Resumo: PLANTAS (2) da nova Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, desenhadas pelo Cabo de Esquadra Antonio Gonçalves Loureiro. -- Anexo(s) de: n.º 18036. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPlanta
16 Descrição arquivística resultados para Planta
Resumo: PLANTA do local escolhido para a edificação do Hospício dos Padres Barbadinhos no Rio de Janeiro. (a) J. F. Alpodim. -- Anexo(s) de: n.º 10408. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTA do novo Hospício dos Padres Barbadinhos, no Rio de Janeiro, (a) José Fernandes Pinto Alpoim. -- Anexo(s) de: n.º 10408. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTA topográfica da Praça da Nova Colônia, com o seu novo desenho. Pelo Brigadeiro José da Silva Paes. -- Anexo(s) de: n.º 10360. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTAS (2) de uma projetada fortaleza na Laje, para defesa da Barra do Rio de Janeiro. Por Diogo da Silveira Velloso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTA da Laje e da Fortaleza que nela se projetava edificar. -- Anexo(s) de: n.º 3317. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTAS dos Fortes de Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador Manuel da Cunha Menezes ao marquês de Pombal, recomendando a iniciativa dos comerciantes da Bahia para a construção de um estaleiro de pedra. REPRESENTAÇÃO de comerciantes da Bahia solicitando licença para construirem um estaleiro de pedra, desde a cortina do Forte da Ribeira até as pedras que estavam de parte da Barra. PLANTA e prospecto da obra de um estaleiro de pedra que os comerciantes da Bahia queriam fazer. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: está na Coleção de Mapas e Plantas, número 215, Enc. XIV.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, ao [Martinho de Melo e Castro] sobre sua capitania. PLANTA da Vila de Alcobaça, capitania de Porto Seguro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: encontra-se na “Coleção Especial de Mapas e Plantas”, número 230, Enc. XIV.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, ao rei, relatando os progressos na sua capitania. RELAÇÃO do ouvidor de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, do que estava fazendo na sua capitania. PLANTA da Vila do Prado, capitania de Porto Seguro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: encontra-se na “Coleção de Mapas e Plantas”, número 231, Enc. XV. AUTOS DE CRIAÇÃO, medição e demarcação de Vila Viçosa, capitania de Porto Seguro.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor da Comarca de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, ao rei, sobre acontecimentos e progressos da sua capitania, no ano anterior. PLANTA da Vila de Portalegre, capitania de Porto Seguro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: encontra-se na “Coleção de Mapas e Plantas” número 232 Enc. XV. Ver mapa em AHU_ CART_005, D. 0984.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, ao rei, informando sobre essa Comarca, e a criação de Vila Viçosa. PLANTA de Vila Viçosa, capitania de Porto Seguro, fundada pelo ouvidor da Comarca, José Xavier Machado Monteiro, em 1768. LEIS municipais e provinciais para o governo de Vila Viçosa. PROVISÕES e instruções do ouvidor da Comarca de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, relativos à fundação de Vila Viçosa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Governo Interino ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre uma expedição armada para atacar e prender um grupo de negros, refugiados nas matas, que conheciam as estradas e a noite iam a cidade roubar. PLANTA do Quilombo do Buraco do Tatu para a Costa de Atapoã, que em 2 de setembro de 1763, foi atacado pelo capitão-mor da Conquista do Gentio, Joaquim da Costa Cardoso. OFÍCIO do desembargador Joaquim José de Andrade ao Governo Interino, informando que as multas, as quais tinham sido condenados os negros presos no Quilombo do Buraco do Tatu, já tinham sido cobradas. OFÍCIO do ouvidor geral do Crime, Ciriaco António de Moura Tavares, ao Governo Interino, remetendo uma certidão. CERTIDÃO das diligências judiciais procedidas contra os negros e seus auxiliares, do Quilombo do Buraco do Tatu. OFÍCIOS (extratos) dos governadores interinos da Bahia. OFÍCIO do Governo Interino ao ouvidor geral do Crime, ordenando que mandasse passar uma certidão. CERTIDÃO da sentença condenatória dos negros do Quilombo do Buraco do Tatu, e seus cúmplices. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTA topográfica e prospecto do acadêmico numerário da Academia Militar da Bahia, José António Caldas, observada e delineada pelo sargento-mor de infantaria, com exercício de engenheiro, lente da Academia Militar e comissário dos exames da Serra dos Montes Altos, Manuel Cardoso de Saldanha, dos lugares dessa serra, que foram examinados pelos comissários encarregados da exploração do salitre. PLANTA corográfica do acadêmico numerário da Academia Militar da Bahia, José António Caldas, observada e delineada pelo sargento-mor de infantaria, com exercício de engenheiro, lente da Academia Militar e comissário dos exames da Serra dos Montes Altos, Manuel Cardoso de Saldanha, da estrada que começa na Serra dos Montes Altos e acaba no Porto de São Félix. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ambas se encontram na coleção de mapas e plantas, a primeira, sob o número 223 – Enc. XIV, e a segunda, número 222 – Emm.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PLANTA da freguesia de Santo António do Urubu de Baixo do Rio de São Francisco, Arcebispado da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Está na coleção de mapas e plantas, número 220.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do intendente geral do ouro, Venceslau Pereira da Silva, ao Sebastião José de Carvalho, sobre as explorações de salitre de Manuel Dias Mascarenhas, remetendo amostras de pedras encontradas por Lourenço António Bragança e a planta de uma casa para a preparação de salitre. CARTA do fiel do Registro do Ouro do Rio das Contas, Lourenço António Bragança, ao Venceslau Pereira da Silva, participando a descoberta e enviando amostras de pedras que considerava valorosas. OFÍCIO do capitão engenheiro, Bernardo José Jordão, ao intendente geral do ouro, remetendo a planta da Fábrica de Refinação da Pólvora da Bahia, que seria aproveitada para a preparação do salitre que vinha do sertão. PLANTA, perfil e corte feitos pelo capitão engenheiro, Bernardo José Jordão, da casa que serviu de Fábrica de Refinação da Pólvora da Bahia e que seria projetada para a preparação do salitre que se explorava no sertão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria