Danos e Saques em São Paulo. Apuração de roubo na Secretaria de Justiça. Mapas de conferência do Almoxarifado. Publicação "Férias de Julho" sobre "Aspectos da Revolta ao redor do Liceu Salesiano". Relatório sobre danos a particulares.
São Paulo (estado). Tribunal de Justiça do Estado de São PauloCarta
472 Descrição arquivística resultados para Carta
Resumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás] D. Francisco de Assis Mascarenhas, e do ouvidor da comarca, Joaquim Teotónio Segurado, ao príncipe regente [D. João], remetendo a justificação dos serviços prestados pelo professor régio de Gramática Latina de Vila Boa, padre Luís António da Silva e Sousa. -- Anexo(s): 18 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [príncipe regente D. João], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário do governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general D. João Manuel de Menezes, ao príncipe regente [D. João], sobre as acusações contra o ex-intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa, bacharel José Inácio Álvares de Castro Silva da Ribeira, e a ordem para libertar o acusado por falta de provas de culpa. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral de Goiás, Manuel Joaquim de Aguiar Mourão, ao príncipe regente [D. João], sobre as injúrias do governador e capitão-general de Goiás, D. João Manuel de Menezes, contra sua pessoa e o cargo que ocupa, com a conivência do secretário de governo, Felipe Nery Monteiro de Mendonça; acerca de sua transferência para outro lugar e nomeação de um sucessor; e remetendo a conclusão da residência do ex-ouvidor e provedor dos Defuntos e Ausentes de Goiás, bacharel António de Lis. -- Anexo(s): 107 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral de Goiás, António de Liz, ao príncipe regente [D. João], sobre uns autos entre o bacharel Joaquim Moreira de Carvalho e o professor de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil, ambos residentes no arraial de Meiaponte, acerca de um papel que apareceu nas mãos do dito professor, e que continha comentários danosos à autoridade de Sua Majestade e ao primeiro ministro de estado; e acerca do caráter destes dois contendores. -- Anexo(s): 8 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, à rainha [D. Maria I], sobre a acusação do professor Régio de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil, ao bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, dizendo ter o mesmo escrito um bilhete com palavras danosas à conduta de Sua Majestade. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do intendente do Ouro e ouvidor interino de Goiás, José Carlos Pereira, à rainha [D. Maria I], remetendo a devassa tirada acerca dos procedimentos do exouvidor-geral de Goiás, corregedor e procurador da comarca de Vila Boa, bacharel Diogo Miguel Frary da Silva. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos deputados da Junta da Justiça da capitania de Goiás, intendente da Casa de Fundição de Vila Boa, desembargador José Carlos Pereira, bacharéis Inácio José Álvares de Oliveira e Gregório da Costa Matos, à rainha [D. Maria I], sobre os atos de despotismo e falta de civilidade do vigário colado da matriz de Vila Boa, João Antunes de Noronha, pelo reverendo Salvador dos Santos Batista e Costa e outros representantes do clero da capitania. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do secretário do Conselho Ultramarino, Joaquim José Lopes de Lavre, à rainha [D. Maria I], sobre não haver ordem para o bacharel Bernardo Miguel de Sousa Magalhães, expedida nos livros da secretaria do dito Conselho, acerca do tempo que serviu de intendente do Ouro de Goiás. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do secretário do Conselho Ultramarino, Joaquim Miguel Lopes de Lavre, à rainha [D. Maria I], sobre o que consta nos livros da Secretaria do Tribunal do Conselho Ultramarino, acerca do cumprimento das ordens expedidas ao ouvidorgeral de Goiás, bacharel Joaquim Manuel de Campos. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral e corregedor de Goiás, Diogo Miguel Frary da Silva, à rainha [D. Maria I], sobre a residência tirada ao antigo provedor dos Defuntos e Ausentes, Capelas e Resíduos da comarca de Vila Boa, bacharel Joaquim Manuel de Campos. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do procurador da Coroa e vereador mais velho da Câmara de Vila Boa, bacharel Valentim da Silva Rosa, à rainha [D. Maria I], sobre o miserável estado de Goiás, devido à não existência de ouro nas terras minerais e a notável diminuição do quinto real; a necessidade de se levantar a proibição de se minerar nos rios Claro e Pilões; e remetendo um arbítrio acerca de como se extrair ouro nas terras minerais daqueles rios, sem distração dos diamantes que nelas existirem. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do conselheiro do [Conselho Ultramarino], desembargador Manuel da Fonseca Brandão, à rainha [D. Maria I], sobre o sequestro feito em uma fazenda de gado do ex-ouvidor-geral de Goiás, bacharel Sebastião José da Cunha Soares e Vasconcelos, o qual foi absolvido da culpa a ele imposta na sentença da Relação. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bacharel António de Sousa Teles e Meneses, ao rei [D. José], sobre o procedimento da Junta da Fazenda Real de Goiás concedendo a Joaquim Pereira Gaia Peçanha o direito de abrir uma fábrica de sola; acerca da ilegalidade do dito contrato que o tem prejudicado enquanto procurador e administrador do contrato das entradas da comarca de Vila Boa, e solicitando a sua extinção e o fim da coleta da carne seca para o subsídio literário. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bacharel António de Sousa Teles e Meneses, ao rei [D. José], sobre várias queixas contra o ouvidor-geral e corregedor de Goiás, António José Cabral de Almeida, prejudicando-o quando era credor e herdeiro de José de Oliveira e Siqueira, não lhe permitindo receber a quantia estabelecida pela Justiça; os embaraços que ele tem causado à administração da capitania; os casos criminosos e corruptos que pratica, embaraçando a justiça e as obras públicas da Câmara, ficando a seu arbítrio o rendimento desta e dos conselhos da comarca, e acerca das correições que em Goiás têm feito, flagelando a sua população. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral de Goiás, desembargador António José de Araújo e Sousa, ao rei [D. José], sobre o testamento do [ex-secretário do governo de São Paulo], Manuel Pedro de Macedo Ribeiro, falecido no arraial do Pilar em 1768, deixando sua herança em favor do Colégio da Companhia de Jesus da cidade de São Paulo. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], João Manuel de Melo, ao rei [D. José], sobre o requerimento do procurador da Coroa da Fazenda Real de Goiás, Jacinto Monteiro Pinto de Miranda, solicitando, em atenção a ser bacharel e a seus excessivos trabalhos, provisão para continuar na mesma ocupação, pelo tempo de mais três anos. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do fiscal [interino da Casa de Fundição de São Félix], António Luís Tavares Lisboa, ao rei [D. José], sobre o falecimento do intendente interino de São Félix, bacharel Manuel Gomes da Costa, e remetendo mapa do ouro fundido na Casa de Fundição de São Félix, o quinto dele tirado, relação das pessoas que fundiram ouro naquela Casa e certidões comprovativas. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], João Manuel de Melo, ao rei [D. José], sobre a provisão ordenando estarem suspensos os bacharéis cujas residências estejam em curso, mandando logo tomarem posse dos seus cargos os novos bacharéis nomeados. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria