 folha de serviço. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS do sargento-mor de Infantaria Auxiliar da Marinha e comandante da vila e praça de Santos, Francisco Aranha Barreto, onde consta ter o dito oficial servido na capitania de São Paulo desde 1 de Abril de 1723 até 15 de Novembro de 1789, ocupando sucessivamente os postos de soldado voluntário, cabo de esquadra sargento supra, alferes, tenente, capitão de Infantaria da guarnição da praça de Santos, sargento mor de Infantaria Auxiliar da Marinha e comandante da mesma vila. No decurso do mencionado tempo, sendo sargento supra no ano de 1735, foi destacado com dez soldados para as Minas de Goiás. Em 1736 ocupando o posto de sargento do número foi mandado por duas vezes às minas de Apiaí. Como alferes, em 1742 foi encarregado de vigiar os baleeiros na Ilha de São Sebastião, e desde 1749 até 1757 foi destacado para Fortaleza da Barra Grande. Em 1750 conduziu os quintos de ouro para o Rio de Janeiro; e em 1753 passou a comandar um destacamento na cidade de São Paulo. Nos anos de 1755, 56 e 57 tornou a levar os quintos para o Rio de Janeiro. Em 1762 foi com o governador da praça de Santos, Alexandre Luís de Sousa e Meneses para São Paulo, a fim de formar quatro Companhias de Soldados Aventureiros para irem para o Rio Grande. Em 1767 estava de regresso à praça de Santos, donde partiu com a sua companhia para a vila de Paranaguá (Pernagoa) . Tendo mandado à repartição das terras minerais do rio de "Asunguy" com igual capacidade e honra cumpriu a sua missão. depois do que foi mandado vir para a vila de Santos em Fevereiro de 1773 e para a vila de Iguatemi (Igatimy) . Em 1777 foi promovido ao posto de sargento-mor de Infantaria Auxiliar da Marinha da vila de Santos onde igualmente exercia o cargo de comandante da mesma praça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS de João Rodrigues do Vale, prestados no Reino, na capitania de São Paulo e no sertão das minas do Cuiabá desde 9 de Março de 1702 até 27 de Julho de 1729. Pela sua atividade e zelo nos trabalhos empreendidos sob as ordens do governador e (capitão-general da capitania de São Paulo) , Rodrigo César de Meneses, foi encarregado pelo governador que o substituiu, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, a ir à vila de Paranaguá (Pernagua) recolher o "cabedal" de um cofre que foi encontrado num navio de piratas que ali naufragou. Esse "cabedal" foi entregue na Provedoria da Fazenda da praça de Santos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA de serviços (Minuta da) de Pedro da Silva Correia prestados na província do Minho, no Rio de Janeiro e na praça de Santos desde dezessete de Janeiro de mil seiscentos e noventa e três até dois de Janeiro de mil setecentos e vinte. Entre outros cargos desempenhou os seguintes: capitão da fortaleza "Nossa Senhora de Monserrate" por patente do capitão-mor, Pedro Rodrigues Sanches, em mil seiscentos e noventa e quatro embarcou, na cidade do Porto, na fragata Nossa Senhora da Graça para o Rio de Janeiro e dali para a Vila de Santos. Aí exerceu o cargo de procurador da Câmara. Foi encarregado das prisões de Salvador... e Domingos Garcês, que foram acusados da morte do Guardião do convento dos Capuchos. Foi, também, encarregado da prisão do Alferes Eusébio Brandão. Finalmente, fez serviço na fortaleza de "Santo Amaro da Barra Grande". -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇO de Manuel Gonçalves Machado, onde consta os seguintes cargos: soldado, cabo de esquadra, na praça de Santos, cabo dos registos das Serras de São Paulo e Mogi; guarda de vários presos criminosos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS na qual consta que Tomás José Homem, serviu na praça de Santos e na do Rio de Janeiro, como soldado, cabo de esquadra e soldado de Companhia do capitão Manuel Esteves de Brito, uma das do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS de João de Góis de Araújo na qual se declara ter este servido, na praça de Santos, como soldado, cabo de esquadra, sargento supra, durante os anos de 1735 a 1745, e, como alferes, desde este ano. Sendo sargento foi mandado reconduzir à praça de Santos o ouro em pó, dos reais quintos vindos das minas de Itajubá, e, em Outubro de 1745, foi encarregado de conduzir, da cidade de São Paulo, para a do Rio de Janeiro, o ouro dos mesmos quintos pertencentes "as faisqueiras". Era filho do provedor da Fazenda Real da capitania de São Paulo, e neto de Sebastião Fernandes Correia, que também serviu no mesmo cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: FOLHA DE SERVIÇOS (Minuta da) de Tomás Gomes da Silva, onde consta, entre outros, os seguintes cargos: Na capitania do Rio de Janeiro, serviu no posto de capitão de Infantaria pago e de ajudante de tenente. Por mandado do governador dessa capitania, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, foi mandado para defender a costa e a barra da cidade do Rio de Janeiro das investidas francesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaInquérito policial de Monte-Mor. Memorandos. Depoimento de testemunhas e acusados. Proclamações e boletins dos revolucionários, cartas, folhas de pagamento, jornais. Termos de apresentação e autos de prisão. Relatório sobre os acontecimentos e indiciados.
São Paulo (estado). Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo