Resumo: DEVASSA (traslado do traslado da) que o superintendente nas matérias de guerra da costa do sul e da vila de São Paulo da capitania de São Vicente e administração geral das Minas, Martim de Sá, mandou fazer sobre a morte do índio principal, Timacauna por Pombeiros dos brancos quando este se dirigia aquela vila, com toda a sua gente, para se converter à religião católica. Este auto foi escrito pelo tabelião do público judicial e notas e escrivão das minas na vila (de São Paulo) , Simão Borges Sequeira , em 1623 Junho 5. Segue-se a inquirição, de testemunhas sobre o assunto contido no auto atrás, feita nas pousadas do juiz ordinário daquela vila, Diogo Moreira, em 7 de junho de 1623, e escrita pelo tabelião do público judicial e notas da mesma vila, Calisto da Mota. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaDevassa
16 Descrição arquivística resultados para Devassa
Resumo: AUTO DE DEVASSA por ordem do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio José de Franca e Horta, ao comandante da Legião dos Voluntários Reais, sargento-mor Joaquim José de Macedo Leite, para que se averigúe o comportamento dos comandantes, os fardamentos, as munições, a disciplina, os soldos, as atitudes dos demais oficiais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA que por ordem do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta, tirou o comandante do Regimento de Infantaria da cidade de São Paulo, brigadeiro Manuel Mexia Leite, para que averiguasse, na Legião de Voluntários Reais, respondendo as testemunhas as 15 questões postas sobre a conduta dos comandantes em suas ordens e serviços, sobre os fardamentos, exercícios, soldos, munições, cuidados com os cavalos, conduta dos demais oficiais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA que mandou fazer o ouvidor geral da comarca de São Paulo, João de Sousa Filgueiras para poder tirar a residência de João Vieira de Andrade, ex-juiz de fora da vila de Santos. -- Anexo(s): 2 requerimentos, bilhete, sentença (extrato) , lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA (treslado) que mandou fazer o juiz de fora e Órfãos na vila e praça de Santos, Manuel da Cunha de Andrade, relativo aos presos que arrombaram as grades e fugiram da cadeia daquela vila. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DA DEVASSA (treslado) que mandou fazer o juiz Sindicante e ouvidor geral e Corregedor da comarca de São Paulo, Manuel dos Santos Lobato, sobre a morte de Antônio Francisco de Oliveira em Pinhanduba, no termo da vila de Jundiaí. -- Anexo(s): auto de corpo de delito (treslado). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DEVASSA que o Ouvidor Geral André da Costa Moreira tirou nos campos dos Guaitacazes, sobre a morte de Manuel de Sousa, que mataram no sítio do Porto da Povoação dos ditos Campos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA (traslado) feito por ordem do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] contra o vigário-geral José Simões da Mota e Medeiros, acusado de abuso e extorsão de dinheiro no arraial de nossa Senhora da Conceição de Traíras, comarca de Tocantins, Bispado do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA que mandou fazer o desembargador e intendente-geral [do ouro do Rio de Janeiro], José Maurício da Gama Freitas, sobre os descaminhos ou descuidos que teve Francisco Cordovil de Sequeira e Melo, quando desempenhava as funções de provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, no tempo em que foi almoxarife dos armazéns, Luís de Miranda. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA executada pelo intendente-geral do ouro do Rio de Janeiro, João Tavares de Abreu e pelo juiz de fora da mesma cidade, José Maurício da Gama e Freitas, sobre as atividades ilícitas do negociante da mesma praça, Francisco de Sousa Braga, estabelecido na Rua Direita, preso na cadeia da Relação do Rio de Janeiro, acusado de contrabando de ouro e de outras mercadorias, tais como couros, fazendas e azeite de peixe. -- Anexo(s): autos de perguntas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA (traslado) feito pelo ouvidor-geral do Rio de Janeiro, doutor André da Costa Moreira, sobre a morte de Manuel de Sousa, assassinado no porto de Campos dos Goitacazes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA tirada no Tejuco contra o desembargador intendente dos Diamantes, José Antônio de Meireles Freire, e contra toda a administração. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver Nº de inventário no catálogo: 9666, AHU-Minas Gerais, cx. 124, doc. 34, AHU_CU_011, Cx. 124, D. 9820. Documento provavelmente do ano de 1786, ano em que foi tirada sua residência.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA (cópia) mandado proceder pelo desembargador Pedro José Araújo de Saldanha, ouvidor-geral de Vila Rica, por ordem do Visconde de Barbacena e governador de Minas Gerais, para averiguação da tentativa de sedição e revolta que se preparara na referida Comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS DE DEVASSA (traslado) mandada tirar pelo desembargador Pedro José Araújo de Saldanha, ouvidor-geral e corregedor de Vila Rica, por ordem do Visconde de Barbacena, governador de Minas Gerais, sobre a tentativa de sedição e revolta ocorrida na referida Capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA de inconfidência, a que se procedeu contra o reverendo Carlos José de Lima. -- Anexo(s): autos de perguntas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA (capítulos) sobre os descaminhos do ouro, o sistema de cobrança dos quintos reais e a falsificaçao das barras. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria