Resumo: INFORMAÇÃO do [secretário de estado adjunto do Reino], José Seabra da Silva, sobre a nomeação de Francisco Soares de Bulhões para o ofício da Conferência e Intendência da Casa de Fundição de Vila Boa, capitania de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPortugal
1529 Descrição arquivística resultados para Portugal
Resumo: INFORMAÇÃO [da Secretaria do Conselho Ultramarino], informando que em 8 Abril de 1790 chegaram ao Conselho Ultramarino duas correspondências da Câmara de Vila Boa sobre o governador e capitão-general da capitania ter feito oposição à posse do alcaide; outra da Câmara e do intendente do Ouro da Casa de Fundição da dita vila, José Carlos Pereira, acerca do recebimento de propinas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do [Conselho Ultramarino] sobre o requerimento do dr. Manuel da Silva, morador em Vila Boa de Goiás, solicitando o ordenado de médico partidista dos soldados daquela praça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do [intendente e provedor da Fazenda Real de Goiás], Manuel Caetano Homem de Macedo, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, sobre as contas da Intendência e Provedoria da Fazenda Real de Goiás, remetidas ao dito Conselho . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre três ofícios do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela: o primeiro trata do deslocamento da Divisão dos Voluntários Reais d'El Rei de Montevidéu para a Bahia, em virtude dos últimos acontecimentos políticos no Brasil; o segundo, relata as medidas que tomara para resistir ao bloqueio do general barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor]; e o terceiro, participa a tomada que fizeram seis marinheiros e o pátrico Manoel Joaquim da Costa a uma lancha e da gratificação que fez a estes militares. -- Anexo(s): 3 ofícios, 5 ordens do dia. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre os dois ofícios remetidos pelo brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei, D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo; um dirigido ao secretário de estado da Guerra, Manoel Gonçalves de Miranda, e outro às extintas Cortes, notificando seu desagrado pela revolução do Minho e Trás-os-Montes, chamando a estes portugueses de degenerados filhos da pátria. -- Anexo(s): 2 ofícios. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre a prisão do dinamarquês Yens Olsen. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: em francês, sem autor e sem destinatário.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÕES sobre um ofício do vice-rei do estado do Brasil, D. Fernando José de Portugal e Castro, a fim de que fosse levado à presença real; e sobre a restituição dos terrenos conquistados aos espanhóis. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (cópia) sobre a possibilidade do general espanhol se comunicar com o governador antes do ataque, e que se a praça fizesse fogo antes repeliria imediatamente ao ataque. -- Anexo(s): informação. -- Observações: em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (minuta) sobre o avanço das tropas espanholas e portuguesas para as missões de São Borja e Santo Ângelo e reproduzindo parte de carta do Provincial do Paraguai, queixando-se e referindo que o [comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], marquês de Valdelírios, [D. Gaspar de Munive León Garabito Tello y Espinosa], estava persuadido que a resistência dos índios era devida à influência dos padres jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo Francisco da Cunha e Meneses (?) , expondo que Cristóvão Pinheiro da França foi preso no ano de 1773 e os seus bens seqüestrados por uma denúncia de uma mulher que disse ter-lhe entregado 10.000 cruzados pertencentes ao espólio dos Jesuítas. -- Anexo(s): 4 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do Conselho Ultramarino dizendo que, tendo o Rei, em 15 de Maio... mandado criar para a praça de Santos, duas companhias de Infantaria, de cinqüenta homens cada uma, se puseram editais para que todas as pessoas que as quisessem pretender apresentassem os seus papéis. E, que o fizeram, Pedro de Matos Coelho, Teodosio Gonçalves, Antônio de Oliveira Basto e Manuel Custódio Rebelo. Tem junto uma ijnformação do mesmo teor, mas, dizendo que apresentaram os seus papéis, Manuel Carvalho de Lucena, Fernando Pereira de Castro e Simão Afonso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO acerca das instituições dadas ao (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Bernardo (José Maria de) Lorena (e Silveira) que constam das cópias juntas. Contém: 1) OFÍCIO (cópia do) do (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) Martinho de Melo e Castro, para o governador e capitão general da capitania de São Paulo, Bernardo José (Maria) de Lorena (e Silveira) , no qual informa remeter o tratado Preliminar da Paz e de Limites, assinado em Madrid em 1777, a Carta Régia de 25 de Janeiro de 1779 escrita ao Vice Rei (do Estado do Brasil) , Luis Vasconcelos e Sousa e, a Instrução que a acompanhou com data de 27 de Janeiro sobre as demarcações dos domínios portugueses e espanhóis, uma carta do embaixador de Espanha em Portugal com data de 20 de Dezembro de 1781, sobre a mesmo assunto das demarcações e alguns parágrafos do ofício que o referido ministro escreveu ao Vice-Rei do Estado do Brasil, (Luis de Vasconcelos e Sousa) , com data de 4 de Março de 1782, também que o capitão engenheiro, João da Costa Ferreira, poderá ser necessário "na primeira Divizão, ou Partida das Demarcaçoens", de que se acha encarregado o Vice-Rei do Brasil (Luis de Vasconcelos e Sousa) e depois de concluído o trabalho desta Divisão, poderá incorporar-se "na segunda Divisão ou Partida da Repartição de São Paulo", de que tem a direção o referido governador. 2) OFÍCIO (cópia do) (ministro e secretário de Estado das Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , Martinho de Melo e Castro, para o governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Bernardo José (Maria) de Lorena (e Silveira) no qual informa remeter a cópia de um ofício que mandou ao Vice-Rei do Estado do Brasil, (Luís de Vasconcelos e Sousa) , em 5 de Janeiro de 1785, sobre a forma de evitar o contrabando e roubos, e os dois alvarás que o acompanharam a fim de executar o que neles se determina. -- Anexo(s): 2 ofícios (cópias). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (Parte de uma) na qual se diz que para a secretaria do Conselho Ultramarino estão sentenciados os autos de residência que o ouvidor-geral da capitania de São Paulo, Dr. João Rodrigues Campelo, tirou ao bacharel João Nobre Pereira, durante a tempo que servira de juiz de fora da Vila de Itu (Otú) , e dela consta ter este servido o dito cargo com muita satisfação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO de Manuel Antônio Velez Caldeira Castelo Branco, esclarecendo que, na Secretaria da junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, Vitorino José da Silva Rodovalho, declarara ser mestre da escuna Maria, pelo que assinara termo de juramento. São proprietários dessa embarcação, Tomé de Castro e Gertrudes Maria. -- Anexo(s): declaração, informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (secretário) da Junta Real do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que, na Secretaria da referida Junta, Bento José da Cunha Viana-procurador de Manuel Antônio, Alves de Brito-assinara termo de juramento, declarando ser proprietário do bergantim Feliz Destino. Da referida embarcação é comandante Joaquim da Silva Belém. Tendo apresentado o último passaporte, foi-lhe devolvido. -- Anexo(s): passaporte, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO de Manuel Antônio Velez Caldeira Castelo Branco, esclarecendo que, na Secretaria da junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, João Antônio de Almeida, declarara ter interesses no bergantim Triunfo da Inveja, juntamente com João Ribeiro da Cunha e Oliveira e Manuel Antônio Alves de Paiva, pelo que assinara termo de juramento. Da referida embarcação é comandante o 19 tenente honorário Antônio Joaquim. -- Anexo(s): passaporte. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (secretário) da Junta Real do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que Bento José da Cunha Viana, declarara que Cristóvão e Manuel Guerner, são os proprietários da galera Tentação que tem por mestre Manuel Gonçalves Maia. Das declarações prestadas, assinara termo de juramento na Secretaria da referida junta. -- Anexo(s): passaporte. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (Secretário) da junta Real de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que Joaquim Rodrigues assinara termo de juramento pelo qual declarara ser mestre do bergantim Fiança, de que é proprietário, Simão da Rocha Loureiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (Secretário da Junta Real do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que na Secretaria dessa Junta, Manuel Luís Estrela assinou termo, de Juramento, declarando ser mestre do bergantim-Oliveira-de que são proprietários, João da Silva e Oliveira e Domingos José Antônio Rebelo. -- Anexo(s): passaporte, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria