Resumo: DIÁRIO de viagem do astrônomo Francisco José de Lacerda e Almeida de Vila Bela para a cidade de São Paulo, descrevendo o percurso por terras e rios, por ordem do governador e capitão general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, realizada entre 13 de Setembro de 1788 e 8 de Janeiro de 1789. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver plantas no Nº. 314 do IV Colóquio, AHU-Santa Catarina, Cartografia 1234, e AHU_CU_017-01, D. 391.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaDiário
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Resumo: OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, ao Diogo de Mendonça Corte Real, participando ter recebido carta do governador interino da capitania do Rio de Janeiro, José António freire de Andrada, e a chagada da fragata de guerra Nossa Senhora da Conceição e São Vicente, comandada por Rodrigo Inácio de Barros Alvim, para comboiar a frota, que deveria ter chegado e da qual não tinha notícia. OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, ao Diogo de Mendonça Corte Real enviando a carta que recebeu de Gomes freire de Andrada, escrita do Campo das Estâncias de São Luiz, e felicitando-o pela vitória das armas portuguesas. CARTA de Gomes freire de Andrada ao vice-rei, conde dos Arcos, referindo o auxílio prestado pelas tropas portuguesas às espanholas, e os sucessos no combate com os índios. DIÁRIO da marcha dos Exércitos de suas Majestades fidelíssima e católica, do dia 1 de fevereiro de 1756 em diante, e seus sucessos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do comandante de frota, Manuel de Mendonça e Silva, o 1º, ao [Francisco Xavier de Mendonça Furtado] sobre o carregamento de navios, de madeiras, desertores, incidentes na partida, informações sobre a viagem até Lisboa, etc. O 2º, ao Governo Interino, sobre a partida da frota. DOCUMENTOS (3) relativos ao carregamento de madeiras de navios de frota. OFÍCIO do Governo Interino ao comandante da frota, sobre tripulantes desertores que tinham se escondido com a ajuda de pessoas. AUTOS (2) de conferências, o 1º, do comandante da frota e capitães e mestres de navios, da época da partida para o Reino e o carregamento dos navios, o 2º, dos governadores interinos, comandante da frota e vogais da Mesa da Inspeção, sobre sobre um pedido de comerciantes. AUTOS DA REUNIÃO dos governadores interinos, comandante da frota e Mesa da Inspeção, realizada para deliberarem sobre o carregamento dos navios da frota. CORRESPONDÊNCIA do Governo Interino, comandante da frota e Mesa da Inspeção, sobre a partida e carregamento da frota. REPRESENTAÇÃO de negociantes da Bahia, solicitando o adiamento da partida da frota, por causa das dificuldades no embarque das mercadorias. RELAÇÃO da gente de mar e infantaria que desertou da nau Nossa Senhora do Monte do Carmo, durante sua estada na Bahia. AUTOS DA REVISTA do capitão de frota, de mar e guerra, Manuel de Mendonça e Silva, e do desembargador Rodrigo Coelho Machado Torres, nos equipamentos dos navios mercantes da frota. DIÁRIO da viagem da frota que partiu da Bahia, em 22 de Julho de 1764, do capitãode-mar-e-guerra, Manuel de Mendonça e Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO DE VIAGEM que a expedição destinada à diligência das demarcações fez do rio Negro até à Vila Bela entre 1 de Setembro de 1781 e 28 de Fevereiro de 1782. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO da viagem do brigadeiro José Custódio de Sá e Faria da cidade de São Paulo à praça de Nossa Senhora dos Prazeres do rio Iguatemi . Saiu de São Paulo a 3 de Outubro de 1774 em direção do porto da freguesia de Araritaguaba, acompanhado de oficiais e de 22 soldados de artilharia do Rio de Janeiro. Passando pela aldeia dos Pinheiros e costeando o rio Tietê chegaram a uma fazenda de (D. José I) , que pertenceu aos jesuítas, chamada Araçariguama, e daí dirigiram-se à vila de (Nossa Senhora da Candelária de) Itu. Dirigiram-se depois para a freguesia de Araritaguaba. Embarcaram em 10 canoas com 56 pilotos e remadores, levando também 19 presos para o Iguatemi e começaram a navegação do rio.. Continuando a navegar, chegam à cachoeira "Pirapora" e à dos Pilões e passaram por Curusuguasá, por Forquilha e por uns pequenos recifes Garcia e Matias Pires; de novo passaram um barranco Iaguacuará, os rochedos Itapema pequena e "Itapema grande. Na praia de Capivari pararam por causa da chuva; continuando a navegar, passaram a barra do rio Sorocaba. Passaram depois pela cachoeira das Pederneirase dirigiram-se para o noroeste, rumo aos serros de Araraquara, passaram a barra do rio dos Lanções e várias cachoeiras.. Depois passaram as barras dos rios Jaguaraí, Jacaré pipira e outras cachoeiras.. Prosseguindo na viagem, passaram o Ribeirão do Rio Morto de Avanhandava e muitas barras de ribeirões e cachoeiras, aaté atingir salto de Itapura., Encontraram mais adiante, o rio dividido em dois braços À direita desagua o rio Pernambuco que vem do rio Paraná, no qual existe a cascata Urubupungá. Deixando o rio Tietê, começaram a navegar o Paraná.. Prosseguindo, entraram pelo rio Pardo, por onde navegam os comerciantes que vem do Cuiabá e de Mato Grosso. Tem grande número de cascatas, o que obriga a passar as canoas em carros, no sítio de Camapuã até se lançarem no rio Cochim que deságua no Taquari . Descendo este, entram no rio Paraguai , e subindo-o, chegara ao Cuiabá que os conduz do Jaurú para o Mato Grosso Continuando, chegaram à barra do rio "Paraná pané". Passaram por várias ilhas na costa ocidental.. O rio Paraná é muito largo no sítio onde o rio Ivinheima deságua. Chegaram depois à barra do rio Ivaí, que vem dos campos de Tibagi e Garapuava. Por detrás de umas ilhas que contornaram, deságua o rio Amambaí, cuja nascente é próxima da do Iguatemi, Começaram a subir este e, após terem remado algumas léguas, chegaram à guarda da Forquilha, que tem um sargento e 12 homens e fica à direita, antes de chegar à junção do rio Escopil com o Iguatemi. Aqui tomaram oito homens para ajudarem os trabalhos das canoas. Tendo eles partido, chegou o sargento da guarda com quatro desertores: dois soldados de Infantaria e dois aventureiros que estavam a construir uma canoa para fugirem para São Paulo. Assim que avistaram as canoas da expedição, vieram oferecer-se para ir nelas. Aqui chegaram ao capitão Joaquim de Meira de Sequeira 15 homens que se tinham perdido da Forquilha, para ajudarem a passar as cachoeiras. Passaram mais duas cachoeiras, a última das quais, a do Ribeirão custou muito a passar, depois por outras-e na do "Urubú" encontra-se o capitão de aventureiros acima referido, Joaquim de Meira com 26, que semeiam milho, mandioca e feijão por conta de (D. José I) para sustento da tropa da praça de Nossa Senhora dos Prazeres. Passaram sem dificuldades a cachoeira Paiol e o ribeirão das "Bogas" e chegaram à praça de Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi, terminando assim esta viagem. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO da Demarcação dos Limites entre Portugal e Espanha na América, de autoria capitão engenheiro Alexandre Eloi Portelli, correspondendo ao trecho entre Monte Grande até a entrada da partida portuguesa, em São João Batista, descrevendo as operações de colocação dos marcos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
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