Resumo: ESCRITO do [escrivão da Fazenda Real], Diogo Soares, ao [ex-governador do Estado do Brasil], D. Diogo de Meneses [e Sequeira] para informar sobre a carta de Martim de Sá acerca da ordem para partir para o Brasil, fazer descer o gentio ao litoral de Cabo Frio, fundar aldeias e defender a costa das capitanias do Rio de Janeiro, Santos e São Paulo dos navios estrangeiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Inserida a informação. Ver carta em: AHU_CU_017-01, D. 7.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEscrito
96 Descrição arquivística resultados para Escrito
Resumo: ESCRITO do [secretário do Governo de Portugal], Miguel de Vasconcelos e Brito [Barbosa] ao [presidente do Conselho da Fazenda], conde de Miranda, [Diogo Lopes de Sousa] sobre a caravela que vai com avisos ao Rio de Janeiro, e a proposição de pessoas para cabo da dita caravela feita pelo provedor dos Armazéns, Vasco Fernandes César. -- Anexo(s): propostas e escrito. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [escrivão da câmara real servindo no Desembargo do Paço] António Cavide remetendo ao [Conselho Ultramarino] cartas régias para o governador e capitão-mor do Rio de Janeiro, [Duarte Correia Vasqueanes] e para os juízes, vereadores e mais oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro, para que sejam rectificadas no seu texto. -- Anexo(s): cartas régias. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Conselho Ultramarino], Afonso de Barros Caminha ao [general das frotas que vão ao Rio de Janeiro], Salvador Correia de Sá e Benevides sobre a necessidade do embarque de indivíduos para o Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado], Francisco Correia de Lacerda, ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês das Minas, [D. Francisco de Sousa] solicitando informação sobre os motivos da permanência na Corte do religioso de São Bento do Brasil, frei Mauro da Assunção, procurador da Câmara do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): carta, parecer. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado], Francisco Correia de Lacerda, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Barreto de Sampaio, remetendo uma carta de João Ferreira Dormondo, [solicitando autorização para descobrir minas de ouro e esmeraldas e provisão para que nem o governo ou qualquer ministro do Rio de Janeiro o prejudique em suas acções]. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], conde [de São Vicente] general da Armada Real, [Manoel Carlos da Cunha e Távora], remetendo a representação do padre Antônio de Mendanha Souto, procurador dos moradores da cidade do Rio de Janeiro, relatando a entrada da esquadra francesa naquela cidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], conde [de São Vicente] general da Armada [Real], [Manoel Carlos da Cunha e Távora], solicitando parecer sobre os requerimentos do capitão de Artilharia, José de Arnoldo, e do gentil homem de Artilharia, Manoel de Carneiro, nomeados para passar ao Rio de Janeiro, em que pedem respectivamente os postos de comissário de Artilharia e o de capitão de Artilharia. -- Anexo(s): parecer (minuta). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, encaminhando cópia da promoção do ouvidor-geral do Rio de Janeiro, Roberto Car Ribeiro para o posto de juiz do Fisco daquela capitania. -- Anexo(s): informação (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário interino da Junta], José Correia [de Sousa], ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, sobre o requerimento de Inácio Nascentes Pinto, em que solicita avaliação dos novos direitos a serem pagos pela propriedade dos ofícios de meirinho do mar e selador da Alfândega do Rio de Janeiro; recomendando que se enviem ordens ao provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, [Francisco Cordovil de Sequeira e Melo], para que averigue acerca do valor anual dos rendimentos dos referidos ofícios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de Estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre o elevado preço das madeiras enviadas pelo provedor da Fazenda do Rio de Janeiro, [Bartolomeu de Sequeira Cordovil], para a Casa das Obras. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados, Froillo] de Vasconcelos da Cunha, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, ordenando que o Conselho Ultramarino mande averiguar acerca do pagamento dos direitos do provedor do Registo da vila de Parati, correspondentes ao ordenado, emolumentos, propinas e mais serviços. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado] Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano de Lavre, sobre o envio da água-forte encomendada pelo provedor da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, [João da Costa de Matos]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Tribunal da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes do Lavre, sobre o requerimento do meirinho do mar e selador da Alfândega do Rio de Janeiro, Inácio Nascentes Pinto, solicitando a isenção do pagamento de uma fiança na Chancelaria-mor do Reino, visto o cargo de porteiro e guarda da Alfândega ter sido desanexado do cargo que atualmente ocupa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, sobre as remessas do quintos do ouro lavrados na Casa da Moeda do Rio de Janeiro e que foram enviados ao Reino em 1730. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados], Gaspar Salgado ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, sobre se repetirem as ordens para que o governador [Luís Vaía Monteiro] e o ouvidorgeral do Rio de Janeiro, [Manoel da Costa Mimoso] informem o rendimento anual do ofício de patrão-mor da Ribeira do Rio de Janeiro, em que foi provido Francisco Pinheiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do cardeal da Mota, [D. João de Mota e Silva], ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, confirmando o registro das patentes passadas aos coronéis Manoel de Almeida e Domingos Teixeira, despachados como mestres-de-campo para o Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de Tomás Feio [Machado], ao [secretário de Conselho Ultramarino] Manoel Caetano Lopes de Lavre, solicitando o envio do despacho pelo qual se lavrou a patente de Manoel Afonso da Silva, provendo-o no posto de tenente da Fortaleza de São Sebastião do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de [Bernardo] Antônio Batista, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, sobre a forma de identificação do governador do Rio de Janeiro e interinamente de Minas Gerais, Gomes Freire de Andrade, em patentes e alvarás relativos a assuntos específicos dessas capitanias. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de Alexandre de Gusmão, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, sobre a forma de identificação que deve ser dada ao brigadeiro José da Silva Paes que está responsável pelo Governo do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria