Resumo: OFÍCIO (minuta) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra, [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], ao secretário de estado dos Negócios Estrangeiros, encaminhando duas relações dos oficiais da Armada Real da Marinha da campanha do Rio da Prata. -- Anexo(s): ofício, 2 relações. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaUruguai
240 Descrição arquivística resultados para Uruguai
Resumo: OFÍCIO do José Agostinho Parral ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra, [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], sobre notícias das tropas brasileiras em Montevidéu, trazidas por um português que viajara no brigue sardo Assunta, acerca do descontentamento daquela população. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do auditor da Marinha, Rodrigo Antônio Teixeira [Vahia], ao rei [D. João VI], sobre a notificação que fez ao agente dos fretadores de navios, Diogo Finnie, acerca dos utensílios das embarcações que transportaram de Montevidéu as tropas da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei. -- Anexo(s): contrato, extrato de carta, tratado. -- Observações: contrato em espanhol e tratado impresso.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do correspondente do fretador da galera Bela Benita, João Antônio de Almeida, ao rei [D. João VI], pedindo que se devolva materiais e equipamentos pertencentes à referida galera que veio de Montevidéu, trazendo parte da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei. -- Anexo(s): contrato de frete, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de José Agostinho Parral ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra, [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], sobre as notícias que recebera pelo brigue inglês Bela Carolina, revelando que a situação em Montevidéu estava calma, embora quase toda a população estivesse contra as tropas brasileiras. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de José Agostinho Parral ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra, [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], sobre o envio, pelo brigue sardo Água Santa, de um exemplar com a capitulação de Montevidéu. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: MAPAS da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei em Montevidéu, referentes a gêneros, soldados e víveres, desde junho a dezembro de 1823. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], ao brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei, D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, encaminhando-lhe uma carta régia que ordenava a retirada das forças de mar e terra da praça de Montevidéu e da banda Oriental do Rio da Prata. -- Anexo(s): carta régia. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre três ofícios do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela: o primeiro trata do deslocamento da Divisão dos Voluntários Reais d'El Rei de Montevidéu para a Bahia, em virtude dos últimos acontecimentos políticos no Brasil; o segundo, relata as medidas que tomara para resistir ao bloqueio do general barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor]; e o terceiro, participa a tomada que fizeram seis marinheiros e o pátrico Manoel Joaquim da Costa a uma lancha e da gratificação que fez a estes militares. -- Anexo(s): 3 ofícios, 5 ordens do dia. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO (cópia) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela, ordenando que o comandante das forças marítimas do Brasil, chefe de divisão, João Félix Pereira de Campos, tenha pronto o abastecimento para os navios de transporte que sairão de Lisboa para Montevidéu com a finalidade de buscar a Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei. -- Anexo(s): informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre o envio do mapa da força da Divisão dos Voluntários Reais d'El Rei e demais Corpos que se encontram debaixo de seu comando. -- Anexo(s): mapa. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre o envio dos mapas das rendas e despesas da alfândega de Montevidéu, referentes ao mês de fevereiro. -- Anexo(s): 8 mapas, lembrete. obs.: alguns dos mapas estão em espanhol. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre os dois ofícios remetidos pelo brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei, D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo; um dirigido ao secretário de estado da Guerra, Manoel Gonçalves de Miranda, e outro às extintas Cortes, notificando seu desagrado pela revolução do Minho e Trás-os-Montes, chamando a estes portugueses de degenerados filhos da pátria. -- Anexo(s): 2 ofícios. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre requerimento do tenente do 1º Regimento de Cavalaria da Divisão de Voluntários Reais d'El Rei, Albino Pimenta de Aguiar Mourão, pedindo licença para retornar ao reino, por razões de doença. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre a diminuição da deserção dos militares, apesar de alguns oficiais portugueses demonstrarem que gostariam de qualquer forma permanecer no Brasil; do combate tido com o inimigo e que a postura dos militares da Divisão fora digna do nome português; que os acontecimentos políticos têm influido no comércio, fazendo com que os rendimentos da alfândega tornem-se diminutos não cobrindo as despesas; e remetendo as Ordens do Dia. -- Anexo(s): 49 ordens do dia, 4 ofícios, extrato de ofício, 5 proclamações. -- Observações: as ordens do dia, os ofícios e as proclamações estão impressas.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Conselho Militar de Montevidéu ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre a clareza que possuem quanto a necessidade de evacuar aquela província, sabendo que alguns oficiais irão ficar no Brasil, mesmo depois do embarque; da dificuldade financeira que estão passando; que as tropas inimigas apareceram de maneira hostil defronte o porto. -- Anexo(s): extrato de ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PASSAPORTE expedido pelo [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, autorizando o bergantim escuna Maria do Funchal, do mestre José Antônio Martins e Sousa e senhorio Francisco Lopes Guibarra, para viajar de Montevidéu a Gibraltar. -- Anexo(s): declaração. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (2ª via) do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda, sobre o envio do requerimento do oficial da secretaria do ajudante-general da Divisão de Voluntários d'El Rei, Joaquim Miguel Pereira, pedindo promoção para o cargo de oficial-maior da mesma secretaria. -- Anexo(s): lembrete, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela, sobre a retomada, pelo cabode esquadra Antônio Talala, da escuna D. Maria Teresa, do capitão-tenente Francisco de Assis Cabral, que havia aderido às forças do barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor]. -- Anexo(s): mapa, relação, 4 ordens do dia, informação, jornal. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Guerra], Manoel Gonçalves de Miranda sobre a situação em Montevidéu e a pressão exercida pelo barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], agora aliado ao Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria