Resumo: Pede elucidação sobre os papéis que não recebera em São Paulo, que contêm ordem imediatas, antes da eleição do chefe regional. -- Observações: manuscrito.
Instituto Histórico e Grográfico de São Paulo (IHGSP)Sem título
3212 Descrição arquivística resultados para Sem título
Resumo: REQUERIMENTO ao rei [D. Filipe II], solicitando confirmação do pagamento régio, citando os privilégios e doações em dinheiro e açúcar recebidos pelos colégios dos Jesuítas de Pernambuco e Bahia. -- Anexo(s): provisões (traslados). -- Observações: fragmento.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real de Santos], Timóteo Correia de Góes, ao rei [D. João V], dando o seu parecer sobre se a casa que fez o rendeiro da passagem da capela nas terras dos padres da Companhia do Colégio de São Paulo se encontra em sítio cultivável. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Francisco de Meira Bravo ao rei [D. João V], solicitando a sua nomeação para um dos lugares de provedor da Fazenda Real vagos nas capitanias do Maranhão ou Pará, atendendo aos serviços prestados por seu pai Filipe de Sousa Meira nos mesmos lugares. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Antônio Cardoso a Miguel de Macedo informando o valor da côngrua do colégio do Rio de Janeiro, aludindo ao fato de não saber quanto recebe o colégio da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel José Mendes Machado, ao rei [D. João V], solicitando que o tesoureiro do Conselho Ultramarino, [Valentim da Veiga da Fonseca], proceda ao pagamento dos seus ordenados do tempo em que foi ouvidor do Ceará, e caso haja dúvida que se envie ordens para que a Provedoria da Fazenda Real de Pernambuco esclareça. -- Anexo(s): requerimentos, provisão (cópia) , certidões, mandado, alvará, despachos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Cipriano José da Rocha, nomeado ouvidor do Rio das Mortes, ao rei [D. João V], solicitando ajuda de custo para a sua viagem da Bahia para o Rio de Janeiro e de lá para as Minas Gerais. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio de Guadalupe], ao rei [D. João V], informando que de acordo com a Constituição do Arcebispado da Bahia se proíbe a concessão de assento a qualquer pessoa secular nas capelas maiores das igrejas, com exceção dos duques, marqueses, condes e governadores de Estado, seguindo as normas do Direito canônico, e nesse sentido, o capitão-mor do Espírito Santo, [Silvestre Cirne da Veiga], não tem direito a um assento nas igrejas matriz e do Colégio daquela capitania, assim como nas capelas maiores de outras igrejas. -- Anexo(s): provisão (cópia) , carta, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Cipriano José da Rocha, ao rei [D. João V], solicitando pagamento dos cem mil réis referente ao tempo que serviu como ouvidor de Sergipe. -- Anexo(s): certidão, requerimento, provisão (cópia) , ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO (cópia) do juiz de fora da cidade da Bahia, bacharel José Camelo de Sá ao rei [D. João V] solicitando 80 mil reis de aposentadoria pagos pelas sobras da renda da câmara. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver requerimento em AHU_CU_005, Cx. 64, D. 5434.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do ouvidor geral de Sergipe, bacharel Agostinho Félix Santos Capelo, ao rei [D. João V], solicitando que na ordem que se há de passar ao ouvidor da Bahia para tirar a residência ao seu antecessor, Manoel Gomes Coelho, se nomeie outro ministro no caso de estar o primeiro nomeado impedido, e na falta de ambos ao suplicante. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do juiz de fora do Rio de Janeiro, nomeado intendente [da Fazenda Real] da comarca de Sabará, bacharel Mateus Franco Pereira, ao rei [D. João V], solicitando ajuda de custo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver consulta em AHU-Minas Gerais, Cx. 38, Doc. 74.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor geral de Sergipe, bacharel Agostinho Félix Santos Capelo, ao rei [D. João V] sobre os autos de residência que mandou fazer de todo tempo de serviço do capitão-mor Estevão de Faria Delgado, em cumprimento da provisão régia de 24 de Janeiro do dito ano. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Vitorino Pinto da Costa e Mendonça, que serviu o lugar de ouvidor do Ceará, ao rei [D. João V], solicitando licença para regressar ao Reino com sua família. -- Anexo(s): carta. -- Observações: ver consulta em AHU_CU_006, cx. 4, D. 244.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do juiz de Órfãos da vila do Príncipe do Serro do Frio, bacharel Luís Coelho do Amaral, ao rei [D: João V], solicitando que a sua residência seja tirada não pelo atual corregedor da comarca, [ouvidor geral do Serro do Frio, Custódio Gomes Monteiro], por ser esse conhecidamente seu inimigo, mas por outro qualquer ministro. -- Anexo(s): requerimento, cartas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. João V], sobre o requerimento de Antônio Freire da Silva, filho do desembargador Manoel Freire da Silva que serviu na Bahia e no Reino, solicitando ordem para que se levante o confisco de uma quinta tomada como fiança a seu irmão bacharel Miguel Freire da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: resolução da rainha D. Mariana da Áustria; ver requerimento em.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do [conselheiro] Alexandre de Metelo de Sousa Meneses, servindo como presidente [do Conselho Ultramarino], determinando o envio de ordens ao ouvidor de Paranaguá, bacharel Manuel dos Santos Lobato, e na sua ausência ao bacharel Antônio dos Santos Soares, que serviu como ouvidor daquela comarca, e na de ambos ao bacharel Gaspar da Rocha Pereira, para que se mande tirar a residência ao juiz de fora da vila de Itú, o bacharel Agostinho Luís Ribeiro Vieira, e aos oficiais que com este serviram, e tomando-se para escrivão Miguel das Águias Cordeiro, que serve de escrivão da Alfândega e Matrícula de Santos e no seu impedimento proceda-se à nomeação de outro escrivão, o mesmo sucedendo na nomeação do meirinho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do [conselheiro] que serve de presidente do [Conselho Ultramarino], Alexandre Metelo de Sousa, ordenando que se tire residência do bacharel Manuel Amaro Pena de Mesquita Pinto do tempo e a seus oficiais do tempo que serviu de juiz de fora do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel nomeado intendente do Sabará, Domingos Nunes Vieira, ao rei [D. João V], solicitando certidão das provisões que costumam passar aos ministros que vão servir nas conquistas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver requerimento em AHU-Minas Gerais, Cx. 50, Doc. 54; inserida certidão.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral do Pará, Luís José Duarte Freire, ao rei [D. João V], informando ter entregue aos cuidados do capitão do navio Nossa Senhora da Penha de França, José Correia, com destino ao Reino, uma única via das diligências realizadas em São Luís do Maranhão, onde se incluem sete maços fechados e lacrados contendo várias devassas relativas aos ferimentos sofridos por Eugênia Maria Rosa, esposa do proprietário da fábrica da Madeira, Duarte Antônio Ferreira, assim como ao ferimento de Isabel da Silva Pereira; os autos de residência do bacharel Francisco Raimundo de Morais Pereira e seus oficiais; e do provedor da Fazenda Real daquela cidade, Inácio Gabriel Lopes Furtado. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria