Resumo: OFÍCIO do reitor Principal Castro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho referente ao requerimento de Francisco Carneiro de Campos solicitando a cadeira de Filosofia Racional e Moral na Bahia. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaReitores
13 Descrição arquivística resultados para Reitores
Resumo: OFÍCIO de João António Salter de Mendonça ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo] sobre a homenagem da Nunciatura que deve ser prestada, pela Mesa Capitular da Bahia, ao Reitor de Sergipe. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do chanceler da Relação, Manuel António da Cunha Souto-Maior, participando que teve uma conferência com o arcebispo e reitor do Colégio da Companhia de Jesus, sobre o assunto a que se refere o documento seguinte. OFÍCIO de Diogo de Mendonça Corte Real, ao chanceler da Relação, participando que foi ordenado ao reitor do Colégio da Companhia de Jesus da Bahia, que tivesse um cofre para guardar diplomas que regulassem a forma de sucessão do governo, na falta do governador. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, ao Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre o início da diligência do desembargador Manuel Estêvão de Almeida Barberino, para averiguar os bens dos padres da Companhia de Jesus, dos colégios e casas administrados sem as licenças régias e sobre a posse dos títulos de propriedades que lhe foram passados pelos reitores do Colégio da Companhia da Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Anunciada e seminário de Nossa Senhora da Conceição. -- Anexo(s): 5 documentos, entre os quais, ofício (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) o 1º, do governador, conde de Azambuja, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o requerimento da Mesa da Misericórdia da Bahia, que solicitava a entrega de uma quantia da herança de António Dias de Jesus, que teria sido incluida no sequestro dos bens da Companhia de Jesus, o 2º, da Junta da Administração da Fazenda e Fisco Real, ao conde, governador, sobre esse mesmo assunto. CERTIDÕES (2) a 1ª, do escrivão da Junta da Administração da Fazenda, José Golarte da Silveira, expondo que não encontrou referência ao dinheiro pedido pela Mesa da Misericórida, nos autos de inventário e sequestro dos bens dos padres da Companhia de Jesus, a 2ª, das verbas do testamento de António Dias de Jesus, que declarou que tinha depositado dinheiro no Colégio da Companhia de Jesus, em nome do reitor, padre Simão Marques, e que tinha instituido a Santa Casa de Misericórida, sua testamenteira universal. REQUERIMENTO do provedor e irmãos da Santa Casa da Misericórdia, solicitando, como testamenteiros de António Dias de Jesus, a entrega de dinheiro. MANDADO do provedor da Misericórdia, Sebastião Borges de Barros, ao escrivão, ordenando que passasse uma certidão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do tesoureiro-geral e deputado da Junta da Fazenda Real da capitania de Pernambuco, João Coelho da Silva, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, Rodrigo de Sousa Coutinho], sobre suas divergências com o Bispo de Pernambuco e reitor do Seminário Episcopal, [D. José da Cunha Azeredo Coutinho], a respeito do recebimento dos ordenados para professores de cadeiras ainda não criadas. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador interino do Rio de Janeiro e Minas Gerais], José Antônio Freire de Andrade, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, remetendo alguma correspondência que manteve com o reitor do Colégio Jesuíta no Rio de Janeiro e com o [governador do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade], [a respeito da proibição da passagem e estabelecimento dos padres da Companhia em terras do sul]. -- Anexo(s): aviso (cópia) , ofícios (cópias) , relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [chanceler da Relação do Rio de Janeiro], João Soares Tavares, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, informando ter recebido os papéis que pertenceram ao falecido desembargador Inácio de Sousa Jacóme Coutinho, aos quais mandou juntar o decreto de 6 de Outubro de 1758, relativo aos autos de agravo do reitor do Colégio daquela cidade com os oficiais da Câmara de Cabo Frio, cuja sentença proferida a favor do referido reitor mandou revogar. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do chanceler da Relação do Rio de Janeiro, João Alberto de Castelo Branco, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], informando que na passagem para a Ilha de Santa Catarina, o desembargador José Mascarenhas Pacheco, lhe havia entregue uma correspondência dirigida ao governador do Rio de Janeiro, [Minas Gerais e São Paulo, conde de Bobadela, Gomes Freire de Andrade], determinando que os reitores dos Colégios do Rio de Janeiro, da Vila de Santos, de São Paulo e do Espírito Santo entregassem relações exatas dos bens pertencentes aos Colégios, bem como as licenças e faculdades régias concedidas; comentando que nem todos o fizeram, alegando que os seus papéis e títulos haviam sido já confiscados; referindo as medidas tomadas para proceder a uma averiguação minunciosa dos fatos, bem como das relações entre esses Colégios e as populações indígenas deles dependentes; solicitando instruções acerca da matéria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio do Desterro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, informando ter recebido um exemplar da Dedução Cronológica e Analítica, acompanhada da Lei régia de 28 de Agosto de 1767, pela qual se extinguiam todas as Confrarias, Associações e Comunicações dos privilégios da Companhia de Jesus; remetendo cartas entregues pelo reitor do Colégio do Rio de Janeiro no início do seu Bispado, e denunciando o comportamento desses religiosos naquela diocese pondo em causa a sua autoridade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do reitor Manoel Bernardo Ribeiro de Brito a Antônio Manoel de Melo e Castro Mendonça, informando o tipo de educação recebida por seu filho, Francisco de Melo, no Seminário Episcopal de São José na Corte do Rio de Janeiro, bem como das notícias recebidas do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde das Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro], a respeito do referido aluno e do seu comportamento. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo reformador e reitor da Universidade de Coimbra, D. Francisco [de Lemos], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde das Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro], sobre as diversas calúnias das quais tem sido vítima, e solicitando uma audiência para o portador do presente ofício, o arcediago e secretário do bispado, Vicente Pereira de Melo, possa apresentar todas as explicações necessárias para a defesa do referido Bispo contra as acusações de traição para com o Estado português. -- Anexo(s): ofícios. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do reitor do Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus, padre Vitoriano da Cunha, ao governador e capitão general da capitania de Goiás, conde de São Miguel, Álvaro José Xavier Botelho de Távora, felicitando-o pelo novo cargo e solicitando que fossem pagos os direitos para fazer frente ao transporte dos missionários que assistiam em Goiás. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria