Título completo (grafia original): Representação da Companhia S. Paulo e Rio de Janeiro contra o projecto de lei de garantia de juros, durante a construcção, para uma estrada de ferro de S. Luiz à Ubatuba; e resposta do Exmo. Governo da Provincia de S. Paulo. -- Título (grafia atual): Representação da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro contra o projeto de lei de garantia de juros, durante a construção, para uma estrada de ferro de São Luiz à Ubatuba; e resposta do Exmo. Governo da Província de São Paulo. -- Indicação de Responsabilidade: Criador(a): Companhia de Estradas de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro (EFSPRJ) [1875]. Protestante: Companhia de Estradas de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro [data não detrminada]. Protestado(a): São Paulo (estado). Presidência da Província [data não detrminada]; João Theodoro Xavier [Governador]. Publicador(a): Tipografia de G. Leuzinger & Filhos [1875]. -- Detalhe(s) de conteúdo: representação.
São Paulo (estado). Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)Rio de Janeiro (estado)
178 Descrição arquivística resultados para Rio de Janeiro (estado)
Resumo: REPRESENTAÇÃO dos moradores e povoadores do Rio das Caravelas ao rei [D. Afonso VI] sobre terem povoado e defendido a região à sua custa, e solicitando negros para poderem cultivar as suas fazendas ou uma quantia em dinheiro para os poder comprar, pagando-se posteriormente à Fazenda Real com o produto da venda de suas plantações de açúcar e pau-brasil, e se pague pela Fazenda Real o soldo e conceda a patente de vigário ao padre que os assiste na salvação de suas almas. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos religiosos da Província da Conceição do Rio de Janeiro e moradores no Convento de Santo Antônio ao rei [D. João V], solicitando que os frade brasileiros Miguel de São Francisco e Alberto de Espírito Santo, não sejam transferidos dos conventos em que se encontram, visto terem sido enviados para lá por causa dos distúrbios que causaram nesta província, juntamente com os freis Boaventura e Serafino de Santa Rosa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos deputados da Mesa dos Homens de Negócios da cidade do Porto ao rei [D. José], solicitando provisão para que o juiz da Alfândega do Rio de Janeiro, [Antônio Martins Brito], e seus oficiais se abstenham da cobrança do mimo e lotações dos navios de transporte das cargas dos comerciantes do Porto para o Rio de Janeiro, de acordo com a resolução de 27 de abril de 1728. -- Anexo(s): certidão, provisão (cópia) , sentença (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos senhores de engenho de aguardente de cana do Rio de Janeiro ao rei [D. José], solicitando a atribuição de privilégios idênticos aos concedidos aos senhores de engenho de açúcar daquela capitania, isentando-os da penhora de seus rendimentos, engenhos e fazendas. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos homens de Negócios do Rio de Janeiro ao rei [D. João V], solicitando que o ouvidor-geral do Rio de Janeiro, Manoel Amaro Pena de Mesquita Pinto, observasse a lei de eleição dos pelouros, admitindo aos suplicantes como eleitores ou como vereadores, a fim de poder concorrerem com os naturais da cidade e residentes nela. -- Anexo(s): carta, certidões, alvará (cópia) , provisão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos homens de negócio da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. João V], solicitando que se feche a Casa da Moeda de Minas Gerais pelos prejuízos que causa, mandando estabelecer mais casas de fundição em cada comarca da capitania de Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos soldados do Regimento de Moura, destacado no Rio de Janeiro, à rainha [D. Maria I], queixando-se dos abusos e dos prejuízos à Fazenda Real praticados pelos chefes dos Regimentos do Rio de Janeiro e pelo coronel do Regimento no tocante às compras de material e o desvio do dinheiro público. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos negociantes de Lisboa para o Rio de Janeiro à rainha [D. Maria I], solicitando provisão de dispensa na lei para interporem recurso das sentenças proferidas na Relação do Rio de Janeiro, na Junta da Casa de Suplicação ou da Mesa dos Feitos da Fazenda, referentes às tomadias de algumas peças e fazendas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos moradores da cidade do Rio de Janeiro à rainha [D. Maria I], queixando-se dos procedimentos dos religiosos beneditinos, que sendo proprietários de três engenhos de açúcar, olarias, currais de gado, escravos e muitas casas naquela cidade, praticavam a usura, não permitindo a medição de suas terras, comprando mais e mais propriedades através de terceiros, mesmo havendo ordens em contrário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da guarnição da nau infante D. Pedro e fragata Minerva à rainha [D. Maria I], solicitando aviso para que na Casa da Moeda [do Rio de Janeiro] se lhes pague pela responsabilidade de transportarem os cofres dos quintos reais e as remessas do negociantes e particulares. -- Anexo(s): requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais de patente da tropa paga e regimentada do Rio de Janeiro à rainha [D. Maria I], solicitando a mercê do socorro dado às viúvas e filhas dos oficias que tenham contribuído cada mês com um dia dos seus respectivos soldos como é concedido aos militares do Reino. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do provedor e mais mesários da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Caridade da freguesia da Candelária do Rio de Janeiro ao príncipe regente [D. João], solicitando mercê para não serem incluídos no edital e provimento que o juiz das capelas do Rio de Janeiro escreveu no livro próprio da irmandade, para que vendessem os poucos bens de raiz que não possuem licença régia para possuir. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do procurador e mais irmãos da Mesa da Imaculada Santa Cruz do Rio de Janeiro, ao príncipe regente [D. João], solicitando isenção da jurisdição do pároco nas freguesias fundadas tanto pela Igreja de Santa Cruz como pelas Irmandades de Santa Cruz dos Militares do Rio de Janeiro e de São Pedro Gonçalves. -- Anexo(s): instrumentos em pública forma, aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais inferiores e soldados da Brigada Real da Marinha em Lisboa, ao rei [D. João VI], solicitando serem beneficiados com a graça concedida a outros companheiros que estiveram presos em Argel, tal como os suplicantes nos anos de 1799 até 1812, com a mercê de passagem para a Corte do Rio de Janeiro e o pagamento dos soldos em atraso. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da Marinha ao rei [D. João VI], solicitando o indeferimento da promoção de 24 de junho do corrente, pelo qual promoveu todos os oficiais que acompanharam o retorno de sua majestade, chamando a atenção do Soberano Congresso Nacional acerca da irregularidade e exorbitância de semelhante promoção, argumentando que para tal promoção seja de terra ou mar é a antigüidade do posto. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficiais da corveta Voador, que se encontra prisioneira na barra do Rio de Janeiro, ao rei [D. João VI], solicitando intervenção do conde do Rio Maior [D. Antônio de Saldanha Oliveira Jusarte e Sousa], a fim de socorrer as suas famílias que ficaram em Portugal sem meios de subsistência. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do Capitão-mor do Rio de Janeiro Rodrigo do Miranda Enriques, em que pede insistentemente a remessa de soldados, armamento e munições para defesa da Capitania, por ter receio de um ataque dos holandeses. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÕES da Câmara do Rio de Janeiro e do Governador Duarte Corrêa Vasqueanes, nas quais pedem que sejam dadas fianças aos indivíduos presos a ordem do licenciado Francisco Pinto da Veiga. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos oficias do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, em que pedem lhes sejam enviadas gente de guerra, armas, munições e artilharia para a defesa da praça, no caso de um ataque dos holandeses, repelidos de Pernambuco. -- Anexo(s) de: n.º 470. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria