Resumo: CARTA do bispo de Mariana, D. fr. Manuel da Cruz, para ... participando a execução da ordem régia de despedir o professor de Filosofia e substituí-lo por um novo. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaSudeste (Brasil)
35 Descrição arquivística resultados para Sudeste (Brasil)
Resumo: CARTA do bispo de Mariana, D. fr. Manuel da Cruz, para destinatário desconhecido, participando a execução da ordem régia de não permitir nenhum aluno a assistir aulas de Filosofia sem própria licença. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Luís José de Godóis Torres, bacharel em Medicina e Filosofia, tendo exercido a profissão nas Câmaras de Vila Rica e cidade de Mariana, solicitando o lugar de físico-mor da Capitania de Minas Gerais. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Manuel Joaquim Ribeiro, professor de Filosofia em Minas, solicitando licença para seguir viagem para Lisboa. -- Anexo(s): requerimentos, outros documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA (minuta) dando conta que sua Alteza Real permitia a Manuel Joaquim Ribeiro, professor de Filosofia, mudar a sua aula da cidade de Mariana para Vila Rica. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Manuel Joaquim Ribeiro, presbítero secular, professor de Filosofia em Minas Gerais, pedindo para servir de vigário da Igreja de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João Del Rei. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do pe. Manuel Joaquim Ribeiro, professor de Filosofia em Minas Gerais, solicitando ao Príncipe Regente D. João que lhe conceda o seu ordenado. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de João Gomes da Silveira Mendonça, alferes do Regimento de Cavalaria de Linha de Minas, solicitando permissão para permanecer no Reino a fim de poder cursar Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do Bispo de Mariana, [D. frei Cipriano], ao príncipe regente [D. João], expondo as dificuldades por que passava o seminário, solicitando permissão para dois professores régios de Filosofia e de Retórica darem lições no seminário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a regência oficial de D. João vai de 1799 a 1816, o documento refere o príncipe regente e a marca d’água é do período da regência. Possivelmente de 1804, ver carta sobre assunto similar em 1804, Dezembro, 28, Mariana -AHU-Minas Gerais, cx. 173, doc. 63 -AHU_CU_011, Cx. 173, D. 12928, nº de catálogo: 12497.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. Pedro II] solicitando que aos estudantes naturais desta praça que vão estudar na Universidade de Coimbra, seja dado um ano de equivalência, pela graduação em Filosofia e pelo tempo que têm de permanecer no Reino, à semelhança do que foi concedido aos de Pernambuco e Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio do Desterro], ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], remetendo um novo método para regular o estabelecimento dos Estudos Maiores, da Filosofia, para educação dos jovens daquele Bispado. -- Anexo(s): ofício (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do professor de Língua Grega João Marques Pinto e do professor de Retórica Manoel Inácio da Silva Alvarenga na cidade do Rio de Janeiro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, solicitando que ponha na presença real a carta que enviam sobre o estado lastimoso em que se encontram os estudos de Filosofia, Retórica e Língua Grega no Rio de Janeiro pela oposição dos clérigos e religiosos ao seu desenvolvimento; na qual pedem que ninguém se ordene sem provar ter estudado as referidas matérias nas escolas régias; que o mesmo se pratique com os que se aplicarem à Cirurgia ou assentarem praça de cadete; sugerem o estabelecimento de um colégio público num edifício junto a São Francisco de Paula, que os jesuítas estavam edificando para casa de estudos. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor de Grego, João Marques Pinto, e do professor de Retórica, Manoel Inácio da Silva Alvarenga, à rainha [D. Maria I], relembrando a lei de 1772 que restaurou no reino e nas colônias as escolas de Retórica, Filosofia e Língua Grega; relatando a escassez de alunos no Rio de Janeiro, a rivalidade entre ensino religioso e leigo; a campanha de difamação feita pelos eclesiásticos contra os professores e dos estudos de Humanidades. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando seu parecer sobre o requerimento dos professores da cidade do Rio de Janeiro, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva Alvarenga, denunciando as irregularidades existentes nos estudos de filosofia racional, retórica e teologia moral, e solicitando a tomada de providências a esse respeito. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a representação feita pelos professores de Retórica, Teologia, Filosofia e Língua Grega, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva, informando o estado em que os professores régios encontraram a freqüência e aproveitamento daqueles Estudos na capitania, referindo-se ao abandono a que foram deixadas essas matérias pelos eclesiásticos responsáveis até então pelo ensino das mesmas. -- Anexo(s): representação (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel em filosofia e médico Teodoro Ferreira de Aguiar ao príncipe regente [D. João], solicitando provisão para o lugar de cirurgião-mor do Rio de Janeiro com a graduação e soldo que tinha Idelfonso José da Costa e Abreu, e para o lugar de professor régio de cirurgia com o mesmo ordenado que recebem os demais professores de filosofia e retórica. -- Anexo(s): requerimento, atestados, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do deputado da Junta da Fazenda, chanceler Luís Beltrão de Gouveia de Almeida, ao [secretário de estado da Fazenda e presidente do Real Erário], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sugerindo o nome do bacharel em Filosofia Mariano José Pereira da Fonseca para vogal da Mesa de Inspeção, lugar que vagou pelo falecimento de Jerônimo Vieira de Abreu. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], D. Fernando José de Portugal [e Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], informando ter elogiado o chanceler da Relação [do Rio de Janeiro, Luís Beltrão Gouveia de Almeida] pelo seu desempenho; e ter expedido as ordens para a criação de uma aula régia de Desenho e Figura, sob a regência do artista Manoel Dias de Oliveira com o mesmo ordenado dos professores de Filosofia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo eleito do Rio de Janeiro, D. José [Caetano da Silva Coutinho], ao príncipe regente [D. João], recomendando para a vaga de tesoureiro-mor da catedral do Rio de Janeiro, a candidatura do presbítero secular daquele Bispado, padre Feliciano José Alves Ferreira, exercendo ainda as funções de professor de Filosofia Racional e Moral, e considerando a pessoa mais habilitada para o cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECRETO do príncipe regente D. João, nomeando para diretor do Laboratório Químico Prático no Rio de Janeiro, o bacharel Francisco Vieira Goulart, recebendo o mesmo vencimento como professor régio de filosofia na cidade de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria